Desde 2016, quando foi inaugurada, a pizzaria D’tália, de Cuiabá (MT), passou por mudanças significativas. Quem conta é o proprietário, Cláudio Luiz Machado, de 47 anos: “De lá para cá, adquirimos conhecimento, mudamos a nossa forma de trabalhar, inovamos no cardápio e no sistema de rodízio”.
DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES
Embora tenha sido planejado desde o início, o playground foi, sem dúvidas, uma das mudanças mais significativas da pizzaria. "No começo, o espaço não era atrativo e não atendia à nossa demanda. Com o tempo, conseguimos ampliar a pizzaria e também o playground, que hoje tem 270 m²", revela Cláudio.
O espaço kids da D'tália Pizzaria é praticamente um parque de diversões indoor: possui jogos eletrônicos, videogames, brinquedos gigantes, sala de desenho, piscina de bolinhas, minimercado, brincadeiras com bola, espaço baby e outras atrações que garantem a diversão das crianças, em um local fechado e climatizado, enquanto os responsáveis desfrutam de momentos descontraídos no salão.
"Nosso playground é destinado a crianças a partir de um ano de idade e possui alguns jogos que também são permitidos para adolescentes e adultos, em um espaço separado dos pequenos. Os menores precisam estar acompanhados dos pais, mas a partir dos dois anos de idade já conseguimos realizar o monitoramento", explica o proprietário. Nos dias de maior movimento, segundo ele, a equipe conta com dez monitores.
SEM RISCOS FINANCEIROS OU DE SEGURANÇA
A manutenção do espaço kids e o pagamento dos monitores influencia diretamente na gestão financeira da pizzaria, afinal, são despesas necessárias para o bom funcionamento do local.
Por isso, para que as crianças possam usar o playground, é preciso pagar uma taxa de 20 reais (valor de março de 2024). “Com o pagamento, a criança brinca à vontade, sem tempo de limite, por quantas horas quiser”, informa Cláudio.
Além disso, existe um cuidado extra por parte da casa, a fim de evitar problemas: todos os usuários são cadastrados antes de acessarem o espaço e recebem uma pulseira com o nome da criança, nome e telefone do responsável e número da mesa.
Somente as crianças previamente autorizadas podem sair sem o acompanhamento de um monitor, por questões de segurança, e todas podem voltar a qualquer momento, desde que estejam com a pulseira.
“O nosso playground é para crianças a partir de um ano de idade e tem alguns jogos que são permitidos até para adolescentes e adultos” - Cláudio Luiz Machado, proprietário da D’tália Pizzaria
Dica
Para criar um espaço destinado às crianças, é preciso avaliar o público-alvo e sua faixa etária, e ainda fazer um bom planejamento estrutural com o objetivo de garantir a segurança delas e a tranquilidade dos pais. Além disso, o local precisa estar sempre em boas condições de uso, limpo e sem avarias.
RESULTADOS REAIS
O proprietário da D’tália Pizzaria ressalta que criar um espaço kids capaz de atender à demanda sem superlotação ou filas, por exemplo, acabou se tornando o principal diferencial do estabelecimento.
“Depois da criação desse novo playground, percebo que as famílias permanecem mais tempo na pizzaria, o que aumentou o ticket médio. Também passamos a atrair novos clientes e fazer muitas comemorações de aniversário. Nosso espaço dá conforto para as crianças e tranquilidade para os pais, que ficam à vontade até a hora que quiserem, sem nenhum tipo de problema”, ressalta.
Como resultado, o faturamento do negócio aumentou em cerca de 30%.
Palavra da especialista
Segundo Elise Dreyer, especialista em Marketing Estratégico, investir em espaços que visam abranger diferentes públicos é uma forma de se destacar dos demais negócios.
Ao proporcionar momentos de convívio familiar e lazer tanto para adultos quanto para crianças, os estabelecimentos consolidam sua posição no mercado e fortalecem sua identidade de marca. Além disso, essa estratégia fideliza famílias que têm crianças.
“Criar um espaço kids é uma maneira eficiente de se diferenciar da concorrência, especialmente no ramo alimentício, em que há muitas e variadas opções. Essa estratégia permite que os clientes criem uma conexão especial com a marca e, ao longo do tempo, desenvolvam fidelidade por meio de momentos de diversão e tranquilidade tanto para os pais quanto para os pequenos. Considero uma ótima iniciativa!”, avalia a especialista.