Meu nome é Elizonete Damasceno Lisboa, mas todos me conhecem como Eliza. Tenho 39 anos, moro em Belém (PA), sou casada, mãe e empreendedora. Desde 2013, trabalhei como manicure e tive clientes fiéis, que me procuravam com frequência.
Porém, com a chegada da pandemia de Covid-19, ficou muito difícil trabalhar, afinal, o contato presencial não era permitido naquele momento.
Foi aí que, devido à necessidade de continuar ajudando no orçamento da família, decidi que precisava procurar outra fonte de renda. Em 2021, recebi o convite do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do meu bairro pra fazer um curso que era parte do “Programa Donas de Si”, desenvolvido pela Prefeitura de Belém.
O projeto foi criado para qualificar mulheres que, assim como eu, precisavam trabalhar no mercado formal ou como empreendedoras. Aceitei o convite e fiz o curso de processamento de frutas.
Fiquei apaixonada pelas técnicas e vi ali a chance de empreender com a venda de geleias artesanais. Foi assim que nasceu a minha empresa, a Geleias e Cia.
"Depois que comecei a empreender, minha vida está tomando outro caminho: o caminho do conhecimento. Hoje entendo que, para que tudo dê certo, temos que estar sempre aprendendo" - Elizonete Damasceno Lisboa
UM NEGÓCIO FAMILIAR E SATISFATÓRIO
Depois de terminar o curso de processamento de frutas, comecei a produzir minhas geleias em casa mesmo.
Fiz muitos testes até chegar às receitas ideais. E, aos poucos, fui me inserindo no mundo das feirinhas criativas itinerantes, que acontecem em repartições públicas, conferências, seminários e congressos pela cidade. Atualmente, eu também trabalho com encomendas e faço vendas on-line.
A Geleias e Cia é um empreendimento totalmente familiar. Quem me ajuda no dia a dia é meu esposo, Fábio, tanto na rotina de trabalho, para dar conta da produção, como também no transporte para os pontos de venda (eventos dos quais a Geleias e Cia participa expondo e vendendo várias delícias).
Além do retorno financeiro que estou tendo com o meu negócio, algo que me motiva muito é saber que deixo meus clientes satisfeitos com os produtos que eles levam para casa.
Costumo dizer que, depois que comecei a empreender, minha vida está tomando outro caminho: o caminho do conhecimento. Hoje entendo que, para que tudo dê certo, temos que estar sempre aprendendo. Assim, cada vez mais, podemos oferecer produtos de qualidade para os clientes.
Geleia de Cupuaçu com pimenta, produção da Geleias e Cia
No caminho certo
Sou cliente do Assaí Atacadista desde que a marca chegou a um bairro próximo ao meu. Na loja do Assaí aqui perto, eu encontro tudo de que preciso com um preço justo. E foi pelo WhatsApp da rede que eu fiquei sabendo do Prêmio Academia Assaí, isso me levou a fazer a inscrição.
Acabei conquistando o prêmio nacional na categoria Sustentabilidade, o que me mostrou que eu estou no caminho certo. Como empreendedora, entendo que todos nós precisamos estar conectados e unidos para ajudar na preservação do meio ambiente, evitando jogar lixo na natureza para evitar inúmeros problemas ambientais.
A premiação impactou meu negócio de geleias artesanais de forma positiva em todos os sentidos, desde as etapas iniciais. Cada aula aplicada por profissionais qualificados me ajudou muito a conhecer melhor e trabalhar de forma assertiva diante dos problemas que possam aparecer no empreendimento.
Desde essa conquista, tenho escutado de pessoas – principalmente de mulheres – que elas estão se inspirando em mim e criando coragem para lutar por seus objetivos. Isso comprova que tudo que eu vivi com a família do Assaí Atacadista, da Academia Assaí e do Instituto Assaí foi muito importante para o meu crescimento.
Não tenho ensino superior ainda, mas com tanta coisa boa acontecendo e a vontade de aprender, neste ano comecei mais uma conquista: estou cursando Gastronomia na Universidade da Amazônia (UNAMA) com bolsa integral, mais uma superação que veio graças ao meu destaque no empreendedorismo.
É assim que vou crescendo junto com o meu negócio!