Na primeira edição da revista Assaí Bons Negócios, há 10 anos, contamos a história do Katuxa Supermercado, que fica na cidade paranaense de Barbosa Ferraz. Naquela época, o proprietário, Marcelo Julho da Fonceca, contou que aos 15 anos de idade assumiu a padaria que pertencia ao pai.
Em 2014, a empresa já havia se transformado em supermercado e, de lá para cá, o empreendimento cresceu ainda mais.
“Nossa meta é desenvolver o setor administrativo para que a unidade atual se torne a matriz” - Marcelo Julho da Fonceca
NOVAS IDEIAS, NOVOS TEMPOS, NOVAS OPERAÇÕES
“Em 2016, novas ideias começaram a sair do papel. Fizemos o restaurante em nosso mezanino, localizado na parte interna do supermercado, realizamos também uma reforma na padaria, que ganhou um espaço totalmente novo, e construímos um estacionamento coberto. Assim seguimos em frente, sempre visando trazer para a nossa cidade inovação, conforto e qualidade”, revela o empresário.
Mas a evolução do negócio não parou por aí. Em 2018, mais uma reforma: “Conseguimos dobrar o tamanho da nossa área de venda, realizar a reforma completa das áreas externa e interna, ampliar nosso estoque e construir novas áreas para futuros investimentos. Hoje, o supermercado tem cerca de 4 mil m² de área total.
A MUDANÇA CONTINUA
De 2014 para cá, o negócio mudou bastante, tanto na parte estrutural como na forma de trabalhar. Marcelo parece não se dar por satisfeito, mesmo após tantas mudanças. Em 2024, a empresa iniciou a transferência do restaurante para a área externa, com o objetivo de atender melhor aos clientes. Em breve, o Katuxa terá uma área de refeições ainda maior, inovadora, climatizada e com acessibilidade.
E, segundo Marcelo, vem mais crescimento por aí: “Já temos planos futuros para a empresa, nossa meta é desenvolver o setor administrativo para que a unidade atual se torne a matriz. Assim, estaremos preparados para seguir o planejamento de abrir nossa primeira filial”.
Marcelo ao lado da esposa, Margarethe, e dos filhos, Gabriela e Marcelo Filho
DESDE SEMPRE, UM NEGÓCIO FAMILIAR
Ao lado da esposa, Cilene, o patriarca Antônio Marques da Fonceca, que faleceu em 2022, fundou a empresa no ano de 1970.
“Ele tinha vontade que déssemos sequência aos negócios. Hoje em dia, com muita saudade, temos eternizados em nossos corações o seu modo de agir, sua honestidade e força de vontade”, lembra o atual proprietário, que procura manter viva a tradição familiar do negócio.
Atualmente, a companheira, e os filhos, Marcelo Filho e Gabriela, também atuam no Katuxa. Junta, a família administra o negócio cuidando das compras, do financeiro, dos investimentos e do desenvolvimento da empresa. Segundo Marcelo, desde pequenos, os filhos demonstravam interesse em dar continuidade à história da empresa.
Por isso, fizeram faculdade de Administração. O mais velho fez também pós-graduação em Gestão de Pessoas. Orgulhoso, o pai destaca: “Com a união da nossa experiência e os estudos, as ideias e a energia deles, estamos cada vez mais unidos em nossa trajetória de crescimento”.
Números do negócio
Fundação: 1970
Área total: 4 mil m²
Funcionários: 60
Pessoas atendidas no supermercado: 950 por dia
Capacidade atual do restaurante: 80 pessoas sentadas