
Sobre o Assaí
O Assaí Atacadista é uma empresa brasileira de atacado de autosserviço (ou Cash&Carry), pertencente ao Grupo Casino. Trata-se da única empresa do segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sob o ticker ASAI3. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE).
O Assaí une preço baixo, variedade e qualidade para atender os pequenos e médios comerciantes e o cliente final.
Por loja, são comercializados mais de 8 mil itens, entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, linha automotiva, linha pet e eletroportáteis, além de embalagens e descartáveis. O cliente tem a opção de fazer sua compra pagando o preço de atacado (ao adquirir volumes maiores de um mesmo item, o que confere desconto ao valor final da compra) e varejo (quando compra pequenas quantidades).
Além de atender os clientes finais em busca de preço baixo e variedade, o Assaí é o ponto ideal para varejistas de alimentos (como restaurantes, pizzarias e lanchonetes), usuários finais (escolas, instituições religiosas, hospitais e hotéis) e varejistas convencionais (mercearias e supermercados locais). A Companhia comercializa seus produtos em lojas físicas, televendas (com retirada na loja) e por aplicativos parceiros de entregas (como a Cornershop by Uber).
Em 2017, o Assaí se tornou ser a maior marca do Grupo Casino mundialmente (em termos de receita bruta), sendo ainda uma das 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2021 pela Interbrand.
Assaí em números
218 lojas espalhadas pelo Brasil
8
centros de Distribuição
9
Escritórios Regionais
Presença em
24
estados
incluíndo Distrito Federal
30
milhões
de clientes
passam pelas lojas
todos os meses
+60 mil
colaboradores
2° maior varejista do Brasil

1974
A primeira loja do Assaí Atacadista nasce em São Paulo com foco no abastecimentodo pequeno transformador (pastelarias). O nome Assaí foi criado a partir da palavra japonesa ASAHI (pronúncia: assarí), que significa “sol nascente”.
1985
Assaí é reconhecido como maior revendedor de muçarela da região, sendo referência regional de atacado para os comerciantes.
2007
O GPA adquire 60% da companhia, um marco para a entrada no segmento atacado de autosserviço, que apresentava fortes sinais de crescimento no país.


2008
Expansão da companhia para as cidades de Fortaleza/CE e do Rio de Janeiro/RJ.
2010
Buscando estruturar e otimizar os processos, o Assaí inaugura seu primeiro Centro de Distribuição, em Osasco/SP.
2011
Modernização das lojas, criando um novo formato caracterizado pela maior quantidade de produtos e melhor ambiente (que inclui estacionamento coberto, Wi-Fi, ar-condicionado e iluminação natural na loja).

2011
O Assaí passa a ser uma subsidiária integral do GPA.
2014
Comemoração de 40 anos no segmento, com o lançamento da Revista Assaí Bons Negócios e a marca Chef, uma linha de produtos para restaurantes, lanchonetes, food trucks e consumidores finais.


2015
Lançamento do aplicativo Assaí.
Lançamento da marca exclusiva Econobom, com foco em itens de bazar, higiene e limpeza.
2017
Assaí inaugura número recorde de lojas, com 20 aberturas, através de um assertivo programa de conversões e inaugurações orgânicas, chegando a um total de 126 unidades.

2017
Lançamento do cartão Passaí.
2019
O Assaí atinge marca superior a R$ 30 bilhões de faturamento. Nesse mesmo ano, a Companhia lança a “Nossa Cultura Ser Assaí é Assim”, com todos os valores e comportamentos que representam a sua cultura organizacional.
2021
Concluído o processo de cisão entre Assaí e GPA. Cada companhia passa a operar de forma independente com reporte direto ao Grupo Casino.
Assaí inicia negociação de suas ações na B3 (São Paulo) com o ticker ASAI3; e na Nyse (Nova York) com a sigla ASAI.

2021
Anunciada a compra de 71 lojas Extra Hiper, que serão convertidas em Assaí, através de uma transação no valor de R$ 5,2 bilhões.
Diversidade
O Assaí atua em defesa da diversidade com ações e programas de apoio à valorização da Nossa Gente.
Academia Assaí
Incentivo aos empreendedores de alimentos por meio de um portal completo com notícias, cursos online e oportunidades junto a grandes parceiros. Conheça!
Expansão e Regionalização
Todo processo de expansão do Assaí é liderado por um time experiente que está à frente dos negócios da companhia e analisa criteriosamente os pontos de abertura de lojas. Todo o processo é conduzido da forma mais assertiva possível, resultado no sucesso das inaugurações. Com isso, nos últimos cinco anos, o Assaí vem abrindo em média 18 novas lojas por ano.
Além disso, com estratégia nacional, o modelo de negócio do Assaí é, também, pensado regionalmente, desde o mix de produtos como a estratégia de comunicação. Com isso, a companhia segue com cautela, olhando para as realidades e especificidades locais e o que faz mais sentido naquela região.
ESG
Com um sólido programa em iniciativas de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), o Assaí é referência no setor em diferentes programas para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva.
Nossa Gente
Atualmente, o Assaí é uma das maiores empresas empregadoras do segmento privado no Brasil, com mais de 60 mil colaboradores. A cada inauguração de novas unidades, cerca de 500 novos empregos diretos e indiretos são gerados. Com a cultura organizacional como um dos pilares de sucesso da companhia, o Assaí acredita que o crescimento da empresa precisa significar também o crescimento de seus colaboradores. Por isso, conta com um importante programa de carreira, privilegiando as movimentações internas, dando oportunidade de crescimento e estimulando o sentimento de pertencimento entre os colaboradores.
Incentivo ao esporte
O esporte faz parte do dia a dia dos Brasileiros, é uma identidade nacional que nos aproxima, nos conecta e está diretamente ligado aos valores do Assaí Atacadista:
• Campeonato Brasileiro – Brasileirão Assaí;
• Copa do Nordeste 2022;
• Campeonato Paulista 2022;
• 26ª Maratona Internacional de São Paulo;
• 24ª Meia Maratona do Rio de Janeiro;
• Vôlei Futuro Araçatuba;
• Campeonato Paulista Feminino.
Serviços Financeiros
O Assaí facilita na hora de pagar as suas compras e oferece opções de cartão-presente, cartão cesta-básica e também o Cartão Passaí Itaucard com diversas vantagens.
Veja mais sobre todos os produtos!
PassaíCartões Presente
Cartão Cesta Básica
Recargas Celular e TV
Ações Sociais e Doações
Ajudando quem precisa e fazendo o bem com quem acredita. O Assaí está engajado em diversas ações sociais e participa de campanhas de doação o ano todo junto a nossas instituições parceiras.
Ações SociaisQuem compra no Assaí
Nossos clientes são pequenos e médios empreendedores, empresas que buscam por parcerias duradouras ou clientes finais que procuram por variedade e economia nas compras por atacado ou unidade.
No Assaí Atacadista, os clientes encontram o melhor preço para revender os seus produtos ou para abastecer a sua casa.

Empreendedores
Dogueiros, food service, lanchonetes, pasteleiros, restaurantes, bombonieres, cantinas, mercearias, minimercados e padarias.

Empresas
Academias, clubes esportivos, condomínios, escolas, instituições religiosas, hotéis e microempreendedores.

Cliente Final
Consumidores que buscam economia nas compras diárias em grandes volumes ou a preço de varejo.