Quem usa as redes sociais certamente já se deparou com o Linktree no perfil de empresas, profissionais liberais, celebridades e influenciadores.
Trata-se de uma plataforma criada para reunir diversos links em apenas um, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de informações relevantes no Instagram, no Facebook, no TikTok, no WhatsApp e em outras redes.
O Linktree funciona como uma espécie de página personalizada, na qual é possível inserir sites, cardápios, aplicativos de delivery, contatos, reportagens, vendas de ingressos e o que mais o empreendedor quiser e julgar interessante para a estratégia de marketing do seu negócio.
É GRATUITO?
Atualmente, o Linktree oferece quatro planos diferentes: Gratuito, Starter, Pro e Premium. Em todos, é possível inserir quantos links quiser, a diferença está nas funcionalidades e nas vantagens de cada modalidade.
Os planos pagos variam de R$ 15 a R$ 85 por mês e, à medida que o usuário assina um pacote mais caro, tem mais recursos à disposição.
No entanto, a versão gratuita é suficiente para a maioria das empresas. Além de aceitar a inclusão de links ilimitados, a ferramenta emite relatórios de estatísticas com o total de visualizações, permite customizações simples, gera QR Codes e possibilita vendas com pagamento direto.
Ou seja: as funcionalidades básicas estão disponíveis na versão sem custo e são bastante úteis.
COMO CRIAR UMA CONTA GRÁTIS?
O primeiro passo para criar uma conta de Linktree gratuita é acessar o site linktr.ee, clicar em Sign Up Free e fazer um registro a partir de um endereço de e-mail válido, criando um nome de usuário e uma senha.
Depois, será necessário informar outros dados, como nome e sobrenome e categoria da empresa e, por fim, selecionar a opção de plano gratuito (FREE).
IMPORTANTE: Escolha o nome de usuário com cuidado, afinal, ele será mostrado na página da empresa.
Depois, é hora de personalizar a página, definir o domínio, dar um nome e incluir um avatar (ou logotipo). Pronto! Agora, basta inserir os links desejados no Linktree. Mas é importante não exagerar: priorize o que for mais importante e inclua apenas o que fizer mais sentido, assim, o Linktree não fica com uma aparência poluída.
Para inserir links, é preciso clicar em Add new link e incluir o endereço desejado, que pode ser encontrado na barra do navegador das redes sociais e dos sites.
Os links que forem incluídos ali serão vistos como botões em formato de lista e, para mudar a ordem, basta arrastá-los para cima ou para baixo clicando nos três pontinhos localizados no lado esquerdo.
DICA: Inclua as redes sociais em que a empresa está ativa, o WhatsApp de atendimento, o canal do YouTube (se tiver) e mais um ou dois conteúdos, como artigos
e cardápios, por exemplo.
O LINKTREE PASSO A PASSO
O Linktree gera um link, que pode ser compartilhado em diferentes canais.
No Instagram, por exemplo, vá em “Editar Perfil”, clique em “Adicionar Link” e inclua o Linktree.
No Facebook, funciona de forma parecida: basta adicionar o Linktree em “Informações de Contato”. Ao clicar ali, o cliente terá acesso a todos os links adicionados.
O Linktree pode ser incluído no perfil profissional do WhatsApp.
Link direto para o WhatsApp
Uma funcionalidade do WhatsApp que pode ser útil adicionar ao Linktree da empresa é o recurso de conversa com um clique. Ao clicar, o cliente é direcionado automaticamente para uma conversa dentro do app.
Para criar, insira o número do telefone completo em formato internacional (código do país + código da cidade + número) sem traços ou pontos.
Exemplo: https://wa.me/55XXXXXXXXXXX (onde XXXXXXXXXXX é o número do DDD e do telefone, respectivamente).
Depois, basta inserir o endereço no Linktree com um título que funcione como uma chamada para ação, por exemplo: “Fale Conosco” ou “WhatsApp” ou, ainda, “Entre em contato”.