Se por um lado há quem prefira os bolos simples, sem recheio ou cobertura, por outro, existem pessoas que não dispensam uma versão bem molhadinha. Para quem faz parte do segundo grupo, uma receita que viralizou nas redes sociais é um verdadeiro deleite: o bolo alagado.
A delícia, feita dentro de um recipiente com bordas altas e encharcada por uma calda (ou mais), tem potencial para fazer muito sucesso em eventos, como festas de aniversário e outras comemorações.
ORIGENS E VERSÕES
No Brasil, a receita leva o nome de bolo alagado ou afogado, mas a verdade é que a versão nacional é inspirada na torta tres leches, muito consumida em outros países da América Latina, como México, Cuba, Peru, Argentina e Venezuela.
Por aqui, registros dão conta de que a Nestlé, por volta dos anos 1940, teria sido responsável por popularizar a receita, que vinha impressa nas suas latas de leite condensado.
O fato é que, apesar de já ser conhecido, o bolo alagado virou febre depois de ganhar as redes sociais com diferentes versões.
Sabores variados, com ou sem chantilly e frutas, com base de pão de ló ou de bolo comum, quatro leites, de pote, sem farinha de trigo e vegano: a criatividade da confeitaria é capaz de variar o sabor do bolo alagado para agradar aos mais diferentes públicos.
MONTAGEM - HORA DE ALAGAR!
A montagem do bolo alagado é uma das etapas da receita que mais chamam a atenção. Em primeiro lugar porque, geralmente, o bolo é montado dentro da tampa de uma embalagem plástica. Acontece que o recipiente tem bordas altas, o que impede a cobertura de vazar – por isso a preferência.
Além disso, a quantidade de calda que alaga o bolo é impressionante. Mas isso é necessário para que ele fique bem molhadinho, como deve ser.
Outro ponto em relação à montagem que faz toda a diferença é que o bolo deve descansar por 24 horas antes de ser servido. Dessa forma, a massa absorve bem a cobertura – um diferencial para dar sabor e umidade à receita.
MASSA IDEAL
Já que o bolo alagado pede muita cobertura, uma dica é preparar a receita com a clássica e versátil massa de pão de ló.
Simples, ela é feita basicamente de ovos, farinha, açúcar, fermento e água e, por não levar gordura na composição (nem manteiga, nem óleo), tem uma textura esponjosa – perfeita para absorver bastante cobertura.
Além disso, a neutralidade do sabor faz com que a massa não oculte a cobertura, que é a verdadeira estrela do bolo alagado. O pão de ló tem ainda outra vantagem: é muito fácil de fazer.
Mas, apesar das vantagens, essa massa não é uma regra para o bolo alagado, até porque existem muitas combinações deliciosas com outros tipos de massa.
Da Venezuela para o Brasil
O bolo alagado viralizou na internet e acabou ganhando diferentes versões, mas a confeiteira venezuelana Nelarys Lanz, que vive em Curitiba (PR), foi a pioneira da receita por aqui.
“Outro confeiteiro, famoso no TikTok, falou do meu bolo e aquilo virou uma loucura. Muita gente começou a perguntar e fazer, dando o nome de bolo alagado. Acabei abrindo um curso on-line e já ensinei mais de 150 alunos a fazer o autêntico tres leches”, conta Nela, como é conhecida.
A confeiteira ressalta que é importante se capacitar e se dedicar para fazer sucesso no setor de alimentação: “Sou confeiteira profissional, mas também aprendi muito aqui no Brasil. Desde que cheguei, em 2018, trabalho na rua, sempre confiando no que eu sei fazer, e continuo trabalhando muito”.
Nela é cliente Assaí desde que reside na capital paranaense.
Saiba mais:
RECEITA
Bolo alagado três leites
Ingredientes
Massa de pão de ló
✓ 4 ovos
✓ 1 xícara (chá) de água morna
✓ 2 xícaras (chá) de açúcar
✓ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
✓ 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
✓ 1 lata de leite condensado
✓ A mesma medida de creme de leite fresco
✓ A mesma medida de leite
Modo de preparo
Separe as claras e as gemas. Bata as claras na batedeira até obter o ponto de neve e reserve. Depois, bata as gemas com a água morna até espumar. Acrescente o açúcar e bata até incorporar.
Adicione a farinha de trigo e mexa com a ajuda de uma espátula antes de acrescentar o fermento. Misture delicadamente. Junte as claras em neve e mexa com delicadeza para não perder a textura.
Asse em uma fôrma untada e enfarinhada por três minutos em forno preaquecido a 180 °C.
Montagem
Em um recipiente, misture bem os ingredientes da calda até obter um líquido homogêneo. Depois que a massa esfriar, acondicione em um recipiente com bordas altas (pode ser a tampa da embalagem plástica usada para bolos) e faça furinhos com a ajuda de um garfo. Jogue toda a calda por cima e leve à geladeira por, pelo menos, 24 horas. Depois, retire da geladeira e decore com chantil, frutas ou coco ralado.