REGISTRO
O especialista em gestão de negócios, economista e CEO do Grupo BCBF, Rica Mello, ressalta que a história da empresa deve ser registrada desde o início.
“É interessante, se possível, fazer esse registro até mesmo antes de a empresa ter nascido. As pessoas adoram ver 'o antes e o depois', saber que aquela ideia, aquela semente germinou e virou uma coisa bacana, não importa se é um arbusto ou uma árvore gigantesca”, completa.
CONSULTAR, CONVERSAR, COMPREENDER E VALORIZAR
Existe um jeito certo de registrar a trajetória de uma empresa?
A resposta é: NÃO!
Redes sociais, livros, vídeos, áudios, blogs, planilhas, slides – qualquer forma de registro é válida, desde que conte a história do negócio. O especialista explica:
“O importante é ter uma narrativa muito clara e que mostre a singularidade da empresa e os valores que foram construídos ao longo do tempo. Além disso, a história tem que ser atualizada, porque ela não termina neste ano, os marcos continuam acontecendo.”
COMO ACESSAR AS INFORMAÇÕES PARA REGISTRAR A HISTÓRIA DA EMPRESA
- CONSULTANDO documentos, imagens, números, ou seja, informações que não estão claras na memória, mas que são essenciais para a trajetória do negócio.
- COMPREENDENDO que tipos de eventos (internos e externos) influenciaram na construção do negócio. Por exemplo: que adaptações a pandemia exigiu que se fizessem na forma de vender.
- CONVERSANDO com pessoas que, de alguma maneira, estão conectadas à empresa desde o começo, como um funcionário antigo ou alguém que ajudou a idealizar o negócio.
- VALORIZANDO cada momento, acontecimento, obstáculo, aprendizado e cada vitória, porque tudo isso influenciou diretamente no resultado que se tem hoje, no que a empresa se tornou com o passar do tempo.
Você não precisa ter uma história extraordinária para contar
Histórias simples também devem ser contadas, afinal, não são somente as grandes empresas que têm trajetórias de sucesso.
O negócio pode ser pequeno, mas certamente ele foi pensado e planejado e, em muitos casos, surgiu a partir de momentos difíceis, como uma alternativa para o empreendedor ter uma fonte de renda.
A história da empresa não precisa ser extraordinária, comovente, ela só precisa ser verdadeira. “Como éramos antes, como somos hoje, o que fizemos para chegar até aqui...
Essas histórias inspiram e, quando vemos o crescimento do outro, nos sentimos confiantes a evoluir também. Afinal, aquela empresa acreditou no potencial que tinha e olha o que aconteceu com ela”, reflete Rica.
Você não precisa contratar um profissional para contar a história da empresa
“Apesar de existirem profissionais que trabalham com isso, que contam histórias com o objetivo de valorizar o negócio, os próprios donos podem fazer. O importante é que se tenha alguém responsável por coletar essas informações e pensar na narrativa. Inclusive, essa é uma ótima reflexão cultural a respeito da empresa e que depois pode ser utilizada para trazer uma cultura mais viva para o negócio”, avalia o profissional.
Portanto, mais uma vez, a dica é iniciar o registro o quanto antes.
Lembre-se: o futuro se constrói desde o passado.