DA CULINÁRIA PARA O SOCIAL
Já fiz muitos cursos na área, mas em 2012 que me formei em técnicas gastronômicas e comecei também a dar aulas em projetos sociais. Minha vida sempre permeou por esses dois eixos, o social e a culinária.
Durante a semana fazia meus eventos, quando eu tinha um buffet e organizava festas completas, com entradas, refeição principal, sobremesas e bebidas, e no fim de semana dava aulas.
Sempre fui empreendedor social, um orientador, e conseguia trabalho para os meninos na área. Hoje tenho pelo menos 20 amigos dessa época. Em 2018, conheci o "churrasco texano" e fiquei impressionado. Aprendi muito sobre o estilo, fiz cursos, e estava boquiaberto, porque era em poucos lugares que se achava aquela comida.
DE CABEÇA NO CHURRASCO
Comecei a estudar sobre o churrasco texano para reproduzir na minha região. Participei de vários festivais de churrasco e aprimorava as técnicas, que envolviam desde o domínio do fogo, a escolha da boa proteína, a procura por bons fornecedores etc. Aí conseguimos alugar um ponto em um centro comercial do bairro “na boca do gol”, isso em 2020.
Porém, veio a pandemia e essa atividade ficou parada, mas como eu sempre participei de projetos sociais e fui voluntário na Cracolândia entregando marmitas, minha vida mudou novamente e participei de um processo para fazer marmitex e entregar para os moradores de rua.
Fazia e entregava 80 marmitas todos os dias por três meses. Em seguida, fazíamos 200 por dia por mais alguns meses.
A pandemia foi diminuindo um pouco e esse processo acabou, mas sou muito grato por poder realizar tudo isso, mesmo sendo um trabalho, eu estava perto de pessoas que precisavam muito
DO CÉU AO INFERNO
Em julho de 2022, aluguei o espaço novamente e no mês seguinte começou a reforma. Já em outubro estava operando com o Dorivas BBQ, com hambúrgueres, entradas, salgados e carnes por quilo para viagem. No começo iam os amigos, os conhecidos, os amigos dos amigos e o negócio foi ficando conhecido e ia bem.
Porém, na madrugada do dia 12 para 13 de outubro, o estabelecimento pegou fogo e perdemos tudo. Fiquei de luto um dia e em seguida começou uma mobilização: ganhamos caçamba, uns amigos fizeram um vídeo com a situação pedindo ajuda e em cinco dias conseguimos R$ 15 mil de doações do Brasil inteiro.
Em 60 dias reconstruímos e reerguemos o estabelecimento, que atendia até 150 pessoas.
SEM OLHAR PARA TRÁS
Em dezembro, ainda de 2022, reinauguramos, com a finalização do básico para podermos operar. Estamos trabalhando muito, dando o nosso melhor, e posso dizer que o voo está estabilizado.
Mas os contratempos ainda continuam. Já tivemos três episódios de furtos no local, com prejuízos de maquinário, produtos, dentre outros. Mas desistir não faz parte do nosso vocabulário, e sempre quando as coisas aconteciam tivemos paz para poder enfrentar tudo de forma resiliente.
Hoje o Dorivas BBQ está bem protegido, com todos os tipos de equipamentos de segurança, com muitos clientes e crescendo a cada dia. Meu modo de demonstrar afeto e gratidão a tudo que passei é cozinhando para as pessoas.
Hamburgueria Dorivas BBQ
Saiba mais
@dorivasbbqsp
Você na Revista Assaí
É dono de um negócio e tem uma história de sucesso no seu empreendimento?
Acesse assai.com.br/contesuahistoria, preencha as informações e você poderá aparecer aqui na revista!