CURIOSIDADES
Comida Kosher – É aquela que segue as regras estabelecidas pela Torá, o livro sagrado da religião judaica. Dentre as medidas mais conhecidas, estão: não misturar carne com leite e não consumir carne de porco. A carne, por exemplo, deve vir de animais que foram abatidos sem sofrimento.
Tecnologia – O país é referência em tecnologia da informação e abriga diversas deeptechs, startups que desenvolvem tecnologia de ponta. Empresas famosas, como Waze (o aplicativo de GPS) e Wix (plataforma de desenvolvimento de sites), saíram de lá.
Diversidade – A maior parte da população israelense foi formada por migrantes judeus vindos de diversas partes do planeta, mas há quem já ocupasse a região. Os idiomas oficiais são o hebraico e o árabe; e, apesar do predomínio da religião judaica, há praticantes do islamismo e do cristianismo.
Celebridades de Hollywood – A atual intérprete da Mulher-Maravilha nos cinemas, Gal Gadot, é israelense. Assim como a também famosa atriz Natalie Portman.
Agricultura – Em território seco e com clima desértico, o país impressiona pelos sistemas de irrigação, que garantem grandes áreas cultivadas.
Turismo Religioso
Terra Santa, querida e importante para as três religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), tem no turismo uma de suas maiores receitas.
RIQUEZA GASTRONÔMICA
Com tanta mistura cultural, étnica e religiosa na região, já era de se esperar que a gastronomia fosse rica. A culinária israelense se assemelha muito à cozinha árabe, que aqui no Brasil a gente conhece bem.
Veja algumas delícias:
Babaganush: a pasta feita à base de berinjela, legume muito encontrado na região mediterrânea.
Homus: é a pasta de grão-de-bico temperada com azeite, limão, sal e alho.
Falafel: bolinho frito de pasta de grão-de--bico temperado com salsinha e outras Especiarias.
Pão Pita: parece o pão sírio, bem conhecido aqui no Brasil. Mas é um pouco mais grosso, macio e úmido, bom para ser recheado com saladas, bolinhos de falafel ou carne.
Saladinha israelense: um dos principais acompanhamentos e aparece em quase todas as refeições, desde o café da manhã até no sanduíche da rua. Parece nosso vinagrete. Combina pepino, tomate, cebola, salsa e limão, às vezes picles, azeitonas e ervas, como coentro.
Sabich: pão pita recheado com fatias de berinjela frita e pedaços de ovo cozido turbinado com o que tiver de molhos, legumes, conservas.
Shawarma: muito compartilhado com as cozinhas árabe, turca e grega, esse substancioso sanduíche de pão pita com lâminas de carne (carneiro ou frango) vem com salada, tahine (pasta de gergelim), homus e outros recheios. Em muitos lugares do mundo é chamado de kebab.
Suco de romã: a fruta comum no Oriente Médio tem fama de símbolo de prosperidade e todo seu sabor é aproveitado quando espremida para virar suco.
Rugelach: espécie de pão doce enrolado e recheado com chocolate. Bastante servido em festas.
Shakshuka*
Esta mistura é uma das delícias mais emblemáticas de Israel. Conta-se que foi trazida por imigrantes judeus vindos do norte da África, da Península Arábica, da Espanha e da Itália – enfim, de diversas origens – e se popularizou por causa do baixo custo dos ingredientes e da facilidade de preparar.
Confira a receita:
INGREDIENTES
✓ 4 ovos
✓ 4 tomates grandes e maduros, picados em pedaços de 2 cm a 3 cm
✓ 1 cebola grande picada
✓ 1 pimentão vermelho picado (se não tiver, pode usar o verde)
✓ 3 dentes de alho amassados
✓ 1/2 copo de salsa picada (opcional)
✓ Sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma frigideira, frite a cebola até ela começar a ficar transparente. Adicione o pimentão na frigideira e continue fritando por mais cinco minutos. Coloque o alho e mexa até ficar na cor marrom.
Acrescente os tomates, mexa bem e mantenha em alta temperatura até borbulhar. Salpique os temperos e a salsa. Baixe o fogo e deixe esse molho por 20 minutos com a frigideira tampada até obter uma textura mais homogênea.
Abra espaços no molho para colocar os ovos dentro. Coloque cada ovo dentro dos buracos até que fiquem cozidos. Tire do fogo e coma com pão branco.
* O desenvolvedor de aplicativos Shlomi Asaf nasceu em Israel e participou da primeira temporada (2014) do MasterChef Brasil, da Band. Ele é autor do blog Sabores de Israel e nos forneceu a receita de uma versão do Shakshuka.