TIPOS DE COMIDINHAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS
ALIMENTOS FRESCOS - Ainda que sejam frescos e in natura, alimentos como frutas e legumes podem ser comercializados prontos para o consumo dos pequenos, desde a introdução alimentar. Exemplo: frutas picadas sem açúcar e legumes picados sem sal.
OCASIÕES ESPECIAIS - Esse tipo de marmitinha pode ser pensado para ocasiões como festinhas de aniversário e batizados, por exemplo. Pensada por um nutricionista, a opção tem o objetivo de comercializar produtos festivos com os cuidados que a alimentação infantil exige.
ULTRACONGELADOS - Os alimentos ultracongelados têm uma série de vantagens e, por isso, são a opção mais comum no mercado de alimentação infantil. No processo de ultracongelamento, os nutrientes, os sabores e as texturas são conservados e os alimentos duram por mais tempo.
*Importante ressaltar que, no caso das duas primeiras opções, a dica é que o comércio seja regionalizado, já que fatores como tempo, armazenamento e transporte precisam de uma atenção especial a fim de garantir a qualidade das comidinhas.
CUIDADOS ESPECIAIS (atenção às normas e leis):
A alimentação infantil exige atenção porque é essencial garantir os nutrientes necessários para um crescimento saudável.
Variar os sabores e as cores, as texturas e os grupos alimentares é um cuidado importante e, por isso, a dica é contar com a ajuda de profissionais de saúde. O nutricionista infantil é o profissional mais indicado para desenvolver um cardápio específico para os pequenos.
Existem normas que devem ser seguidas. “Quando se trata de alimentação infantil, é necessário atender a requerimentos específicos da Anvisa, que emite uma certificação própria", explica Adrianne Elias, CEO da Gourmetzinho.
Além disso, existe uma lei (11.265/2006) que regulamenta a comercialização de alimentos para crianças na primeira infância quanto aos produtos, à publicidade e à rotulagem.
DA PAPINHA SEM SAL À SOBREMESA
A dificuldade de um chef de cozinha para encontrar alimentos saudáveis para o filho transformou-se em negócio e, desde 2014, a Gourmetzinho fornece marmitinhas ultracongeladas para bebês e crianças, com opções saudáveis e saborosas desde a introdução alimentar.
Na primeira fase (DOS 6 AOS 9 MESES), os alimentos têm consistência de purê e não levam sal.
Na segunda fase (DOS 9 AOS 12 MESES), as marmitinhas já contam com pedacinhos irregulares de alimentos para estimular a mastigação.
A PARTIR DE UM ANO, o cardápio tem alimentos sólidos e combinações como peito de frango com creme de milho e arroz com feijoadinha.
A marca conta ainda com uma linha para os MAIORES DE TRÊS ANOS, que oferece refeições mais complexas, como ravióli de muçarela à bolonhesa.
- Existem também as sobremesas feitas com frutas SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR.
Estrutura e investimento
Considerando as diferenças entre as formas possíveis de comercializar comidinhas para bebês e crianças, a mais segura é a do alimento ultracongelado.
Nesse setor, existe uma facilidade extra: é possível revender marmitinhas sem precisar se preocupar com a contratação de um nutricionista, por exemplo.
De acordo com a CEO da Gourmetzinho, a estrutura necessária para revender as marmitinhas é bem simples:
Uma pequena loja ou quiosque
Um freezer e um micro-ondas
Um atendente
Computador com acesso à internet para vender via aplicativos como iFood, WhatsApp ou site
O lojista compra os produtos, armazena e vende – as vendas podem ser para consumo imediato ou para viagem.
O investimento para esse tipo de negócio varia entre 30 mil e 60 mil reais no primeiro ano. A variação se dá de acordo com o tamanho do negócio, a localização (aluguéis de lojas e quiosques em shoppings são mais altos) e a necessidade ou não de funcionários ou se o próprio empreendedor é quem vai trabalhar no negócio.