Itens obrigatórios: CUSCUZ E FORRÓ
Especialidade da casa, o cuscuz é item garantido no cardápio e acompanha quase todos os pratos.
O restaurante é a escolha de paraibanos e turistas de todas as partes, além de manter o tradicional prato como uma das opções preferidas de quem não abre mão da comida típica nordestina, tem no forró um de seus principais atrativos.
O São João de Campina Grande é considerado o maior do mundo e, nessa época, o Bar do Cuscuz se transforma.
Jocélio conta que “o movimento aumenta consideravelmente. Primeiro, pelo grande fluxo de turistas que visitam Campina Grande. Depois, pelos diferenciais: decoração temática, apresentações de forró tradicional e de grandes artistas”.
Há quem diga que ir a Campina Grande e não dançar forró no BDC é o mesmo que não ir.
Registrando a trajetória
Até os anos 2000, foram feitos poucos registros da trajetória do restaurante. Isso porque, antigamente, o negócio era tocado à base de sentimento, carinho, amizade e alegria – a marca do povo nordestino e do Seu Jovelino.
No entanto, quando Jocélio assumiu a frente do negócio e profissionalizou alguns processos, começaram os registros: as mudanças, a evolução e o crescimento da casa passaram a ser documentados.
Parte desses registros pode ser vista no YouTube. No vídeo produzido especialmente para contar a história do restaurante, é possível conferir imagens antigas do terraço no bairro Nova Brasília e de Seu Jovelino ao lado dos filhos, ainda pequenos.
O vídeo conta como o BDC passou de um negócio familiar a um estabelecimento que atualmente gera empregos, tornando-se um local especial e tradicional nesses últimos 50 anos.
Curiosidade
O cuscuz é mais que uma iguaria saborosa: é uma verdadeira joia da gastronomia africana, um alimento necessário, versátil, que foi fortemente adotado pelos nordestinos.
Durante o processo de colonização do Brasil, era destinado aos mais pobres, aos escravos, aos bandeirantes e aos animais, graças à facilidade de preparo e ao fato de render bastante.
A importância do cuscuz para a história foi reconhecida em dezembro de 2020, quando o Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou os conhecimentos, as práticas e as tradições do preparo e do consumo do alimento como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Além disso, no dia 19 de março, comemora-se o Dia Mundial do Cuscuz.
O Maior São João DO MUNDO!
A tradição e a paixão por Campina Grande são marcas registradas do Bar do Cuscuz. E, se na cidade acontece o Maior São João do Mundo, o BDC pode ser considerado parte dessa história.
Além dos eventos realizados no próprio estabelecimento e das apresentações que movimentam a região, durante alguns anos o restaurante marcou presença no Parque do Povo, sede oficial do principal evento de São João, que recebe milhares de pessoas todos os anos – com uma filial.
Além disso, os festejos juninos em Campina Grande completam 40 anos em 2023 e, nesta edição, Jocélio está diretamente envolvido com o evento do Parque do Povo. Isso porque ele é o representante local da empresa organizadora.
Dessa forma, o Maior São João do Mundo terá duas presenças garantidas: comida típica e música, que são a cara do restaurante.
Saiba mais