Hambúrguer com doce de leite? A união dos dois ingredientes pode causar estranheza, mas rendeu mais 4,4 milhões de visualizações no Instagram da Turco Hamburgueria, de Goiânia (GO), e muita curiosidade.
O lanche, que é feito com hambúrguer, bacon e doce de leite, foi batizado de “Goiânia e Região” por ter surgido de uma parceria entre a casa e a página do Instagram, de mesmo nome. Existem, ainda, as versões com queijo e com queijo e coco ralado.
FALATÓRIO INTERNACIONAL
Hoje, o perfil da hamburgueria é visitado por pessoas de fora de Goiânia e até de outros países, e esse foi o principal resultado percebido pelo proprietário Kaio Jardel, o Turco.
“O post deu muita visibilidade para a nossa empresa. Na prática, não resultou em vendas diretas desse hambúrguer, mas nos possibilitou ter uma marca fortalecida em nível nacional. Isso significa que, se quisermos expandir para outros locais, o terreno fica mais favorável para nós”, afirma.
“Eu costumo dizer que não existe alguém que comeu o hambúrguer e não gostou, porque realmente é muito bom, sutil, equilibrado e balanceado”, garante Kaio. Mas, apesar da opinião do proprietário, o “Goiânia e Região” causou muita polêmica.
Na publicação feita em abril, há uruguaios, chilenos, paraguaios e principalmente argentinos contestando a receita. “Cancelem a internet no Brasil, por favor”, “Um insulto ao meu país” e “Uma aberração” são alguns comentários feitos por estrangeiros no post.
Por outro lado, o hambúrguer com doce de leite foi copiado por diversas lanchonetes. O proprietário conta: “Inúmeras cópias chegaram até mim, por isso entendo que ele se tornou uma referência para outras hamburguerias. Além disso, eu tenho clientes que falam que ele é o preferido da rede, o que já nos surpreendeu bastante, porque temos outros lanches muito bons”.
O empreendedor explica que o “Goiânia e Região” não é uma sobremesa, mas sim uma combinação agridoce de sabores. “Doce de leite com queijo é algo comum, bacon em receitas doces também. A grande inovação é a carne, que transforma a experiência de comer um lanche salgado com um ingrediente delicioso e doce”, finaliza.
DE 4 MIL A 4 MILHÕES
A Turco Hamburgueria foi criada em meio à pandemia de Covid-19 depois de muitos testes, feitos por Kaio e a esposa e sócia, Wanessa. Os experimentos renderam pouco mais de 4 mil reais, que foram totalmente investidos na inauguração do negócio, em janeiro de 2021.
No início, a lanchonete funcionava apenas por delivery, mas, com o passar do tempo, a demanda cresceu e o casal decidiu abrir um ponto fixo.
Hoje, são duas unidades, que recebem presencialmente cerca de 800 clientes nos dias de maior movimento e comercializam aproximadamente 8 mil hambúrgueres por mês, incluindo as entregas. Com tanto sucesso e visibilidade, o faturamento da hamburgueria saltou para mais de R$ 4 milhões por ano.
Palavra da especialista
Segundo a estrategista de negócios e especialista em branding, Erika Pessôa, a diferenciação é um dos atributos mais importantes para destacar uma marca, especialmente em um mercado com tanta concorrência, como o de hamburguerias. “Gosto de dizer que a verdadeira magia dos negócios está em ousar, inovar e se conectar com as pessoas de maneira autêntica e envolvente”, avalia.
Ela complementa afirmando que “não dá para negar o poder das redes sociais para alcançar um público amplo de forma rápida e eficiente. Contar uma boa história e engajar os clientes é vital, e o restaurante fez isso de maneira exemplar, mostrando que um marketing bem executado pode transformar um produto inusitado em uma sensação viral”.
Ainda de acordo com a especialista, essa ação é um convite para que o público conheça outros produtos da casa, tornando-se uma boa chance de conquistar e manter clientes.