O grupo Ilha da Kosta surgiu no início dos anos 1980, quando, ao lado do irmão José, Severino adquiriu um restaurante na cidade de Recife (PE) e começou a empreender no ramo alimentício.
Eles começaram como auxiliares de serviços gerais e, mais de 40 anos depois, se tornaram empresários respeitados e exemplos de dedicação, amor e atendimento de excelência.
A terceira edição da revista Assaí Bons Negócios, publicada em 2014, contou a história de Bill e Zé, que hoje comandam seis unidades Ilha da Kosta, todas na capital de Pernambuco, e ainda têm planos para crescer.
Atualmente, o Grupo Ilha tem seis unidades: Ilha da Kosta I, Ilha do Guaiamum, Ilha dos Navegantes, Ilha Sertaneja, Ilha Camarões e Rui Barbosa. Desde a primeira unidade, são 43 anos de funcionamento.
A casa conta com cerca de 300 funcionários diretos e atende a mais de 40 mil clientes por mês, entre presenciais e usuários do delivery. Todas as unidades abrem de domingo a domingo e algumas têm estrutura para receber eventos sociais e corporativos.
CASARÃO ANTIGO COM VISTA PARA O FUTURO
Severino, popularmente conhecido como Bill, se orgulha de dizer que a empresa é a atual proprietária do casarão colonial onde funciona a unidade Rui Barbosa. O prédio, construído no século 19, foi residência de Othon Lynch Bezerra de Melo, fundador da rede de hotéis Othon e da marca Riachuelo.
Além disso, o local já recebeu grandes nomes da história do Brasil, como Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes, e abrigou a CASACOR durante dois anos consecutivos.
Totalmente reformado e com mais de 2.500 m² de área, o casarão abriga a unidade mais recente do Ilha da Kosta e conta com ambientes para refeições, eventos e reuniões, além de sorveteria, cervejaria e café.
Em breve, vai abrigar também uma padaria. “Vai ser um restaurante com padaria, como tem em São Paulo, e vamos servir café da manhã, almoço e jantar. Além disso, temos projetos para melhorar todas as nossas lojas em breve”, conta o proprietário.
O casarão colonial, que atualmente abriga uma unidade do Ilha da Kosta, foi residência de Othon Lynch Bezerra de Melo, fundador da rede de hotéis Othon e da marca Riachuelo, recebeu nomes importantes da história, como Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes, e abrigou a CASACOR por dois anos consecutivos.
Esta foi a capa da terceira edição da revista Assaí Bons Negócios, publicada em 2014, que contou a história de Bill e Zé, que hoje comandam seis unidades Ilha da Kosta, todas na capital de Pernambuco.
Comida caseira, pizzaria, sushi, hambúrguer, peixe, camarão, polvo, guaiamum, comida típica sertaneja, sorvete, cerveja e café – tudo isso faz parte do variado cardápio dos restaurantes Ilha da Kosta
Severino Inácio de Lucena, o Bill
PARMEGIANA FAMOSA
A diversidade é a marca do negócio. Comida caseira, pizzaria, sushi, hambúrguer, peixe, camarão, polvo, guaiamum, comida típica sertaneja, sorvete, cerveja e café – tudo isso faz parte do variado cardápio dos restaurantes Ilha da Kosta.
No entanto, segundo comentários de clientes em plataformas de avaliação na internet, o filé à parmegiana é um dos pratos mais apreciados e famosos da casa. “Melhor parmegiana do Nordeste”, “sensacional” e “fantástico” são elogios recorrentes. Enorme, o prato ganhou a versão “meio-parmê”, criada para atender a clientes menos famintos.
José Lucena
Família unida
Severino e José nasceram na cidade de Frei Miguelinho (PE) e, apesar de terem se tornado empresários de sucesso, não abrem mão das suas raízes e da família. Parte dos Lucena está, de alguma forma, envolvida com o negócio.
“Tenho dois filhos que trabalham conosco, a Suellen é advogada e cuida da parte financeira e o Júnior é formado em administração e trabalha nessa área. Meus sobrinhos, Renato e Marcelinha, filhos do José, que também são da área de administração, colaboram no Ilha da Kosta. Essa foi a forma que encontramos de manter a longevidade da empresa”, revela Severino, o Bill.