Conteúdo principal

QUEIJO, UMA PAIXÃO NACIONAL

O queijo é um alimento nutritivo, fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e probióticos, e ainda é saboroso. Não à toa, faz parte de muitas receitas. 

É certo que os brasileiros adoram esse alimento, e por aqui não faltam tipos diferentes: estima-se que existam centenas deles, produzidos em todas as regiões de forma artesanal ou em escala industrial. Mas o fato é que cada região tem suas particularidades de consumo, o que nos conta um pouco da história da nossa cultura.

Região Sudeste

É a principal região consumidora de queijos do país. É onde fica, afinal, o estado que mais produz esse derivado do leite: Minas Gerais. São vários tipos, mas o queijo minas (padrão, frescal ou artesanal) é referência de qualidade e praticamente uma unanimidade em todo o Sudeste (ou, talvez, em todo o território nacional).

A região também se destaca pela produção (e pelo consumo) dos queijos finos ou especiais, como camembert, brie, gorgonzola e parmesão, e esse é um mercado que vem se consolidando. 

Vale lembrar também que a primeira queijaria autenticamente vegana do Brasil foi fundada em Minas, dando o pontapé inicial para a produção em larga escala de queijo para quem não consome alimentos de origem animal. 

Região Norte

No Norte, o queijo não é tão presente na tradição culinária – o consumo per capita corresponde a apenas 1/3 da média nacional. Mas, entre os nortistas que apreciam a iguaria, o queijo de coalho aparece como o preferido, principalmente no Pará e no Amazonas.

Entretanto, é impossível falar da região sem mencionar a produção do queijo feito com leite de búfala, conhecido Brasil afora como queijo do Marajó. Produzido a partir de fermentação espontânea na Ilha do Marajó (PA), é completamente diferente da muçarela de búfala de origem italiana, a mais conhecida por aqui. O queijo do Marajó representa a tradição e a cultura do povo da ilha, local que tem a maior concentração de búfalos do país. 

Região Nordeste

Engana-se quem pensa que a produção de queijos só acontece no Sudeste e no Sul do Brasil. A região Nordeste também se destaca quando o assunto é a produção e o consumo do alimento. Não à toa, na tradição nordestina, o queijo de coalho está completamente incorporado à identidade da cozinha. 

Mas, para além do queijo feito a partir do leite de vaca, segundo a Embrapa, a área que fica na divisa entre os estados da Paraíba e de Pernambuco é a principal produtora de leite de cabra do país. 

Nesses locais, o queijo de cabra tem um mercado fortalecido, inclusive com distribuição para outras regiões. Há espaço ainda para o queijo do reino, cujo consumo em Pernambuco é o maior do Brasil.

Região Sul

Os moradores da região Sul do Brasil preferem o queijo prato, a muçarela e o gouda, que tem origem holandesa. 

Mas, pelo fato de a região ser uma grande produtora artesanal dos queijos serrano e colonial, fontes de sustento de muitas famílias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, esses dois tipos também fazem parte da cultura e da culinária sulistas.

Considerando o clima mais frio, o fondue é uma das formas mais populares de se consumir a iguaria no Sul. Nas regiões produtoras de uva, os roteiros românticos que contemplam queijos e vinhos são muito procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. 

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste aparece em diversas pesquisas como uma das maiores consumidoras de queijo do país, especialmente dos tipos muçarela e minas. Além disso, a tradição do agronegócio faz com que a região seja também uma produtora de destaque no mercado nacional.

Por lá, há um queijo que merece atenção por ser muito famoso e consumido: o tipo cabacinha, feito a partir da muçarela curada e produzido artesanalmente com leite cru em formato de cabaça (daí a origem do nome). 

Para se ter uma ideia, somente em Goiás são mais de 500 agricultores familiares que produzem a iguaria, reconhecida como Patrimônio Cultural do estado. O Mato Grosso também é um produtor tradicional do queijo cabacinha, embora em menor escala. 

Dentaduras Fini! Abriu, sorriu!

Atenção, amantes de balas! Quem não ama uma boa dose de nostalgia? As Dentaduras Fini tornam seus momentos incrivelmente divertidos!
Leia mais +

Dê um basta aos lanches secos com Hellmann’s Supreme, a maionese mais cremosa do Brasil.

Diga adeus ao lanche seco! Nada é mais frustrante do que preparar um sanduíche para
Leia mais +

Bistequitos: o snack que vai conquistar seu pet!

Se você tem cães, sabe que momentos de carinho e interação são fundamentais para fortalecer a relação com seu melhor amigo.
Leia mais +

ANIVERSÁRIO ASSAÍ 50 ANOS: REALIZANDO PLANOS

O Assaí comemora 50 anos de história com um time de celebridades e uma premiação milionária.
Leia mais +

MANCHOU A ROUPA?! Veja essa solução definitiva e prática!

Se liga, tem novidade no Assaí, o tira-manchas washing atua profundamente na remoção de manchas difíceis durante a lavagem de tecidos brancos e coloridos.
Leia mais +

Santher: muito além de uma indústria de papel, uma indústria de soluções

Conheça a Santher e suas marcas de Personal Care, que são a solução para diversos desafios do seu dia a dia.  
Leia mais +

Comida Afetiva: sabores que abraçam seu coração e fortalecem laços

Uma técnica que une gastronomia e emoção, despertando boas lembranças e proporcionando uma sensação de bem-estar e nostalgia.
Leia mais +

COREIA DO SUL E O MOVIMENTO HALLYU

A cultura sul-coreana está se espalhando pelo Ocidente, mas a maioria dos turistas visita o país por causa da gastronomia, rica em sabores
Leia mais +

CONSUMO CONSCIENTE DE ALIMENTOS

Reduzir ou evitar o desperdício de alimentos em casa ou na cozinha dos estabelecimentos representa economia e sustentabilidade.
Leia mais +

É FESTA? KIT FESTA!

Práticos, kits que levam bolo, salgadinhos, docinhos e bebidas são econômicos, acessíveis e ideais para eventos pequenos
Leia mais +

GOLPE DO MEI

Criminosos criam sites idênticos ao do Governo Federal para enganar empreendedores que querem formalizar seus negócios.
Leia mais +

HIDROPÔNICOS NA LAJE

No bairro São Pedro, de Vitória (ES), Cristiane e Thiago transformaram a horta caseira em um negócio que hoje atende à comunidade
Leia mais +

BOAS FESTAS! JÁ É HORA DE PLANEJAR O CARDÁPIO DO FIM DE ANO

É hora de se preparar para o fim de ano e lucrar com produtos, pratos, promoções, combos e eventos de Natal, Ano-Novo e confraternizações
Leia mais +

SAC 2.0 JÁ É UMA REALIDADE

Cada vez mais, prestar um bom Serviço de Atendimento ao Cliente nas redes sociais é uma necessidade para empresas
Leia mais +

BOLOS CASEIROS: DELÍCIAS QUE DÃO LUCRO

Receitas de bolos com memória afetiva e sabores tradicionais ser transformam em negócios lucrativos
Leia mais +

ILHA DA KOSTA CHEGA AOS 43 ANOS DE HISTÓRIAS

Juntos desde o início dos anos 1980, os irmãos e sócios Bill e Zé continuam no comando do Grupo Ilha da Kosta
Leia mais +

LEI DA GORJETA

Advogada alerta: o cliente não tem obrigação de pagar 10% de gorjeta ao garçom, mas o estabelecimento deve cumprir o que manda a lei
Leia mais +

LUCRE COM A BLACK FRIDAY

Com planejamento, boas ofertas e divulgação antecipada, é possível aproveitar a data para vender mais e atrair novos clientes.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!