No ranking das sobremesas preferidas dos brasileiros, certamente os bolos caseiros aparecem entre as primeiras colocações. Além da simplicidade, eles trazem memórias afetivas que, muitas vezes, remetem à infância ou à casa dos avós.
Diferentemente dos industrializados, os bolos caseiros são feitos quase que totalmente de forma artesanal usando receitas tradicionais e marcantes.
Abrir um negócio nesse ramo tem potencial – como exemplo, há lojas de franquias famosas que vendem milhares de unidades por mês. Apesar da concorrência, esse tipo de empresa pode começar em casa, sem a necessidade de grandes investimentos, e a clientela pode ser construída a partir de parentes, amigos e vizinhos.
PRIMEIROS PASSOS
É possível iniciar um negócio de bolos caseiros de forma modesta, com equipamentos e utensílios básicos de cozinha. Mas, conforme o aumento da demanda, a dica é montar uma loja física e atrair ainda mais clientes. Independentemente do local, para começar, é essencial:
Planejar e formalizar o negócio – Faça um levantamento de quanto vai ser preciso investir em equipamentos e insumos e formalize a empresa logo no início, afinal, o CNPJ dá direito a benefícios para o empreendedor e para o negócio.
Obter uma estrutura adequada – Equipamentos e utensílios para produção e armazenamento, como fogões, fornos e geladeiras, são indispensáveis para garantir a qualidade e o padrão dos bolos caseiros.
Escolher um bom ponto comercial – Isso significa abrir a empresa em um local movimentado, mas que ao mesmo tempo não seja concorrente de outras lojas já consolidadas. A dica aqui é pesquisar antes.
Seguir normas sanitárias – Estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos precisam seguir normas específicas, que incluem fatores como higiene, manejo, controle de pragas e seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens. >>
Estrutura adequada para produzir e vender
Lília Souza Chaves de Figueiredo Moreira, proprietária da loja Café com Bolo, de São Luiz (MA), explica que a estrutura de uma loja de bolos caseiros deve ter:
Equipamentos
Geladeira, forno, batedeira, liquidificador e micro-ondas (opcional).
Utensílios:
Fôrmas, espátulas, tigelas, medidores, balança, peneiras e raladores.
Embalagens:
Para armazenar ingredientes e para entregar o produto ao cliente.
Ingredientes:
Farinha, ovos, manteiga, leite, fermento, recheios e coberturas.
Espaço:
Para estocar, organizar, preparar, assar e embalar os bolos caseiros.
Receitas:
Tradicionais ou inovadoras, cada receita deve ser previamente testada.
Divulgação:
Redes sociais, parcerias com apps de entrega, cartões e folhetos.
Atendimento:
Quem quer fidelizar ou atrair clientes, deve prestar um bom atendimento.
FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?
O modelo de negócio varia conforme a realidade e os objetivos do empreendedor. Se por um lado as franquias proporcionam mais segurança e confiança, é indispensável estar ciente dos custos envolvidos, como as taxas de franquia e os royalties, por exemplo.
Para quem nunca empreendeu antes, essa pode ser uma boa opção. Mas, vale lembrar, há regras e padrões que devem ser seguidos por todos os franqueados, o que limita lançamentos e ações de marketing.
Já para quem prefere abrir seu próprio negócio ou não tem dinheiro suficiente para investir em uma marca consolidada, a autonomia aparece como uma das vantagens. Isso porque os negócios próprios oferecem mais liberdade e flexibilidade ao empreendedor, que pode, inclusive, agregar outros produtos ao cardápio.
No entanto, é importante levar em conta o fato de que começar do zero envolve mais riscos, além de exigir mais preparo para atuar de forma segura em todas as etapas do empreendimento e diante das adversidades.
A empreendedora maranhense recomenda: “Faça um teste de mercado vendendo on-line ou em feiras antes de abrir a loja física para entender a demanda e ajustar as operações”