O ano está terminando e esse período é considerado propício para vender mais e obter mais lucros, melhorando o faturamento do negócio.
Por isso, se para os consumidores ainda parece cedo para pensar nas festas de confraternização, de Natal e de Ano-Novo, para os empreendedores do setor de alimentação este é o momento ideal de se preparar e antecipar o cardápio do fim de ano.
Tudo deve ser pensado com antecedência para minimizar possíveis desafios que possam surgir ao longo do processo de planejamento.
PARA COMEÇAR, PLANEJAMENTO
O primeiro passo para preparar o negócio para as vendas de final de ano é planejar bem. A partir dos números do ano anterior e da perspectiva atual, é possível ter uma ideia do que vem pela frente.
Depois, é importante pensar em como fazer alterações no cardápio, incluindo pratos sazonais, avaliar possíveis promoções, contratar funcionários temporários para ajudar na demanda e organizar o estoque para não faltar nada.
Tudo deve ser pensado com antecedência para minimizar possíveis desafios que possam surgir ao longo do processo de planejamento. Assim, quando chegar o período das vendas, o empreendedor pode se dedicar às ações mais estratégicas, como divulgar, atender bem aos clientes e entregar as encomendas no tempo certo.
CARDÁPIO DO FIM DE ANO
Uma tática que tem tudo para ser positiva nos últimos meses do ano é fazer alterações no cardápio, inserindo itens temáticos de Natal ou de Ano-Novo. Esse tipo de iniciativa funciona bem em estabelecimentos fixos, para quem vende por encomenda e até para vendedores ambulantes.
Receitas típicas, edições limitadas, kits, produtos sazonais e combos podem agradar muito. Conhecendo os clientes, dá para fazer escolhas certas e investir na venda de produtos tradicionalmente consumidos na época (como panetones, carnes assadas, peixes e aves, lentilha, tortas, vinhos e espumantes, por exemplo).
Isso pode trazer bons resultados.
DICA: Para adaptar o cardápio do fim de ano, basta usar a criatividade, conhecer os consumidores e inserir novos itens de acordo com o perfil do negócio e as preferências dos clientes.
Promoções, descontos e combos
Outro atrativo que pode fazer diferença nas vendas de final de ano é a realização de promoções. Fazer sorteios, oferecer descontos ou até mesmo criar combos de produtos são táticas interessantes.
Também é hora de pensar em ações de venda que possam ajudar a alavancar o movimento de clientes e os pedidos. Embalagens promocionais, sorteios nas redes sociais, eventos e ceias, por exemplo, são algumas estratégias que podem ser usadas com sucesso para atrair mais consumidores.
E mais: além do Natal e do Ano-Novo, é um período repleto de confraternizações de empresas, grupos de amigos e familiares, o que pode representar uma boa oportunidade para organizar jantares, coquetéis, piqueniques, cafés da manhã, brunchs, entre outros eventos, oferecendo o pacote completo.
ESTOQUE E ENTREGAS
Se vai haver aumento de vendas, é indispensável se preparar para não faltar nada e garantir que as entregas serão feitas dentro do prazo. Em primeiro lugar, é essencial planejar a compra de insumos de acordo com o que será oferecido aos clientes e em quantidade suficiente para atender à demanda.
Além de manter o estoque adequado, o empreendedor precisa pensar nas estratégias que vai usar para fazer as entregas, a fim de evitar que os pedidos cheguem ao cliente com atraso. Em alguns casos, contratar entregadores temporários pode ser uma solução. O que importa é garantir que o combinado seja cumprido.
Além de manter o estoque adequado, o empreendedor precisa pensar nas estratégias que vai usar para fazer as entregas, a fim de evitar que os pedidos cheguem ao cliente com atraso.
DIVULGAÇÃO
Não basta se preparar para as festas de final de ano pensando em produtos e pratos temáticos, promoções, combos e eventos. Os clientes precisam ficar sabendo das novidades.
Por isso, para aumentar as vendas, alavancar o movimento, estabelecer uma relação sólida com os consumidores, garantir experiências positivas e fortalecer a marca, a divulgação é indispensável.
Atualmente, usar as redes sociais é uma das estratégias mais baratas e eficientes que existem, já que boa parte das pessoas está em, pelo menos, uma das plataformas disponíveis. Assim, planejar e executar uma boa divulgação nos diferentes canais on-line ajuda a maximizar os resultados do negócio no fim do ano.