A Black Friday é uma oportunidade aguardada por muitos consumidores para economizar com descontos em serviços e produtos. A data, que tem origem nos Estados Unidos, é conhecida por oferecer promoções imperdíveis.
E, para não perder esse importante movimento comercial, os empreendedores devem se planejar, já que a demanda tende a aumentar bastante.
Mas, antes de sair por aí oferecendo preços baixos, é preciso saber se esse é um bom momento para aderir à data sem prejudicar as finanças e a imagem da empresa.
PREPARE-SE
A Black Friday pede preços competitivos e, para oferecê-los, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Veja as dicas da Academia Assaí:
Produtos e promoções
Comece selecionando o que vai entrar na promoção. Algum item está parado no estoque? Quais produtos podem receber descontos sem comprometer o caixa? Pense, ainda, em promoções inovadoras e irresistíveis.
Algumas estratégias que podem funcionar são: premiar compras acima de determinado valor; oferecer descontos exclusivos no site, no app ou nas redes sociais; promover pré-vendas para clientes fiéis; criar combos específicos para a ocasião, entre outras.
Atendimento e logística
Para garantir que a Black Friday seja um sucesso, a equipe precisa estar pronta para oferecer o melhor atendimento. Por isso, é fundamental que os colaboradores saibam tudo sobre as promoções e possam resolver problemas com pedidos ou produtos de forma eficiente e cordial.
Outro ponto importante é o planejamento das entregas, o que significa estar pronto para o aumento de pedidos garantindo que não haja atrasos. Isso serve também para as retiradas no balcão.
Marketing e divulgação
Muitos consumidores começam a pesquisar as promoções com antecedência, por isso, aproveite essa expectativa para dialogar com eles. Campanhas nas redes sociais, contagem regressiva, pré-venda e parcerias estratégicas com influenciadores ou outras empresas são iniciativas válidas para chamar a atenção para a Black Friday. Quanto antes você começar, maiores serão as chances de deixar seus clientes empolgados para economizarem no grande dia.
A BLACK FRIDAY É PARA TODO MUNDO?
A Black Friday é uma oportunidade significativa para muitos setores, especialmente o varejo, mas pode não ser tão vantajosa para todos. Antes de anunciar promoções e descontos, é preciso saber:
Você tem capacidade de atender a um aumento considerável de demanda?
É fundamental estar preparado para que a data não se torne um problema. Lembre-se de que cumprir prazos e garantir quantidade suficiente com qualidade é indispensável.
Vale a pena entrar na concorrência com outros estabelecimentos?
Seguir a tendência apenas porque os concorrentes estão fazendo promoções, sem um planejamento adequado, pode prejudicar as finanças e o estoque do negócio.
Oferecer preços baixos é, no momento, uma boa estratégia de marketing?
Se for para conquistar novos clientes ou acabar com o estoque parado, pode funcionar. Mas é preciso saber se isso fará a empresa crescer ou se o retorno será positivo.
O cliente que compra na Black Friday pode voltar futuramente?
Se a promoção não vai servir para atrair novos clientes, talvez a estratégia não seja uma boa ideia. Avalie se vale a pena ou se você está apenas desperdiçando tempo e dinheiro.