VEJA ALGUMAS DELÍCIAS DO VIETNÃ
Pho
É impossível falar da gastronomia vietnamita sem começar pelo Pho, uma das sopas mais consumidas e mais famosas nas ruas do país. O cozimento lento de ossos de boi ou frango com temperos é o que dá sabor ao prato.
A sopa ganha pedaços de carne e noodles de arroz (massa achatada e longa) e cebolinha. O Pho é um prato barato e nutritivo, que pode ser encontrado em praticamente qualquer barraca de rua.
Bánh M
Bánh Mì significa pão, mas, pelas ruas do Vietnã, quem pede um desses recebe um sanduíche saboroso, equilibrado e rico em texturas, que representa bem a cultura local e suas influências – nesse caso, da colonização francesa.
O famoso lanche Bánh Mì tradicional é feito com baguete, maionese, carne desfiada, vegetais (normalmente cenoura e pepino crus, responsáveis pela crocância), picles, coentro e pimenta fresca.
Gòi Cuon
O Gòi Cuon, mais uma típica comida de rua, lembra o rolinho primavera chinês, mas tem algumas diferenças importantes. A primeira delas é a massa, na verdade, uma folha de arroz que, de tão fina, é transparente.
Outra diferença é que, com exceção da carne do recheio (camarão ou porco), o “rolinho vietnamita” não passa por nenhum processo de cozimento, ou seja, é servido cru.
Bún Chà
Entre os leigos, é comum que o Bún Chà seja confundido com o Pho, principalmente por causa dos ingredientes usados nas duas receitas. Mas o fato é que o Bún Chà, embora também leve caldo, é um prato mais seco do que a famosa sopa vietnamita.
Carne de porco grelhada com macarrão (de arroz, claro), ervas e folhas frescas (como alface e hortelã) completam a típica e popular receita.
Cà Phê Trúng
O café mais tradicional do Vietnã e bastante consumido nas cafeterias espalhadas pela capital, Hanói, não leva arroz, mas mistura a nossa apreciada bebida preta com ovo.
No entanto, não estamos falando de ovo cozido ou mexido para acompanhar, e sim de um ingrediente que faz parte da receita do Cà Phê Trúng – ele serve para dar cremosidade. A bebida leva, ainda, leite condensado e essência de baunilha.
MERCADO CERVEJEIRO
Engana-se quem pensa que o consumo de cerveja é praticamente uma exclusividade dos países ocidentais.
Em 2022, o consumo da bebida no Vietnã ultrapassou os 3,8 milhões de litros, segundo um levantamento feito no país.
Isso corresponde a 2,2% do mercado global. Apesar da forte presença de marcas mundialmente famosas, o país produz muita cerveja artesanal, algumas em pequena escala, o que as torna ainda mais especiais.
Não à toa, cervejeiros do mundo todo vão até lá em busca de técnicas novas e exclusivas, que encontram nos ingredientes locais o principal diferencial.
Para os apreciadores, uma informação interessante: as cervejas vietnamitas são baratas. A Bia Hoi, inclusive, é considerada uma das mais baratas do mundo. Ela é feita de arroz e pode ser encontrada por cerca de 20 centavos de dólares (aproximadamente R$ 1) na versão de 300 ml.