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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O uso de ferramentas digitais pode ajudar no atendimento ao cliente, na otimização dos processos e na redução de custos dos negócios de alimentação

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como as empresas atuam, e nos negócios de alimentação não é diferente. A tecnologia é uma aliada na otimização do trabalho – melhora a eficiência operacional e colabora para a tomada de decisões estratégicas –, além de ajudar a atrair e fidelizar clientes, aumentando as vendas.

Para se ter ideia, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time, os chamados chatbots (robôs de conversação, em português) fecham vendas em 52% dos casos. Outro dado interessante revelado pelo levantamento é que a maioria das empresas que usam esse tipo de atendimento afirmaram que os robôs geram redução de custos para os negócios e ainda aumentam a satisfação dos clientes.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA DO NEGÓCIO

 

COMO IMPLEMENTAR?

Segundo informações da Exame, atualmente existem mais de 7 mil ferramentas de inteligência artificial e elas são capazes de realizar quase 2 mil tarefas. O relatório do Fórum Econômico Mundial, Future of Jobs 2023, apontou que 75% das empresas já estão utilizando a IA ou pensando em começar a fazer isso em breve. 

Ainda em desenvolvimento, a IA tem desafios importantes, como a privacidade e a segurança dos dados coletados.

Mas o fato é que já existem muitas possibilidades de uso da tecnologia em negócios de alimentação e algumas são de simples implantação – caso dos chatbots. A evolução desses robôs de conversação permite a criação de avatares personalizados e capazes de se comunicar sem que pareça que o cliente está conversando com uma máquina. 

A vantagem é que os robôs podem ser implementados em chats de redes sociais, como Instagram e Facebook, permitindo assim uma aproximação maior com o consumidor.

Outra ferramenta simples de usar e que pode ser uma grande aliada dos negócios de alimentação é o ChatGPT. Basicamente, ele gera textos a partir de solicitações específicas, funcionalidade que pode servir para a criação de conteúdo para redes sociais e sites, por exemplo. 

O ChatGPT é capaz de gerar textos com linguagens diferentes, permitindo uma boa adaptação à forma como o estabelecimento quer se comunicar com o público.

 

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