COMO COMEÇAR?
PLANEJE A DIVISÃO DO TEMPO
Faça um planejamento antecipado das atividades que serão desenvolvidas durante o dia, semana ou mês. Para isso, use uma agenda ou aplicativo de gerenciamento de tempo que permita visualizar as atividades de acordo com o prazo definido.
Aqui, é indispensável calcular o tempo que se leva para realizar cada tarefa e, ainda, revisar tudo periodicamente para evitar que atividades importantes sejam deixadas de lado.
DEFINA METAS ALCANÇÁVEIS
Não se trata apenas de planejar, é preciso definir metas e objetivos realistas. Metas irreais não serão alcançadas e causarão frustração e desperdício de tempo. Avalie a situação, os recursos disponíveis e as condições que você tem antes de planejar os próximos passos.
Não adianta perder tempo projetando um aumento no número de atendimentos mensais se você não tem funcionários ou estrutura suficientes para isso.
ESTIPULE PRAZOS E PRIORIDADES
Definir prazos adequados é tão importante quanto definir metas realistas. Estipule uma data final para cada tarefa, com cuidado para não exagerar ou subestimar, e procure cumprir todas.
Mas, além de definir os prazos, é essencial colocar as tarefas na ordem de prioridade – “alta”, “média” e “baixa”. Dessa forma, você saberá por onde deve começar.
SAIBA DELEGAR TAREFAS
Partindo do princípio de que é impossível cuidar de todas as tarefas sozinho, o empreendedor precisa aprender a delegar e contar com a ajuda de outras pessoas na realização das atividades ligadas ao negócio.
As tarefas devem ser distribuídas de acordo com a demanda e a capacidade dos funcionários – isso é importante para que sejam concluídas e os prazos sejam cumpridos.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Para organizar as atividades do negócio, definir metas, cumprir prazos e delegar tarefas com segurança, o empreendedor precisa fazer a gestão emocional. Isso porque as emoções desempenham um papel fundamental na tomada de decisões, nas relações interpessoais e no bem-estar de quem está à frente do empreendimento.
Por isso, a habilidade de lidar com as próprias emoções e com as da equipe é essencial para a rotina de trabalho.
Empreendedores que aproveitam bem as horas saem na frente, mas o fato é que outras demandas ocupam boa parte do tempo. A solução é trabalhar com planejamento
Ser empresário significa lidar com incertezas, riscos e adversidades, e é indispensável saber administrar o estresse e a pressão. Afinal, para obter bons resultados, é preciso tomar decisões equilibradas e racionais, além de concentrar energia no que realmente importa.
Portanto, investir no desenvolvimento da inteligência emocional é um caminho para alcançar o sucesso, manter-se motivado, além de ter criatividade e resiliência durante a jornada empreendedora.
Conheça o curso do Sebrae sobre Inteligência Emocional para empreendedores
TÉCNICAS DE GESTÃO DE TEMPO E ORGANIZAÇÃO
POMODORO
A técnica Pomodoro (tomate, em português) é bastante conhecida no mundo dos negócios porque é uma ferramenta eficiente para a gestão de tempo e a organização das demandas, além de ser de fácil aplicação.
Consiste, basicamente, em dividir o fluxo de trabalho em blocos e atuar com foco na tarefa que está sendo desenvolvida naquele período. Se for preciso, adapte a técnica às suas necessidades e à sua realidade, aumentando ou diminuindo cada intervalo de tempo, por exemplo.
Funciona assim: Escolha uma tarefa, marque 25 minutos no cronômetro e, nesse tempo, concentre-se naquela atividade, sem interrupções. Quando o alarme tocar, faça uma pausa de cinco minutos – beba água, alongue-se, levante-se ou sente-se, descanse a mente.
Depois, repita o processo por, no máximo, mais três vezes, completando quatro blocos de 25 minutos. Ao final, faça uma pausa de 15 a 30 minutos.
TRELLO
O Trello é uma ferramenta gratuita muito útil para fazer a gestão de tempo e a organização da rotina de trabalho de forma simples e colaborativa.
Com uma interface simples e intuitiva, as atividades podem ser divididas em blocos (por exemplo: Tarefas a Realizar; Tarefas em Andamento; Tarefas Concluídas). Dentro de cada bloco, é possível adicionar listas e cartões, além de prazos e nomes dos responsáveis por cada tarefa.
O armazenamento do Trello é em nuvem, o que significa que não é preciso usar a memória do computador ou do celular. Além disso, os membros da equipe podem acessar a plataforma de qualquer lugar via navegador e fazer comentários ou mover os quadros de acordo com o andamento das demandas.
Também é possível anexar arquivos, como documentos e imagens, e links.