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MICROPADARIA ARTESANAL REVELA FÓRMULA DO SUCESSO

Casal investe em micropadaria artesanal e conquista clientela com proposta diferenciada na capital paulista

Quem vê as postagens nas redes sociais da Farinha Padaria, logo se identifica com o casal que arriscou suas economias em uma proposta diferenciada e deliciosa.

Mostrando um pouco da rotina de como é empreender, Mikhaila Copello e Raquel Leal, ambas com 31 anos, mesclam fotos dos deliciosos produtos desenvolvidos na cozinha, de pouco mais de 9 m², com conteúdos que contam um pouco da história da sua micropadaria artesanal

Tudo começou quando as duas se conheceram e perceberam que não estavam felizes em suas carreiras. Mikhaila é arquiteta e trabalhava em um escritório, já Raquel é chef de cozinha com passagem por diversos restaurantes reconhecidos na capital de São Paulo. 

A oportunidade apareceu em 2021, quando fecharam parceria com um bar na Rua Souza Lima. O espaço é pequeno, mas com a experiência de Mikhaila foi possível desenvolver um ambiente otimizado.

Mikhaila e Raquel na linha de produção da Farinha Padaria

TUDO DÁ ERRADO ATÉ DAR CERTO

Apesar do otimismo, o início colocou à prova toda a determinação das empreendedoras. Por causa dos preços, compraram equipamentos usados – todos estragaram no início da operação. 

Além de se frustrarem com a falta de compromisso de muitos prestadores de serviço, o fornecimento de suprimentos também foi um desafio. “Tivemos que ficar com a padaria fechada uma vez por conta da falta de comprometimento do fornecedor, é muito frustrante a falta de respeito com negócios pequenos que contam com a produção do dia”, comenta Mikhaila. 

O segredo foi insistir e estudar muito. Mikhaila fica com a parte administrativa do negócio, enquanto Raquel se dedica à produção e ao atendimento. Hoje, elas comemoram a contratação do primeiro funcionário e uma série de parcerias com outros restaurantes, para os quais vendem os produtos.

 

OPÇÕES VARIADAS E BEM SERVIDAS

A portinha com o balcão feito sob medida pode enganar quem passa em frente e imagina que a micropadaria artesanal, com seu processo de fermentação natural, produz pouco. Porém, são vendidos, em média, 25 a 30 produtos por dia, que atendem até 500 clientes por mês. 

A Farinha oferece ainda pães para vários restaurantes e, durante a noite, fornece sanduíches, toasts e outras opções para quem frequenta o bar ao lado. 

Os pães são bem servidos e com preço acessível, estratégia que as empreendedoras seguem para continuar conquistando público. “Temos um ótimo relacionamento com nossos clientes, pouquíssimas vezes tivemos problemas, pois sempre conversamos e explicamos caso surja algum problema no atendimento ou na produção”, revela Mikhaila. 

Atualmente, o cardápio fixo conta com cinco opções do pão tipo Batard: alecrim com flor de sal; açafrão com azeitonas azapas; azeite com crosta de parmesão; multigrãos; e a versão básica. 

A padaria oferece ainda o filão de um quilo, focaccia e brioche, além de doces como o famoso brownie, banana bread, challahs de chocolate e cinnamon rolls. Por encomenda e para os restaurantes parceiros, também são produzidos pudim e cheesecake com calda de frutas vermelhas.

 

Os pães são bem servidos e com preço acessível, estratégia que as empreendedoras seguem para continuar conquistando público

 

PRÓXIMOS PASSOS

Apesar do início difícil, o casal se mantém positivo e hoje comemora que o faturamento mensal médio de R$ 30 mil da micropadaria artesanal consegue pagar as contas e alimentar sonhos de expansão. 

O objetivo é conseguir um espaço para que os clientes possam consumir os produtos no local, com mesas e cadeiras. Além disso, Mikhaila e Raquel querem ampliar a parceria com outros restaurantes. Elas ainda planejam uma nova reforma, e também pretendem ampliar o caixa da empresa.

 

Saiba mais @farinhapadaria

 

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