Viajar para a Coreia do Sul é uma experiência fascinante, afinal, o país oferece cenários deslumbrantes, muita cultura e uma culinária variada em sabores, texturas e aromas. Não por acaso, a cultura sul-coreana vem se espalhando pelo mundo, inclusive pelo Brasil. Esse movimento tem nome, é chamado de “Hallyu”.
PECULIARIDADES E RIQUEZA CULTURAL
Restaurantes e eventos coreanos são cada vez mais populares em cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Além dos pratos típicos, como o tradicional churrasco coreano e o “arroz misturado”, esses espaços trazem os personagens, os jogos e a ambientação para oferecer aos admiradores a experiência de estar no país asiático.
Na música, o K-pop é um dos principais expoentes da cultura da Coreia do Sul mundo afora e uma febre entre os jovens do Ocidente, onde grupos como BTS e BLACK PINK fazem muito sucesso.
Também é impossível falar da Coreia do Sul sem mencionar o Taekwondo, cuja origem remonta há mais de 2 mil anos e é uma arte marcial conhecida em todos os continentes.
Curiosidades e costumes à mesa
Tomar café depois da refeição é um hábito praticamente obrigatório. Os sul-coreanos são apaixonados pela bebida, e não faltam cafeterias pelas ruas das principais cidades. O país é um dos maiores importadores do café produzido no Brasil.
Por causa das tradições budistas, a comida vegetariana é muito consumida no país. Nos restaurantes locais, é possível encontrar muitas opções de pratos sem carne, com destaque para o tofu, que muitas vezes aparece como ingrediente principal das receitas.
Os “pauzinhos” usados pelos sul-coreanos na hora de comer são chamados de cheokarak e recebem a ajuda de uma colher, cujo nome é sudkarak. Mas, diferentemente do hashi japonês, os utensílios coreanos são mais longos e feitos de aço inoxidável.
COZINHA SUL-COREANA
Para quem gosta de pratos apimentados e de sabores intensos, a culinária da Coreia do Sul é mesmo uma atração que faz por merecer. A começar pelo gojuchang, condimento fermentado feito à base de pimenta vermelha, presente em boa parte das receitas.
Conheça alguns pratos típicos:
Kimchi - É um dos pratos mais populares e um acompanhamento consumido em quase todas as refeições com diferentes alimentos, de pães a carnes. A receita pode variar de acordo com a região ou até mesmo com a família, mas normalmente o kimchi é feito com repolho, acelga, nabo e rabanete fermentados e temperados com pimenta, alho, gengibre, cebolinha, açúcar e outros condimentos.
Soju - Muita gente não sabe, mas a Coreia do Sul é o país que mais consome bebida alcoólica no mundo, e o soju, destilado feito de arroz fermentado, é a preferida dos sul-coreanos. Embora seja levemente adocicado, pode chegar a ter 45% de teor alcoólico, o que não impede que seja tradicionalmente consumido puro. Facilmente encontrado em garrafas do tipo long neck, deve ser bebido geladinho (mas sem gelo).
Bibimbap- É o “arroz misturado”, que vem acompanhado de outros ingredientes, como vegetais, carne, ovo e gojuchang. Na hora de comer, tudo é misturado com a mão. Além de ser um prato nutritivo, a apresentação do bibimbap tem um toque quase artístico, a fim de que o visual seja tão atrativo quanto o sabor. O ovo frito fica ao centro e os outros ingredientes são dispostos ao seu redor.
Bulgogi - Na tradução literal, “bul” significa fogo e “gogi” quer dizer carne. É uma espécie de churrasco coreano. Feita com carne de boi cortada em tiras finas e marinada com temperos como shoyu, gengibre, alho e óleo de gergelim, a receita é preparada na hora de ser consumida, com o uso de uma chapa, que fica ao centro da mesa para que todos se sirvam.