Eu trabalhei por 16 anos no comércio, mas sentia necessidade de ter mais tempo com a minha família. Foi então que comecei a empreender. No início da minha jornada, vendia perfumaria porta a porta, uma experiência incrível e de muito aprendizado que se estendeu por três anos.
Até que chegou a pandemia e não foi possível dar continuidade àquele trabalho. Então, eu e meu esposo, Thiago Galvão, sentimos que era hora de nos reinventarmos.
Em uma tarde, estava no quintal de casa olhando a nossa pequena hortinha para consumo próprio e pensei: “As pessoas elogiam tanto a nossa horta, talvez ela possa ser uma fonte de renda”.
Mas, naquele momento, não tínhamos um espaço ideal para começar uma plantação comercial. Tínhamos uma laje que precisava de reforma, meu esposo topou na hora e foi assim que saímos de 10 para 800 pés de alface por mês. Nascia a Morada Feliz Hidropônicos.
HIDROPÔNICOS: A ESCOLHA CERTA
Escolhemos o sistema de hidroponia por ser um cultivo sustentável, que preserva o solo, utiliza 90% menos água comparado ao cultivo tradicional e, com um ambiente protegido, é possível produzir o ano todo. O desafio era construir um sistema tecnológico, inovador e sustentável com pouco recurso financeiro.
Partimos para a ação, buscando materiais que pudéssemos reutilizar, como paletes, canos etc. Dessa forma, economizamos 60% do valor total previsto para a reforma. O Thiago fez um curso on-line e desenvolveu muitas experiências práticas.
Na hora da montagem da estufa, contamos com a ajuda dos nossos familiares, que apoiaram muito a nossa ideia.
COLHEITAS
Depois da reforma, estávamos prontos para produzir. Moramos no bairro São Pedro, em Vitória (ES), uma região periférica que não oferecia produtos livres de agrotóxicos até então. Nossa primeira colheita, com 300 unidades, foi totalmente doada para os vizinhos. Eles aprovaram e acabaram virando nossos clientes.
Nos dias de colheita, avisamos pelas redes sociais (Instagram e WhatsApp) para que os clientes possam fazer suas reservas e, no dia da entrega, levamos pessoalmente para cada um, já que atendemos apenas nossa comunidade e bairros adjacentes.
Hoje, temos capacidade produtiva de 2.700 pés por mês, não temos funcionários e estamos ampliando o negócio – arrendamos um terreno que vai ter capacidade de produzir mais 5 mil unidades mensais.
IMPACTO POSITIVO
Além de ser uma fonte de renda, a Morada Feliz é uma forma de gerar impacto positivo na comunidade e no meio ambiente. Nós nos preocupamos em gerar valor para a nossa região e o que nos motiva é saber que estamos levando qualidade e preço justo à população mais vulnerável.
Agora, nos sentimos muito felizes e cheios de energia para continuar fazendo nosso empreendimento crescer e prosperar cada vez mais. Estamos focados em construir raízes sólidas para, no futuro, escalonar nosso negócio.
A recompensa
Em 2023, fomos ganhadores do Prêmio Academia Assaí na categoria Vendas Ponto Fixo. Participar do concurso, por si só, já foi uma experiência incrível. A cada etapa do processo, fomos aprendendo e acreditando que aquela horta de fundo de quintal poderia sim se tornar uma empresa.
As mentorias da Academia Assaí nos ajudaram a fechar parcerias e ampliar nosso portfólio. Voltamos para Vitória acreditando ainda mais no negócio e, com o recurso financeiro que ganhamos no concurso, foi possível aumentar nossa área produtiva e ampliar o número de famílias atendidas.
Somos clientes do Assaí, fazemos nossas compras lá, e muito gratos à Academia pela oportunidade de aprendizado e capacitação. O recurso financeiro conquistado com a premiação impactou não só a nossa vida, mas de toda a comunidade.