TUDO DÁ ERRADO ATÉ DAR CERTO
Apesar do otimismo, o início colocou à prova toda a determinação das empreendedoras. Por causa dos preços, compraram equipamentos usados – todos estragaram no início da operação.
Além de se frustrarem com a falta de compromisso de muitos prestadores de serviço, o fornecimento de suprimentos também foi um desafio. “Tivemos que ficar com a padaria fechada uma vez por conta da falta de comprometimento do fornecedor, é muito frustrante a falta de respeito com negócios pequenos que contam com a produção do dia”, comenta Mikhaila.
O segredo foi insistir e estudar muito. Mikhaila fica com a parte administrativa do negócio, enquanto Raquel se dedica à produção e ao atendimento. Hoje, elas comemoram a contratação do primeiro funcionário e uma série de parcerias com outros restaurantes, para os quais vendem os produtos.
OPÇÕES VARIADAS E BEM SERVIDAS
A portinha com o balcão feito sob medida pode enganar quem passa em frente e imagina que a micropadaria artesanal, com seu processo de fermentação natural, produz pouco. Porém, são vendidos, em média, 25 a 30 produtos por dia, que atendem até 500 clientes por mês.
A Farinha oferece ainda pães para vários restaurantes e, durante a noite, fornece sanduíches, toasts e outras opções para quem frequenta o bar ao lado.
Os pães são bem servidos e com preço acessível, estratégia que as empreendedoras seguem para continuar conquistando público. “Temos um ótimo relacionamento com nossos clientes, pouquíssimas vezes tivemos problemas, pois sempre conversamos e explicamos caso surja algum problema no atendimento ou na produção”, revela Mikhaila.
Atualmente, o cardápio fixo conta com cinco opções do pão tipo Batard: alecrim com flor de sal; açafrão com azeitonas azapas; azeite com crosta de parmesão; multigrãos; e a versão básica.
A padaria oferece ainda o filão de um quilo, focaccia e brioche, além de doces como o famoso brownie, banana bread, challahs de chocolate e cinnamon rolls. Por encomenda e para os restaurantes parceiros, também são produzidos pudim e cheesecake com calda de frutas vermelhas.
Os pães são bem servidos e com preço acessível, estratégia que as empreendedoras seguem para continuar conquistando público
PRÓXIMOS PASSOS
Apesar do início difícil, o casal se mantém positivo e hoje comemora que o faturamento mensal médio de R$ 30 mil da micropadaria artesanal consegue pagar as contas e alimentar sonhos de expansão.
O objetivo é conseguir um espaço para que os clientes possam consumir os produtos no local, com mesas e cadeiras. Além disso, Mikhaila e Raquel querem ampliar a parceria com outros restaurantes. Elas ainda planejam uma nova reforma, e também pretendem ampliar o caixa da empresa.
Saiba mais @farinhapadaria