Minha história começou muito cedo e em família, vendo meus pais, minha avó e uma tia administrando bar e comércio. Desde os 10 anos, eu vivi nesse ambiente, mas só fui ter meu próprio negócio perto dos 21 anos, depois de me formar.
Meu sonho era ser um publicitário bem-sucedido, mas a vida me surpreendeu quando sofri um grave acidente de moto que limitou meus movimentos. Concluí meus estudos com muito esforço, mas não consegui atuar na área, por causa dessa limitação.
A convite de um amigo, fui trabalhar como auxiliar de atendimento em uma pizzaria conhecida e em expansão. Agarrei a oportunidade para aprender mais e aplicar o que eu sabia atuando desde jovem no comércio. Posso dizer que colaborei com o sucesso do empreendimento e aprendi muito no ramo.
ESTÍMULO PARA COMEÇAR
Em meados de 2008, o bar do meu pai já não ia bem por ter trocado de ponto para economizar no aluguel e ele se mostrava cansado. O dono da pizzaria em que eu trabalhava me estimulou a abrir meu próprio negócio lá, dizendo que eu teria sucesso aplicando o que já fazia na pizzaria dele. Pensei muito nisso e, com o apoio e os recursos da família, montei a pizzaria no lugar do bar. Deu muito certo no começo.
Um ano depois, montei com esse mesmo amigo outra pizzaria, num bairro em expansão. O ponto era em frente a dois condomínios com sete prédios em construção. Vendi meu carro para investir, meu sócio refinanciou o dele e juntos, em 2009, abrimos a Vai de Pizza com foco 100% no delivery. Com preços populares e produtos de qualidade, foi um sucesso!
Produtos de qualidade e preço baixo na receita de sucesso
00PRIMEIROS ERROS
Eu me acomodei com o sucesso e aí vieram os erros. Relaxei no controle do negócio, nas gestões fiscal e contábil. Meu sócio saiu para montar um rodízio de pizza e eu, endividado e sem reservas, passei a operar tendo um terceiro como sócio-investidor.
Nessa época, com os condomínios de alto padrão já todos habitados, era para faturarmos bem, mas mudamos a política de preços e as vendas caíram. Entramos em crise e só voltamos a ter lucro com as estratégias de promoção que eu aplicava inicialmente.
Eu administrava duas pizzarias ao mesmo tempo e a primeira delas não ia bem. Meu sócio quis sair do negócio e eu assumi a Vai de Pizza sozinho, pagando a parte dele em parcelas. Fechei a primeira unidade e transferi tudo para um negócio só, economizando ao máximo.
Mas quase perdi tudo de novo porque, paralelamente, investi em outra atividade sobre a qual eu não tinha o menor conhecimento. Foi um dilema. Decidi focar no que sabia fazer, no que tinha experiência e me desafiei a voltar a vencer. Dediquei-me 100% à pizzaria, criei novas estratégias de vendas, promoções e cortes de gastos. Ao mesmo tempo, fiz cursos de capacitação em gestão no Sebrae e, em menos de seis meses, vieram os resultados. Pude até dar aumento para os funcionários.
O TEMPO ENSINA
Já são 12 anos de atividade na Vila Guarani, distrito do Jabaquara, em São Paulo. Aqui, monitoro tudo, controlo gastos, consulto preços, faço contato com fornecedores, como o Assaí, aproveito ofertas e negocio prazos para oferecer o melhor aos clientes e ter bons ganhos.
Somos reconhecidos e respeitados e, mesmo nesses tempos difíceis, o faturamento está estável. Acredito que empreender é ter coragem para começar, sabedoria para aceitar que não sabemos tudo e se capacitar mais porque o mercado é muito competitivo.
SEGURANÇA E BEM-ESTAR DE MOTOBOYS E BIKEBOYS
ARGENTINA: CULTURA, LAZER E GASTRONOMIA
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Fornecedores do Assaí
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