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CACHORRO-QUENTE PODE SER O NEGÓCIO DA SUA VIDA

Comer um cachorro-quente não é só uma questão de matar a fome. É uma tradição quase universal, um ritual. Está na memória afetiva de muita gente e é parte até das atrações em festas e eventos. Com aceitação garantida, investir no segmento de hot-dogs tornou-se uma porta de entrada para quem quer empreender, mesmo com poucos recursos.

Mas, atenção! Esse segmento é muito consolidado, tem muita concorrência, apesar de ter um público sempre garantido. É importante se planejar, escolher bem o tamanho do negócio, o ponto de venda e buscar uma forma de se diferenciar para ter sucesso. 

Para o coordenador estadual de comércio e mercado do Sebrae/PR, Lucas Hahn, em primeiro lugar, é fundamental elaborar um plano de negócio. Nele, você vai organizar tudo que é necessário para começar a empreender. “Não se lança ao mar para depois construir o barco. É preciso fazer um plano de viagem e já ter o barco antes. Esse plano dá uma chance adicional de sucesso para os negócios”, explica.

POR ONDE COMEÇAR?

PLANEJAMENTO:

Faça um planejamento de tudo que vai precisar: recursos, equipamentos, ingredientes e pessoal.

 

ESTUDE O PONTO:

Seja local fixo ou carrinho ambulante, observe o fluxo de pessoas, os horários de maior movimento e se ali é permitido comércio de alimentos. O bom do ambulante é que dá para mudar de lugar se o ponto tiver baixa procura.

 

IDENTIFIQUE SEUS CONCORRENTES ANTES DE ABRIR:

Todo empreendimento que serve comida nas proximidades do seu negócio é um competidor. Isso vai ajudar você a planejar seus diferenciais.

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E A ESTRUTURA FÍSICA?

Vai depender se a escolha for um carrinho ambulante, um motorizado tipo food truck, uma barraquinha ou um espaço físico fixo. Analise também onde vai colocar lixeiras, banquetas, mesas e como vai transportar toda essa estrutura.

Cuide: Siga sempre as normas de higiene e segurança em tudo que fizer, seja para aquecer, grelhar, prensar e refrigerar.

QUEM VAI COLOCAR A MÃO NA MASSA?

Para um carrinho de cachorro-quente simples, serão ao menos duas pessoas. Você, que é o dono da ideia e, de início, vai fazer as compras, os pagamentos, a produção, o transporte, a divulgação e a limpeza, e mais um para ajudar. Isso trabalhando uma média de seis horas por dia. E tudo muda dependendo do tamanho do negócio.

QUANTO INVESTIR

De acordo com o coordenador do Sebrae, o custo inicial para começar uma barraquinha de cachorro-quente gira em torno de R$ 7 mil. E a renda pode variar muito, de R$ 3 mil a R$ 5 mil/mês.

Considere nessa conta: os custos fixos (água, luz, telefone, impostos etc) e os custos variáveis – que mudam na mesma proporção do quanto é produzido e vendido (ingredientes e embalagens, por exemplo).

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Tanto para ambulantes como negócios com ponto fixo, loja ou food trucks, é preciso: 

  • Ter licença ou TPU (Termo de Permissão de Uso de Via Pública);

  • Estar preparado para inspeções sanitárias e de segurança no local;

  • Manter equipamentos e insumos em ambiente refrigerado e higienizado.

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Tudo que você vai aprender:

  • Como organizar a produção do seu cachorro-quente;

  • Os equipamentos e a embalagem de que vai precisar;

  • Como ficar em dia com a vigilância sanitária;

  • Como conquistar novos clientes e vender mais;

  • Como se organizar e ter tempo para tudo;

  • Como parar de vender fiado sem perder clientes;

  • Como manter as finanças no azul;

  • Como utilizar as redes sociais para aumentar suas vendas.

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