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RAINHA DA MERCEARIA DÁ LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Conheça a história da Rainha da Mercearia, que dá lições de empreendedorismo também no YouTube!

Foi com algumas prateleiras usadas e a cômoda do quarto da filha transformada no caixa que Lauriane Reis, de 33 anos, começou sua primeira mercearia no bairro João de Deus, em São Luís, capital do Maranhão. Isso foi em dezembro de 2013, quando ela e a família viviam uma situação crítica: o marido recém-desempregado e as dívidas só acumulando.

Lauriane já trabalhava com vendas, comprando pipoca para revender no mercado local. Enxergou num cantinho da casa o ponto possível para abrir seu próprio negócio, o Comercial Reis. Era autônoma e resolveu aderir ao MEI (Microempreendedor Individual) para ter garantias mínimas. 

Ligou para o seu fornecedor de pipoca e assumiu uma dívida de R$ 1,5 mil em produtos diversos para começar. Na época, devia também o aluguel da casa onde morava, no valor de R$ 200. Foi seu 1º ciclo de investimento e ela não parou mais.

Essa decisão lhe rendeu dias complicados. “No começo, vendia pouquinho”, conta ela, algo como R$ 100, R$ 120. Mas, com o tempo, foi dando certo e Lauriane logo conseguiu alugar um ponto comercial ali perto. 

Nessa trajetória entre conquistas, dificuldades, tropeços e novas vitórias, em pleno ano de pandemia, ela e o marido Joelmar Souza Alves encerraram 2020 com duas mercearias próprias, duas motos e um funcionário para atender às entregas, mais a compra da casa dos sonhos com piscina, reforma e tudo. Os dois se dividem na administração dos negócios: compras, vendas, balanços e negociação.

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PROBLEMA

• Muita concorrência no comércio de bairro;

• Pouca diferenciação de produtos;

• Baixa capacidade de investimento.

IDEIA

• Vender garrafões de água mineral no próprio local;

• Fazer promoções, sorteios e rifas para atrair clientela;

• Ouvir o que o cliente do bairro quer;

• Aumentar o mix de produtos.

INVESTIMENTOS (2º CICLO)

• 23 garrafões de água para revenda;

• 1 carro de R$ 4 mil para fazer compras e entregas;

• 1 moto de R$ 800 para delivery na região.

RESULTADOS

• Crescimento das vendas para outros bairros;

• Novos clientes em busca de itens desejados.

INVESTIMENTOS (3º CICLO)

• Compra do caminhão do tio para buscar mercadoria no fornecedor e baratear custos;

• Ampliação do mix de produtos com amaciantes premium, copos e fraldas descartáveis e sacos de milho, que os clientes pediam para criação de animais.

RESUMO

• Conhecimento de mercado e do negócio;

• Foco em redução de custo;

• Cliente como centro das decisões de compra;

• Agilidade no atendimento;

• Visão e entendimento de resultado no longo prazo.

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FOI SÓ O COMEÇO

Não bastasse isso, Lauriane virou fenômeno na internet, palestrante e figura frequente nos talk shows do Sebrae Maranhão. Ela se tornou a Rainha da Mercearia com seus vídeos em canal próprio no YouTube, dando dicas, sugestões e comentários sobre o dia a dia de um comerciante. 

É tudo gravado do celular, atrás do balcão, enquanto atende à freguesia. Mas essa história você vai saber logo mais adiante!

LISTA DO MERCADO

Quer ter uma mercearia e não sabe quais produtos comprar no atacadista? Pense na sua lista de supermercado: ovos, leite, café, açúcar, manteiga, fósforo, achocolatado... "Aqueles produtos básicos que você sempre compra e precisa são o que a maioria das pessoas também vai comprar", explica Lauriane.

YOUTUBER FAMOSA

O sucesso nos negócios levou Lauriane a querer ajudar pessoas com seus conhecimentos. "Eu sempre gostei muito de dar dicas, mas sentia que às vezes as pessoas me achavam intrometida. Então comecei a gravar, falando para revendedoras de marcas de beleza que eu também vendia. As pessoas começaram a me perguntar sobre o cenário que aparecia nos vídeos, que era a mercearia. Aí comecei a falar do meu dia a dia também", conta.

A Rainha da Mercearia tem canal próprio no YouTube, já postou quase 2 mil vídeos desde que começou a dar dicas de negócios há três anos. Alguns vídeos somam mais de 170 mil visualizações, têm duração variável de seis a nove minutos ou até mais de uma hora. São mais de 76 mil inscritos no canal e milhões de pessoas assistindo a seus vídeos diariamente, o que lhe rende uma monetização de cerca de R$ 1 mil mensais, pagos pela plataforma.

Vídeo do canal da Lauriane Reis, Rainha da Mercearia

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