O conhecimento precisa estar na lista de prioridades de qualquer empreendedor que busca crescimento e sucesso no seu negócio. Administrar isso com o excesso de trabalho, a escassez de recursos e de tempo é um grande desafio.
Dominando ou não o que você faz no seu negócio, é preciso sempre estar aberto para conhecer mais e se atualizar. Vai começar do zero a empreender? Pesquise e estude sobre a área em que vai investir e aumente as chances de sucesso.
O bom de tudo isso é que as possibilidades de aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, são infinitas. Se você tem um celular com acesso à internet, pode se preparar para otimizar seu tempo e incluir de 10 a 30 minutos por dia na sua agenda para, num click, acessar a informação ou o conhecimento de que necessita.
Precisa saber mais sobre como definir preço final? Como negociar melhor com fornecedores? Quer aprender um recurso rápido de marketing nas redes sociais? Como abrir um negócio? Finanças, matemática, receitas, inglês, liderança, gestão de pessoas, contratação de funcionários, cursos de gastronomia e alimentação com receitas, molhos, massas...
Para qualquer tema, haverá centenas de cursos ou alguém on-line ensinando como fazer melhor.
EM QUALQUER TEMPO E LUGAR
No trajeto entre a casa e o trabalho, no carro, ônibus, metrô ou trem, no lazer ou na caminhada no calçadão ou parque, na hora do cafezinho, onde for, escute um podcast (espécie de programa de rádio que se ouve no celular em plataformas como o Spotify), acione o play de uma videoaula que salvou nos preferidos, assista a um debate virtual, leia um texto ou planilha que baixou na memória do celular... Qualquer tempo será uma maneira de ampliar seus conhecimentos.
FAÇA CURSOS ON-LINE RÁPIDOS
Plataformas gratuitas, como Academia Assaí e Sebrae EAD, são também meios de acessar cursos diversos focados nas "dores" e nas necessidades de todo empreendedor.
Ambas oferecem dezenas de opções, como: Vendas por Encomenda, Pizzaria, Mercearias, Bares e Lanchonetes na Academia Assaí; e opções de cursos na área de alimentos, como comidas típicas, pães, risotos, aproveitamento integral dos alimentos, docinhos básicos, decoração de bolos, dentre outros, no Sebrae EAD.
Diego Godoy, headhunter e dono da empresa Recrutamento Fácil, consultor do Sebrae/PR, indica plataformas como a Udemy e a Domestika, nas quais estão disponíveis milhares de cursos de diferentes áreas por preços acessíveis (a partir de R$ 20).
A carga horária é flexível e os cursos são divididos em fases ou etapas que você administra como puder. Ao final, recebe inclusive certificados de conclusão. Jorge Penillo, coach e mentor de liderança e carreira, conhecido como "Dr. Carreira", indica conteúdos da rede de empreendedores Endeavor Brasil e audiolivros com temas do seu interesse. "Em uma semana, é possível ouvir uma obra que você levaria mais de um mês para ler", reforça ele.
RETENHA O CONHECIMENTO - DICAS
Ajude seu cérebro a "entender" que as informações precisam ser armazenadas e não descartadas. Veja as dicas de Jorge Penillo, o "Dr Carreira":
FAÇA PAUSAS
Faça pequenas pausas a cada 50 minutos para o cérebro se oxigenar. "Isso funciona para desbloquear a criatividade. E a cada hora você conseguirá ler pelo menos por alguns minutos, acumulando mais de uma hora de atualização de conhecimento sem muito esforço", sugere.
CRIE MAPAS MENTAIS
Esse mapa nada mais é do que uma representação visual com frases, palavras e desenhos, anotados em papel, por exemplo, que representem o que você ouviu, leu ou aprendeu nos cursos. E isso pode ser feito à noite, antes de dormir. "A pessoa ficará surpresa, no outro dia, quando lembrar facilmente as informações”, revela Penillo.
ESTUDE TEMAS VARIADOS
Ler ou estudar sobre temas diferentes, que não tenham relação com o negócio, também vai lhe fazer bem pessoal e profissionalmente. Enquanto você “relaxa” conhecendo outros assuntos, observa o que acontece de diferente no mundo. Isso pode trazer até novas ideias, perspectivas e planos para o seu negócio.
ESTUDO E IDEIAS NOVAS
Foi depois de fazer um curso no Sebrae que a empresária Maria Lopes Bonamigo colocou em prática um plano para driblar a queda no faturamento do seu restaurante Jeito Mineiro, em Curitiba, no Paraná. Passou a vender congelados, com os pratos da comida brasileira que ela serve no local. Feijoada, lasanha, dobradinha e rabada congeladas vão ajudar nos planos de expandir a operação também para os supermercados.
SEGURANÇA E BEM-ESTAR DE MOTOBOYS E BIKEBOYS
ARGENTINA: CULTURA, LAZER E GASTRONOMIA
MARCAS PRÓPRIAS OFERECEM MELHOR CUSTO-BENEFICIO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE: PRIORIDADES DO SEU NEGOCIO
CUSCUZ: VEJA QUATRO MANEIRAS DE PREPARAR E SERVIR
RAINHA DA MERCEARIA DÁ LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
NOVA EMBALAGEM 100% RECICLÁVEL DA COCA-COLA BRASIL
PIZZARIA É MODELO DE COMO APRENDER A EMPREENDER
AUXÍLIO EMERGENCIAL POSSIBILITA EMPREENDIMENTO
QR CODE FACILITA A VIDA DE QUEM VENDE E CONSOME
LIXO ZERO: CERTIFICADOS PRO MEIO AMBIENTE
PIZZA CONE: OPÇÃO DE SUPERAÇÃO E TRABALHO EM CASA
CACHORRO-QUENTE PODE SER O NEGÓCIO DA SUA VIDA
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!