Observe: a frase é clássica – Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Não existe desperdício, tudo pode ser parte de um novo ciclo, reutilizado, reprocessado.
Em ambientes como os de restaurantes, lanchonetes, padarias, pizzarias e pequenos negócios do gênero, um olhar detalhado para essa parte da operação pode significar muita economia e melhor desempenho no dia a dia.
"Debruçar o olhar" sobre o lixo do estabelecimento é o primeiro passo para reduzi-lo, defende Kallel Kopp, diretor e cofundador da assessoria de sustentabilidade Neutralize. "Separe e mantenha todo o material reservado por uma semana. Quando guardar esse lixo, você saberá o tamanho do problema e as soluções necessárias para resolver", indica o especialista, que é também embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil.
De maneira prática e direta, ele lista o passo a passo de como empreendimentos que querem reduzir o lixo podem começar a diminuir o impacto dessa parte da operação no negócio, com efeitos até na redução de gastos.
RESTAURANTE LIXO ZERO
Um dos primeiros restaurantes "lixo zero" do país começou a funcionar em 2015 com medidas práticas.
A Casa Origem, de Florianópolis, optou por embalagens de papel (sem película de plástico) e de fibra de trigo como alternativas mais sustentáveis. Fez parceria com empresa especializada e destina seus resíduos orgânicos para compostagem, algo como 8 kg por semana, que lhe rendem R$ 0,73 por kg.
Atualmente, o negócio consegue gerar 91% menos resíduos que no início das atividades.
UTILIZA MUITO ISOPOR?
Troque por embalagens de papel ou material reciclável.
SOBRA MUITA COMIDA NO PRATO DO CLIENTE?
Reduza as porções em até 30% e observe quando se dá a estabilidade do consumo.
DESCARTA APARAS DE CARNE, CASCAS DE LEGUMES E VERDURAS?
Transforme em caldo e molhos para usar nas receitas.
EVITE OFERECER SACOLAS PLÁSTICAS PARA O CLIENTE
Incentive que ele traga a própria sacola.
PORCIONE GUARDANAPOS EM QUANTIDADE SUFICIENTE
Para uso individual no local.
INFORME AO CLIENTE
Embalagens sustentáveis, como as de papel, são até 1.000% mais caras que as de plástico e isopor (custam, em média, R$ 2,00, contra R$ 0,15 do isopor). Joana Câmara, da Casa Origem, ressalta que o empreendedor não deve ter medo de dividir esse custo com o cliente e informá-lo: "Diga a ele por que está fazendo a troca. É do interesse dele também gerar menos danos ao meio ambiente. Devemos sensibilizar os clientes sobre isso”.
PRODUÇÃO DE LIXO
O Brasil é o campeão na América Latina na geração de resíduos sólidos por ano: são 79 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), número que representa 40% do lixo gerado na região, incluindo Caribe.
COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO?
Empresas que usam as melhores práticas podem requerer a certificação pelo Instituto Lixo Zero Brasil. São quatro passos:
Aplicar-se no processo, com informações da empresa;
Incluir dados relativos à geração de resíduos no estabelecimento;
Passar pela auditoria do Instituto;
Aguardar a certificação, após todas as etapas serem cumpridas.
Mais detalhes no site certificacaolixozero.com.br
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