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MERCADO VEGANO APONTA O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

Em 2040, 60% das carnes serão de origem vegetal. A boa notícia é que é possível oferecer opções veganas a partir de alimentos simples e baratos

Cada vez mais pessoas estão deixando de comer carne ou de consumir produtos de origem animal. De acordo com um levantamento encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e feito pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em 2021, em todas as regiões brasileiras, 46% das pessoas não comem carne pelo menos uma vez por semana por vontade própria. 

Outra pesquisa, essa da Euromonitor, revelou que o aumento do mercado vegano é impulsionado também pelo hábito de consumo dos “flexitarianos” – pessoas que comem carne, por exemplo, mas eventualmente deixam a proteína animal fora do prato.

“É um caminho sem volta, quem não entender e entrar nessa, vai ficar para trás” 

 

Mônica Buava, diretora de estratégia da Sociedade Vegetariana Brasileira

 

CARNE VEGANA EM ALTA

Segundo a diretora de estratégia da SVB, Mônica Buava, o que vem provocando o aumento do consumo de comida vegana é a conscientização. 

“Os seres humanos vêm ampliando seus círculos de compaixão, entendendo como suas atitudes influenciam a vida de outros seres e também a sua própria. E, com o advento da internet, esses impactos ficaram mais acessíveis”, afirma. 

Ainda segundo ela, o acesso à informação e a produtos mais sustentáveis e saudáveis permite que, muitas vezes, as pessoas escolham produtos de origem vegetal, também chamados de plant-based.

Mônica destaca um estudo da empresa de consultoria AT Kearney, que assinalou que, em 2040, 60% do mercado de carne deve ser vegano: 35% serão feitos em laboratório e 25% serão totalmente plant-based, gerando produtos que lembram a aparência e o sabor da carne. 

A especialista avalia que “o mercado vegano é o futuro da alimentação, seja por questões de saúde, ambientais, tecnológicas ou de justiça social. É um caminho sem volta, quem não entender e entrar nessa, vai ficar para trás”.

E O CARDÁPIO, COMO FICA?

Se quem não entrar na onda do crescimento do mercado vegano vai ficar para trás, então, será que os negócios do setor de alimentação precisam fazer grandes mudanças no cardápio para agradar a vegetarianos e veganos? Não necessariamente. 

Embora, segundo a diretora da SVB, muitos produtos veganos sejam acessíveis apenas para pessoas com maior poder aquisitivo, “essa lacuna precisa ser preenchida com produtos de qualidade, com alto valor nutricional e com preço baixo”. E isso é possível.

“O vegano que tem acesso a um restaurante self-service, por exemplo, não passa perrengue. Se tiver arroz, feijão, salada, batata frita e brócolis, que também são fonte de proteína, temos um prato vegano”, conta Érika Sá da Silva, paulistana de 43 anos, vegetariana há mais de seis e vegana há pelo menos três anos. 

Portanto, com criatividade, é perfeitamente possível oferecer opções veganas usando ingredientes baratos e que são comuns na culinária brasileira. Dessa forma, dá para atender a vegetarianos e veganos sem fazer grandes alterações no cardápio.

 

Benefícios para o ESTABELECIMENTO

Quem tem um negócio de alimentação tem muito a ganhar com a inclusão de itens de origem vegetal no cardápio. Confira os principais benefícios:

- REDUÇÃO DE CUSTOS 

Carnes, ovos, leite, queijo e outros derivados de origem animal são produtos que representam uma boa parte do orçamento de restaurantes e lanchonetes, afinal, nem sempre é possível encontrar produtos de qualidade com preços baixos. 

- AUMENTO DOS GANHOS 

Incluir alimentos veganos no cardápio aumenta a quantidade de clientes que podem ser atendidos pelo estabelecimento, já que atrai veganos, vegetarianos e flexitarianos. Consequentemente, o faturamento aumenta.

- VISIBILIDADE NAS REDES 

Itens plant-based são relacionados à sustentabilidade e à alimentação saudável, o que promove uma imagem de responsabilidade social e ética ao negócio. Apoiar esse tipo de causa atrai um público consciente e cada vez mais exigente.

- INCENTIVO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

Estabelecimentos que oferecem alimentos plant-based no cardápio geram gatilhos que incentivam crianças e adultos a consumirem mais vegetais, grãos integrais e outros alimentos in natura benéficos para a saúde.

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