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CONEXÃO EMOCIONAL COM O CLIENTE É O CAMINHO DE UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à relação com os clientes, que cada vez mais buscam experiências positivas de consumo

É fato: o comportamento do consumidor mudou com a pandemia – o isolamento social acelerou a transformação digital e isso fez com que os clientes ficassem mais exigentes do que antes. 

Diante disso e em um contexto altamente competitivo, as empresas tiveram que mudar seus processos para criar conexões sólidas com seu público. Afinal, hoje, o poder de decisão está nas mãos do cliente, a poucos cliques de distância.

Sendo assim, criar uma conexão emocional com o cliente é capaz de garantir bons resultados para o negócio. Segundo Johnny Chi We Wei, cofundador e especialista em novos negócios da Vertem, “a conexão com o cliente é essencial para o sucesso do varejo, pois ajuda a construir uma relação duradoura e significativa, impulsiona as vendas e pode criar uma vantagem competitiva para a empresa”.

"O importante é ter uma narrativa muito clara e que mostre a singularidade da empresa e os valores que foram construídos ao longo do tempo. Além disso, a história tem que ser atualizada, porque ela não termina neste ano, os marcos continuam acontecendo” - Johnny Chi We Wei, cofundador e especialista em novos negócios da Vertem

A JORNADA DE COMPRA

O caminho que o cliente percorre desde o momento em que decide pesquisar algum produto ou serviço até a decisão de adquiri-lo é chamado de jornada de compra. De maneira geral, ela envolve quatro etapas fundamentais:

- Aprendizado e descoberta

Neste momento, o consumidor não sabe exatamente qual é o seu desejo ou necessidade e inicia as pesquisas sem saber muito bem aonde quer chegar. 

- Reconhecimento do problema

Agora ele já sabe que tem um problema a ser resolvido ou uma necessidade a ser atendida, então, pesquisa as possíveis soluções. 

- Consideração

Neste estágio, o cliente já sabe como solucionar o problema a partir das opções disponíveis no mercado.

- Decisão

Aqui, o cliente já está praticamente decidido, mas pode ser que ele precise de um último incentivo para consumir ou comprar algo.

Em todas as etapas da jornada de compra, é importante criar conexão emocional com o cliente. 

“Hoje, os clientes desejam que a abordagem seja cada vez mais personalizada e que, inclusive, as empresas forneçam recomendações de acordo com o seu estilo de consumo, que os ajudem a solucionar suas necessidades rapidamente”, avalia o especialista.

 

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: O QUE É ISSO?

Além de se preocuparem com a jornada de compra, empreendedores do setor de alimentação precisam olhar para o que os especialistas chamam de experiência do cliente. O termo envolve tudo que o negócio oferece para que o consumidor perceba que comprar do estabelecimento proporciona benefícios.

Johnny Chi We Wei explica que “quando os clientes sentem que a marca entende a sua relação de consumo e de interesse, eles são mais propensos a confiar e desenvolver uma conexão emocional. Isso pode levar a uma maior probabilidade de lealdade e recomendações positivas”. 

Em outras palavras, experiência do cliente é a relação que o estabelecimento cria com seu público-alvo desde o primeiro contato, levando em conta todos os pontos, como divulgação, atendimento, produtos, ambiente, preços e forma de pagamento, tecnologia, internet e qualquer outra interação que o negócio possa oferecer até o momento em que o cliente deixa o local.

 

CONECTE-SE COM O SEU CLIENTE

Confira dicas para desenvolver uma conexão emocional com o cliente:

- CONHEÇA A CONCORRÊNCIA

Como o seu concorrente se relaciona com o cliente dele? Pesquise quais estratégias ele usa para atrair e fidelizar a clientela. Descubra, também, quais são os pontos em comum e os divergentes entre o seu negócio e o dele e se ele tem algum diferencial relevante.

- FAÇA PROMOÇÕES

Que tal oferecer benefícios reais para o seu cliente? Promoções relacionadas ao preço dos produtos, como combos e programas de fidelidade, por exemplo, são maneiras de entregar vantagens verdadeiras, fazendo com que as pessoas sintam-se prestigiadas e queiram voltar.

- CONHEÇA SEU CLIENTE

Qual é o perfil do público? Quais são seus interesses, suas necessidades e desejos? Levante dados como idade, gênero, localização geográfica, renda e hábitos de consumo. Para isso, pergunte, observe e esteja atento às avaliações e aos comentários na internet.

- TRATE BEM SEUS FUNCIONÁRIOS

O bom atendimento começa pelo dono. Quando os colaboradores sentem que são bem tratados no ambiente de trabalho, a tendência é que repassem isso para o cliente. Funcionários felizes ajudam a criar uma boa experiência de consumo. 

- USE A INTERNET A SEU FAVOR

Aproximar-se do cliente na internet é uma estratégia valiosa, afinal, as redes sociais e o Google são muito utilizados atualmente para fins de pesquisa e de interação com as marcas. Na internet, o consumidor pode entender o que o negócio oferece em termos de benefícios materiais e emocionais.

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