FERTILIZANTE DE ALTA QUALIDADE
Fertilizantes são insumos que servem para manter o solo fértil e, de acordo com a Embrapa, a demanda é crescente, o que leva à redução da quantidade disponível e ao consequente aumento de preços.
Nesse sentido, a compostagem tem um papel importante para a sustentabilidade econômica do planeta, já que reduz o uso de produtos químicos. O composto orgânico funciona como um fertilizante sustentável de alta qualidade.
“Ele fornece vida para o solo, ajuda na absorção de água reduzindo a necessidade de irrigação, oferece micro-organismos benéficos para as plantas e colabora para a melhor absorção dos nutrientes”, explica Lucas Chiabi, engenheiro ambiental fundador do Ciclo Orgânico, empresa de compostagem de resíduos orgânicos.
Lucas lembra ainda que “a compostagem é uma forma de replicar um pouco do que acontece na natureza, que produz a matéria orgânica e a transforma em adubo".
COMO USAR O COMPOSTO ORGÂNICO
O composto orgânico gerado pela compostagem pode ser direcionado para diferentes fins. No agronegócio, é capaz de representar uma enorme economia para os produtores de alimentos, já que, muitas vezes, tem a função de substituir fertilizantes caros e prejudiciais à natureza.
Em menor escala, no entanto, a compostagem pode ser feita de forma doméstica, e o composto pode ser usado para adubar vasos de plantas, hortas e jardins, tanto nas residências quanto nos pequenos negócios.
Os pequenos empreendedores que têm hortas próprias, por exemplo, obtêm benefícios ao usar o composto para melhorar a qualidade das hortaliças produzidas internamente sem precisar gastar.
Além disso, as empresas podem usar o fertilizante natural obtido com a compostagem para realizar ações de marketing com o objetivo de transmitir uma imagem de negócio sustentável.
E podem ainda presentear com o próprio composto, outra ideia é criar brindes personalizados, como vasos de plantas para serem adubados com o composto, ou cartões-semente, cujo objetivo é incentivar o plantio de hortaliças.
O adubo orgânico líquido é mais um produto que pode ser obtido a partir da compostagem. Como fertilizante, também pode ser aplicado em vasos e jardins para complementar a adubação feita com o composto sólido por meio da pulverização nas folhas ou da irrigação do solo. Além de alimentar as plantas, ajuda no controle de doenças e insetos.
COMPOSTAGEM DOMÉSTICA
Para fazer a compostagem em pequena escala, ou doméstica, é preciso ter uma composteira. Existem opções disponíveis no mercado e, em termos gerais, o kit com todos os itens necessários para a compostagem costuma ter um preço bastante acessível.
Mas também é possível fazer uma composteira usando materiais fáceis de encontrar ou que podem ser reutilizados, como baldes de plástico que normalmente vão para o lixo de padarias e restaurantes. Um exemplo é o balde de gordura vegetal, normalmente de 15 kg.
“A compostagem é uma forma de replicar um pouco do que acontece na natureza, que produz a matéria orgânica e a transforma em adubo"- Lucas Chiabi, fundador do Ciclo Orgânico
O QUE COLOCAR NA COMPOSTEIRA?
@cicloorganico