Conteúdo principal

FARINHA DE MANDIOCA, AIPIM, MACAXEIRA…

Produto derivado de raiz tuberosa consumida em todo o Brasil, utilizado no preparo de receitas e até nas finalizações, a farinha carrega uma pluralidade em sua fabricação tão diversa quanto a cultura brasileira

A mandioca – que também é chamada de aipim ou macaxeira, dependendo da região do país – é um alimento muito característico da gastronomia brasileira e é encontrada em praticamente todos os estados. Raiz tuberosa nativa da América do Sul, era muito consumida pelos povos originários e até hoje tem uma utilização muito vasta e diversificada. 

Existem registros de fabricação de pilões empregados na produção da farinha de mandioca que, de acordo com historiadores, remontam a pelo menos dois mil anos atrás. Além de ser saborosa, ela combina bem com outros sabores, podendo ser consumida como prato doce, salgado ou um bom acompanhamento. 

A mandioca oferece muitos benefícios ao ser humano, como a prevenção de doenças cardiovasculares, melhoria na energia e disposição, controle do diabetes, e ainda promove a saúde do cabelo, da pele e das unhas, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, auxilia na perda de peso, previne alguns tipos de câncer, melhora o humor, previne prisão de ventre, dentre outros.

TIPOS

Existem no Brasil inúmeros tipos de farinha de mandioca, que se diferenciam no tipo de produção, na cor, nos tamanhos e na utilização.

Porém, basicamente, há a farinha seca, obtida a partir da mandioca ralada e prensada, e finalizada em fornos ou secadores. É mais comum na região sul do país e costuma ser mais grossa e amarelada, com sabor mais neutro.

Já a farinha d'água também é produzida da mandioca ralada e prensada, mas é deixada de molho em água por alguns dias antes de ser torrada. É mais comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Por sua vez, a farinha de beiju, como é conhecida, é elaborada a partir da goma da mandioca, apresenta uma textura flocada e é frequentemente servida como acompanhamento de pratos como churrasco na região Sudeste. Além disso, é empregada no preparo de pirão, tutu e farofas temperadas.

 

Farinha de Morretes

A farinha artesanal de mandioca grossa de Morretes (PR) destaca-se como um produto característico da culinária paranaense, sendo cuidadosamente elaborada de forma artesanal e com ingredientes selecionados. 

Originária da cidade histórica, essa farinha é considerada uma verdadeira iguaria, que confere sabor e textura excepcionais a uma variedade de receitas, sobretudo o barreado, prato típico local.

 

Farinha de guerra

Tradicional no sul do país, especialmente em Santa Catarina, foi muito consumida durante a Segunda Guerra Mundial, quando houve escassez de trigo para a produção de farinha no Brasil. 

Ela era uma alternativa mais barata e acessível para diversas receitas, especialmente de pães e bolos. Atualmente é vista como um produto gourmet e marca presença em diversos pratos da culinária regional, como bolos, pães e biscoitos. Por ser torrada em forno a lenha, possui sabor característico e uma cor mais escura.

 

Farinha de Bragança

Com uma trajetória de mais de cem anos, a farinha de Bragança conquistou admiradores desde o seu surgimento, em 1900, quando passou a ser comercializada em Belém (PA). 

Essa farinha se destaca por sua textura e sabor, características que resultam do seu processo de fabricação, conferindo-lhe uma crocância irresistível, sabor intenso e uma distinta cor amarelada. 

É especialmente apreciada em lanches rápidos e tornou-se um acompanhamento indispensável para uma refeição com açaí. Também utilizada em diversos pratos, a sua versatilidade é aproveitada como base para degustações, caldos e pratos principais.

 

Farinha em Minas Gerais

A importância da farinha de mandioca para a gastronomia mineira é muito grande. Pratos como o tutu de feijão, o feijão tropeiro e aqueles feitos com o polvilho, como o pão de queijo, são grandes pilares da gastronomia do estado e até nacional.

 

Farinha de Buerarema

Essa farinha tem o nome de um município no sul da Bahia, onde é produzida em pequena escala. Há também na Bahia as variedades mais finas, fabricadas nos municípios do recôncavo baiano, mais especificamente em Santo Antônio de Jesus. 

Elas possuem algumas características, como a cor mais esbranquiçada. As farinhas são usadas em preparos culinários, como farofas temperadas, pirão, paçoca de pilão e muitos outros.

 
 

Como montar uma pequena cafeteria no seu negócio com Pilão

Confira dicas infalíveis para tirar um projeto do papel com a qualidade e o sabor de Pilão
Leia mais +

2 receitas de caldos para o inverno com calabresa perdigão

Confira as sugestões de Perdigão para aquecer o seu inverno!
Leia mais +

Aurora Bem Leve: produtos pensados para quem quer sabor, saúde e praticidade

Procura por uma vida mais leve? Aurora traz qualidade, equilíbrio e sabor para o seu dia a dia
Leia mais +

Diferencie seu produto com molhos Arrifana

Utilize os molhos prontos de forma prática e criativa nos seus produtos e faça o seu cliente voltar e querer mais
Leia mais +

5 motivos para apostar na reciclagem com Dover-Roll

A reciclagem é a chave para diminuir os impactos negativos no meio ambiente e melhorar como sociedade
Leia mais +

Como higienizar corretamente frutas e vegetais?

Aprenda com a Água Sanitária Suprema métodos eficazes de higienização de vegetais e frutas para garantir a segurança alimentar
Leia mais +

MERCADO VEGANO APONTA O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

Saiba por que o mercado vegano cresce e se consolida a cada dia!
Leia mais +

CONEXÃO EMOCIONAL COM O CLIENTE É O CAMINHO DE UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

Invista na conexão emocional com o cliente do seu negócio?
Leia mais +

CUSTOS DO DELIVERY: TENHA TUDO NA PONTA DO LÁPIS

Como você calcula os custos do delivery?
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2023 APOIA NEGÓCIOS DE TODO O PAÍS

Fique por dentro do Prêmio Academia Assaí 2023!
Leia mais +

BOLETO FALSO? NÃO CAIA NESSA!

Veja como se prevenir contra o golpe do boleto falso!
Leia mais +

SOBÁ DA JADI - TRADIÇÃO EM BEM SERVIR

Conheça os sabores e as histórias do Sobá da Jadi!
Leia mais +

QUEIJO SEM LEITE, BOLO SEM OVOS? A PADARIA VEGANA TEM!

Veja como padaria vegana fatura com itens sem origem animal!
Leia mais +

COMPOSTAGEM É MEIO SUSTENTÁVEL PARA OBTER FERTILIZANTE NATURAL

Você faz compostagem com os resíduos do seu estabelecimento?
Leia mais +

O PODER DA JANTINHA

Aposte na jantinha e economize tempo e dinheiro!
Leia mais +

ATENDIMENTO IMPECÁVEL, A CHAVE DO SUCESSO DE UMA CAFETERIA CHAMADA GATOS DE RUA

Conheça a história da cafeteria Gatos de Rua (e por que ela tem esse nome)!
Leia mais +

BUFFET DE FESTAS PASSO A PASSO

Aumente seu faturamento abrindo um buffet de festas!
Leia mais +

GASTRONOMIA DEPOIS DA PONTE DA AMIZADE

Gastronomia, história, cultura: conheça o Paraguai além das compras!
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!