Conteúdo principal

GASTRONOMIA DEPOIS DA PONTE DA AMIZADE

Conhecimentos indígenas e sabores europeus deram origem a uma culinária exclusiva, que conquista facilmente o paladar dos brasileiro

Muito mais do que a Ponte da Amizade, a fronteira com o Brasil e as compras de produtos importados, principais atrativos do país, o Paraguai tem quase 407 mil km² de área e muita coisa para ser explorada por quem conhece pouco (ou quase nada) do nosso vizinho sul-americano. 

Um pouco afastada da divisa, a capital Assunção, cantada por Chitãozinho e Xororó em “Galopeira”, tem museus e construções importantes, além de bons restaurantes e bares.

Com os paraguaios, nós, brasileiros, temos culturas e hábitos parecidos. A começar pela cozinha. Em algumas regiões do interior do Brasil, o tereré é uma paixão. Apesar de também ser feita com erva-mate, a bebida que vem do Paraguai é gelada e bem diferente do chimarrão. 

Outra iguaria do vizinho facilmente encontrada por aqui é a chipa (veja receita nesta matéria), uma espécie de versão paraguaia do nosso pão de queijo, vendido em muitas padarias Brasil afora. 

Tem, ainda, a sopa paraguaia, que, apesar de ser chamada assim, é uma espécie de bolo de milho com queijo, bastante consumido no Mato Grosso do Sul.

INFLUÊNCIAS

Para além das semelhanças com o paladar brasileiro, a gastronomia paraguaia sofreu influências indígenas e europeias, o que faz com que ela seja única. 

A influência dos povos guarani é uma das características mais marcantes na cultura (e na mesa) do Paraguai. Por lá, tem muita comida originária, o que inclui, principalmente, milho, mandioca e amendoim. 

Esses ingredientes se misturam a legumes e carnes, herança dos imigrantes espanhóis. O Batiburrillo, por exemplo, une conhecimentos indígenas a sabores europeus, resultando em um delicioso ensopado de miúdos. 

Os paraguaios também apreciam muito as sobremesas. A mais típica é uma fusão das culturas guarani e jesuíta e leva farinha de milho, abóbora, açúcar, leite e queijo. É chamada de Quivevé.

Campanário, Missão Jesuíta Guarani, Santísima Trinidad de Paraná. Paraguai

 

COMPRAS E TURISMO

Com certeza, o turismo de compras é um dos atrativos mais fortes do Paraguai. Na divisa com o Brasil e a Argentina, conhecida como tríplice fronteira, o comércio de importados é extenso e, por isso, turistas enchem as ruas. 

Por lá, vende-se de artigos eletrônicos a bugigangas, normalmente com preços bem abaixo dos encontrados no mercado brasileiro. 

Para além do turismo de compras e um pouco distante da fronteira, a capital Assunção tem atrativos interessantes. O Palácio de López, por exemplo, é a sede do governo e tem uma arquitetura impressionante. 

O Panteão Nacional dos Heróis também é uma construção que vale a pena conhecer pela beleza, além do mausoléu que valoriza a memória dos heróis de guerra. Assunção conta, ainda, com parques, igrejas, museus e belas praças.

 

GASTRONOMIA TÍPICA PARAGUAIA

Sopa paraguaia

Um bolo de milho salgado com queijo é a famosa sopa paraguaia. O prato deve ser preparado com milho fresco, flocos ou farinha de milho e, além do queijo, pode ser recheado com carnes ou legumes, por exemplo. A sopa paraguaia é resultado de uma receita guarani.

Vori Vori

Este prato é um ensopado que, normalmente, é consumido no inverno por ser muito calórico. Trata-se de uma sopa com bolotas de farinha de milho, carne e ossos. O Vori Vori já foi eleito como uma das melhores sopas do mundo pelo portal Taste Atlas. Vori, na língua tupi-guarani, significa bolinha.

Mbeju

Esta iguaria é parecida com a tapioca e tem uma forte influência indígena. 

Farinha de mandioca, queijo curado e manteiga são a base do Mbeju, que é uma espécie de tortilla bem saborosa usualmente consumida pura no café da manhã ou no jantar. 

Dá para adaptar a receita e usar a nossa tapioca.

Quivevé

Na hora da sobremesa, a dica é o Quivevé. Assim como boa parte dos pratos paraguaios, esta delícia é feita a partir do milho, mais especificamente da farinha. 

Leva açúcar, leite e queijo, é cremoso e, por causa da abóbora, que também entra na receita, chama atenção pela forte cor alaranjada.

 

Receita

CHIPA DE QUEIJO

A chipa de queijo é uma receita tradicional paraguaia, mas também pode ser encontrada no Brasil, especialmente em regiões do interior do país, como Mato Grosso do Sul e Goiás. 

Juntos, polvilho, óleo, queijo, ovos e sal resultam nesta delícia, que lembra o pãozinho de queijo mineiro. Que tal aprender a receita deste biscoito que vai bem no lanche ou no café da tarde? É muito fácil de fazer, confira!

Ingredientes

✓ 350 g de polvilho doce

✓ 350 g de queijo meia-cura de boa qualidade

✓ 70 mililitros de leite

✓ 3 colheres (sopa) de margarina

✓ 3 ovos

✓ 1 pitada de sal

 

Modo de preparo

Rale o queijo meia-cura no ralo grosso. Em uma tigela, misture o queijo com os outros ingredientes, com exceção do leite. Mexa bem e vá acrescentando o leite aos poucos até dar o ponto (quando a massa não grudar mais na mão). 

Sove em uma bancada e faça rolinhos para modelar no tradicional formato de U. Depois, é só assar em forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos até que os biscoitos estejam levemente dourados.

Como montar uma pequena cafeteria no seu negócio com Pilão

Confira dicas infalíveis para tirar um projeto do papel com a qualidade e o sabor de Pilão
Leia mais +

2 receitas de caldos para o inverno com calabresa perdigão

Confira as sugestões de Perdigão para aquecer o seu inverno!
Leia mais +

Aurora Bem Leve: produtos pensados para quem quer sabor, saúde e praticidade

Procura por uma vida mais leve? Aurora traz qualidade, equilíbrio e sabor para o seu dia a dia
Leia mais +

Diferencie seu produto com molhos Arrifana

Utilize os molhos prontos de forma prática e criativa nos seus produtos e faça o seu cliente voltar e querer mais
Leia mais +

5 motivos para apostar na reciclagem com Dover-Roll

A reciclagem é a chave para diminuir os impactos negativos no meio ambiente e melhorar como sociedade
Leia mais +

Como higienizar corretamente frutas e vegetais?

Aprenda com a Água Sanitária Suprema métodos eficazes de higienização de vegetais e frutas para garantir a segurança alimentar
Leia mais +

MERCADO VEGANO APONTA O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO

Saiba por que o mercado vegano cresce e se consolida a cada dia!
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2023 APOIA NEGÓCIOS DE TODO O PAÍS

Fique por dentro do Prêmio Academia Assaí 2023!
Leia mais +

CONEXÃO EMOCIONAL COM O CLIENTE É O CAMINHO DE UM NEGÓCIO BEM-SUCEDIDO

Invista na conexão emocional com o cliente do seu negócio?
Leia mais +

FARINHA DE MANDIOCA, AIPIM, MACAXEIRA…

Veja como a farinha de mandioca é usada (e chamada) pelo Brasil afora!
Leia mais +

CUSTOS DO DELIVERY: TENHA TUDO NA PONTA DO LÁPIS

Como você calcula os custos do delivery?
Leia mais +

SOBÁ DA JADI - TRADIÇÃO EM BEM SERVIR

Conheça os sabores e as histórias do Sobá da Jadi!
Leia mais +

BOLETO FALSO? NÃO CAIA NESSA!

Veja como se prevenir contra o golpe do boleto falso!
Leia mais +

QUEIJO SEM LEITE, BOLO SEM OVOS? A PADARIA VEGANA TEM!

Veja como padaria vegana fatura com itens sem origem animal!
Leia mais +

COMPOSTAGEM É MEIO SUSTENTÁVEL PARA OBTER FERTILIZANTE NATURAL

Você faz compostagem com os resíduos do seu estabelecimento?
Leia mais +

O PODER DA JANTINHA

Aposte na jantinha e economize tempo e dinheiro!
Leia mais +

ATENDIMENTO IMPECÁVEL, A CHAVE DO SUCESSO DE UMA CAFETERIA CHAMADA GATOS DE RUA

Conheça a história da cafeteria Gatos de Rua (e por que ela tem esse nome)!
Leia mais +

BUFFET DE FESTAS PASSO A PASSO

Aumente seu faturamento abrindo um buffet de festas!
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!