Sair de uma festa de aniversário e levar para casa uma fatia generosa de bolo num pratinho com um mix de salgadinhos e docinhos é quase um ritual, não é mesmo?! O hábito que se repete há décadas virou negócio de sucesso no último ano, com nome próprio: é o kit “fim de festa”.
A ideia caiu no gosto do consumidor, com a chance de ter em casa as delícias das festas de criança. E, se tem quem queira comprar, então é a ocasião ideal para vender! É possível começar do zero em casa ou ampliar o cardápio se você já atua no segmento de doces e festas.
Cores, sabores e muita animação são o segredo da Delikata para conquistar os clientes de Recife (PE) com seu "Pratinho da Mainha". @delikata
Por onde começar a vender kit fim de festa?
Dê os primeiros passos na cozinha de casa mesmo! Independentemente do tamanho do seu negócio, você precisa ter:
- Estrutura: fogão, forno, geladeira, liquidificador, travessas e panelas...
- Ingredientes centrais: farinha de trigo, açúcar, manteiga, chocolate em pó, fermento, leite, ovos, leite condensado, carne moída ou frango, dentre outros.
- Monte o kit fim de festa com: Uma fatia de bolo de aniversário, com bastante recheio e cobertura
- Até seis unidades de docinhos: brigadeiro, beijinho de coco, cajuzinho e dois amores
- Mix de salgadinhos: coxinha, risoles, bolinha de queijo, empadinha
- Diferenciais: torta salgada, empadão, kibe, esfiha, cachorro-quente, quindim e até um minirrefrigerante
Opção de kit fixo básico e, se preferir, crie variações personalizadas, à escolha do freguês
Marmitinha concorrida
Para a empreendedora Luana de Lima Conceição, de Candeias (BA), de 28 anos, a novidade surgiu em meados de 2021 a pedido dos próprios clientes, que queriam opções de salgados.
Ela, que atua com a venda de bolos de pote desde 2015, criou em 2019 o negócio As Delícias da Lu, especializado em bolos para aniversário e doces porcionados.
Dessa linha de produtos para o kit fim de festa foi um pulo: “Quando anuncio a venda do kit a pronta-entrega, o estoque se esgota muito rápido. Para conseguir dar conta da procura, ofereço o produto em dias fixos, assim os clientes não ficam sem a marmitinha”, explica ela que, em média, vende 50 kits por dia. @asdeliciasdalu_
Dicas importantes da Luana
Dica 1
Escolha bem como apresentar o produto, use embalagens que deixem os itens à mostra. “O visual é uma parte importante da venda”, explica Luana.
“Apesar de o isopor ser mais em conta, a tampa transparente expõe os produtos e faz com que o cliente sinta ainda mais vontade de consumir”, reforça ela.
Dica 2
Dentro do kit: adote um estilo informal, caseiro. Use guardanapos de papel para separar os itens ou capriche com papéis decorados, forminhas
para os doces e outras opções.
Dica 3
Opções de kit fim de festa
- Kit fixo no começo é mais prático
- Kit personalizado é um diferencial
Crie faixas de preços (entre R$ 19,90 até R$ 35,00 em média)
“Açúcar no sangue”
A empreendedora Janete Gomes Timbeba tem 54 anos e há 30 trabalha com culinária e decoração de bolos. Junto com a filha Cynthia, ela não para de estudar, inovar e investir em seu canal na internet: o Janete Culinarista Bom Sabor.
“É preciso ter açúcar no sangue para ter sucesso. Fazer o melhor que puder sempre e se dedicar muito, pois isso se reflete na qualidade do seu produto e na fidelidade do cliente”, afirma a empreendedora de Colatina, Espírito Santo.
Ela começou fazendo doces com apenas R$ 200,00 e uma cozinha emprestada de parentes. Foi ganhando a confiança do público em feiras, eventos e também com o delivery.
Com a filha, ela sempre busca novidades e testa novos produtos para atrair mais consumidores. O kit fim de festa entrou no cardápio em outubro passado e faz sucesso ao lado dos bolos de aniversário e dos kits para ocasiões especiais. @janeteculinaristabomsabor
Cynthia, que cuida da divulgação nas redes sociais da @janeteculinaristabomsabor, conta alguns segredos para vender mais:
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