Conteúdo principal

CRIATIVIDADE NOS NEGÓCIOS: TRAZ BONS RESULTADOS

Crie seu próprio mercado em 2022 usando ideias criativas.

E no começo de ano, então, a criatividade nos negócios cai como uma luva para revigorar o ânimo, melhorar as expectativas e conquistar mais resultados. Dá para começar reavaliando hábitos, pensando diferente e buscando novas soluções para algo que não deu certo até aqui.

Criatividade não vale apenas para os grandes negócios. É o que afirma Marília Cardoso, consultora e sócia da Palas Inovação e Gestão, de São Paulo/SP. Ela explica que “Inovação é um exercício de observação, saber ouvir o que o cliente quer e se ele está disposto a consumir aquela novidade”.

“Muitas vezes, a solução é simples. Até pintar o chão do estabelecimento, por exemplo, pode mudar a experiência do cliente e trazer um resultado impactante. Então, é importante desenvolver um olhar curioso, e ficar atento às oportunidades”, diz.

Como inovar usando a criatividade nos negócios?

A especialista reforça que inovar é um processo e que quem empreende no ramo alimentício pode começar incluindo um novo item no cardápio e, com o tempo, ir melhorando de acordo com o que os clientes dizem sobre ele. “É preciso ter espaço para coisas novas, para acertar, errar, experimentar”, destaca Marília.

- Lembre: “As dificuldades vão surgir, e o medo não pode paralisar o processo de inovação. O segredo é fazer, colocando-se no lugar do cliente e trocando ideias com outras pessoas. Dificilmente vamos acertar de primeira. Por isso, é importante lembrar que inovação é uma jornada, que exige um passo de cada vez”, orienta a consultora.

“O ideal é transformar os limões em caipirinha, porque só a limonada pode não ser suficiente para agregar valor” -  Marília Cardoso

Sem gastar muito

Veja ideias que podem fazer diferença no seu negócio

  • Defina seu objetivo: Atrair novos clientes? Aumentar as vendas de algum produto que não tem muita saída? Lançar algo que ninguém vende?
  • Observe seus concorrentes: Adapte alguma ideia ao seu negócio. Observar e melhorar algo pode ajudar a aumentar as vendas.
  • Converse: Procure saber por que os clientes gostam muito de um produto ou o rejeitam. São eles que vão dizer quais são os pontos positivos e negativos.
  • Prepare-se: Estude, leia, aprenda, entenda o mercado e o consumidor atual. Conte também com a Academia Assaí, que pode ajudar você com diferentes conteúdos gratuitos.

Inovação Brasil afora

Por toda parte, sempre há quem inove e consiga chamar a atenção dos clientes. A Espetinhos e Cia, de Campo Grande (MS), adaptou a ideia dos rodízios para seu negócio, oferecendo essa opção por um valor fixo. No pacote da experiência, estão incluídos os acompanhamentos. @espetoseciacg

A lanchonete Beto Viola, de Araras (SP), por exemplo, incluiu no cardápio o lanche Adão e Eva, feito com hambúrguer de soja, para atrair clientes que não comem carne.  @betoviolaii

10

Sabor intrigante

Sorvete salgado? A Solaretto Sorvetes, de Itápolis (SP), não teve dúvidas e inovou com receitas salgadas para aguçar a curiosidade dos clientes. @solarettosorvetes

E na linha do cliente escolhe o que quiser, a Confeitaria Make a Cake, do Rio de Janeiro (RJ), passou a oferecer bolos e recheios diversos ao gosto do freguês. O cliente monta tudo na hora, escolhendo o tamanho, o sabor da massa, o recheio e a cobertura. @makeacakeoficial

Os pães e massas da Caseirinhos da Dede, de Curitiba (PR), deram um passo adiante no tema funcional, chamando a atenção para o colorido dos produtos com ingredientes como ora-pro-nóbis e cenoura em sua composição. @caseirinhosdede

SONO DOS BEBÊS: COMO GARANTIR UMA BOA NOITE

Dicas para que o sono dos bebês dure a noite toda.
Leia mais +

ALTOS E BAIXOS NAS VENDAS. O QUE FAZER?

A gangorra das vendas é um movimento natural do mercado. Importante é entender as causas e achar o equilíbrio.
Leia mais +

PERU: ENTRE O MAR E A CORDILHEIRA

Na terra dos incas, além da arqueologia, a gastronomia conta muito da história desse país andino.
Leia mais +

PASTEL DE CAPIVARA - A IDEIA QUE SALVOU O NEGÓCIO

A criatividade de uma feirante de Curitiba (PR) não só salvou o seu negócio como dobrou as vendas e inspirou outros empreendedores.
Leia mais +

SEGURANÇA NA COZINHA É ESSENCIAL

Atenção é a palavra-chave para evitar riscos no ambiente de trabalho, especialmente na cozinha.
Leia mais +

OH, MY DOG! CACHORRO-QUENTE MADE IN BRAZIL

A regra do cachorro-quente era pão com salsicha, mas há muito tempo a criatividade brasileira rompeu fronteiras e expandiu limites.
Leia mais +

PASTEL: ESSA IDEIA CROCANTE DÁ LUCRO

Muito popular no Brasil, o pastel é uma boa ideia para empreender. Saiba como se diferenciar.
Leia mais +

REINVENTAR-SE SEMPRE!

Na Ilha do Governador, Leandro Teixeira, de 36 anos, e sua mãe, Irene, de 58, estão juntos à frente da Salgaderia.
Leia mais +

DE BRIGADEIRO EM BRIGADEIRO

Estudante de medicina começou a vender doces para pagar curso; negócio hoje tem loja própria e envolve toda a sua família.
Leia mais +

COMO POUPAR PARA INVESTIR?

Não espere "sobrar" dinheiro para investir no seu negócio. Especialista dá dicas de como fazer planos e colocá-los em prática.
Leia mais +

COMO ALCANÇAR MAIS CLIENTES NO INSTAGRAM?

Entenda como tornar mais atraente e relevante a página do seu negócio no Instagram, com dicas que podem ajudar você a ter mais seguidores e, claro, clientes!
Leia mais +

LÂMPADAS ECONÔMICAS: FAÇA A ESCOLHA NA HORA CERTA

Conheça mais sobre os diferentes modelos de lâmpadas - as mais econômicas e eficiente.
Leia mais +

KIT "FIM DE FESTA" É O NEGÓCIO DO MOMENTO

Combine lembrança boa de festa com momento certo de vendas e conquiste mais clientes.
Leia mais +

EMPREENDER NA PRÁTICA: O CURSO DA ACADEMIA ASSAÍ

Academia Assaí lança Empreender na Prática novo curso gratuito e on-line para quem quer ter um negócio.
Leia mais +

EXPANSÃO DO ASSAÍ ULTRAPASSA A MARCA DE 200 LOJAS

Empresa abre 2022 com expansão acelerada e planos de chegar a 300 lojas até 2023 no país.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!