Independentemente do tamanho do negócio, qualquer empreendimento passa por altos e baixos nas vendas. Seja por crises diversas, mudanças repentinas ou porque o produto oferecido é sazonal. Ou seja, há mais procura em alguns meses e menos em outros. Quando isso acontece, o faturamento aperta, as contas não fecham e é hora de buscar soluções.
Exemplos de produtos sazonais
- Sorvete – tende a vender menos nos meses de inverno
- Ovos de chocolate – exclusivamente vendidos na Páscoa
- Água, cerveja, sucos – vendem mais no verão e em finais de semana, e menos no inverno
As vendas diminuíram. E agora?
- Faça um levantamento dos produtos com mais ou menos saída
- Anote os períodos de altos e baixos nas vendas
- Organize seu estoque para evitar perdas nos meses mais fracos
- Faça promoções e ofertas
- Converse com seus clientes, eles vão ajudar você a entender o que está acontecendo – se há algum problema com os produtos, com o atendimento, com o período das vendas – e até a encontrar soluções práticas
“A loja física nunca vai acabar, mas a loja chata, a loja off-line e desatualizada, essa, sim, está com os dias contados” - Bruno Miranda, empreendedor
O que leva aos altos e baixos nas vendas?
“Os motivos podem ser datas comemorativas, períodos de seca ou chuva, alta ou baixa do câmbio, férias escolares e, como vimos, pandemias”, afirma Bruno Miranda, empreendedor e palestrante goiano especialista em pequenos negócios e criador da plataforma Encontre o Pequeno, que tem o objetivo de cadastrar e divulgar pequenos negócios gratuitamente.
- O primeiro passo é melhorar a gestão do negócio, ou seja, identificar exatamente em que época, dia da semana e até horários há mais ou menos vendas. De acordo com Bruno, “todo negócio, seja lá qual for o seu tamanho, precisa saber o que entra e o que sai e levar isso a sério”. Segundo ele, sem esses cuidados, o resultado pode ser desastroso, como o fechamento de muitos micro e pequenos negócios.
- Ter uma reserva financeira, não misturar as contas da empresa com as pessoais e oferecer produtos complementares são medidas simples que podem fazer diferença e sustentar as vendas em diferentes momentos.
- A Academia Assaí oferece uma série de materiais que podem ajudar. Os cursos gratuitos “Superando Desafios” e “Vencendo na Crise”, por exemplo, dão dicas, ideias e orientações capazes de colaborar para que o pequeno empreendedor possa se organizar e superar essas dificuldades nas vendas.
Usar a internet como estratégia
Não tem como lutar contra o universo digital, porque é lá que está a maioria dos consumidores. Por isso, esteja ON! “Ainda existem empresas físicas atendendo a consumidores cada vez mais digitais. Hoje em dia, os negócios precisam estar conectados à internet”, aconselha Bruno.
"Qualquer negócio que queira se manter ativo deve prestar um bom atendimento nos canais digitais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e marketplaces, por exemplo" − Bruno Miranda
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