Por trás do funcionamento das redes sociais, existe um conjunto de critérios e cálculos utilizados para determinar o que é mais ou menos relevante para que seus usuários visualizem o conteúdo publicado em uma página. São os famosos algoritmos do sistema.
Entender isso pode ajudar a responder a perguntas do tipo: "como tornar minha página mais popular?" ou "como atrair mais clientes no Instagram para o meu negócio?".
Recentemente, o próprio Instagram divulgou como são analisados os conteúdos publicados e as interações na rede para definir o que é, de fato, relevante para ser mostrado a cada usuário, dividindo em cinco categorias (feed, stories, reels, destaques e lives).
Confira algumas dicas que podem ajudar a manter uma página atraente para seus clientes e relevante dentro do próprio Instagram!
O que será mais importante em 2022?
O Instagram sempre valorizou as interações dentro da rede, mas, recentemente, passou a considerar mais importantes:
- vídeos
- curtidas
- posts salvos
- comentários
- mensagens (Direct ou chat privado)
Por isso, estimule seus seguidores a curtir, comentar, compartilhar e salvar os posts.
Assim, o Instagram irá entender seu perfil como relevante.
Tenha um perfil atraente para atrair clientes no Instagram
Pense e planeje com antecedência
A frequência das postagens importa, e muito. Manter constância de publicação é fundamental para a visualização do seu perfil. Só não exagere para não cansar seus seguidores. Apagar postagens com frequência também pode fazer sua página "perder" alguns pontinhos na escala de relevância.
Relacione-se com seu público
Conversar com os seus clientes/seguidores em postagens ou por direct contribui para a interação e aumenta a relevância da sua página. A velocidade conta, não espere dias para responder.
Explore vários canais dentro da plataforma
Publique carrossel de fotos, inclua vídeos, stories e explore os destaques da página. Isso é importante para manter um perfil mais ativo.
Faça publicações relevantes
Fazer muitos posts não significa ter mais chances de aparecer. As pessoas precisam se interessar por eles. O Instagram analisa seu histórico e as interações de uma publicação interferem no alcance das outras que você fizer.
Escolha os melhores horários para postar
O Instagram valoriza postagens que têm interações logo nos primeiros minutos. Observe como se comporta o seu usuário e aposte nos horários de mais interações. Exemplo: se o seu negócio é de venda de marmitas, experimente postar às 11 horas e veja se a resposta é mais rápida do que em outros horários.
Use palavras com o símbolo # (hashtag)
As hashtags são como temas de interesse para os usuários. Procure as mais úteis para o seu negócio, como produto, ingredientes, localização. Alguns exemplos: #Recife #bolodepote #chocolate #delivery.
Adicione sua localização
Se o seu negócio é local, é nos clientes da sua região que você deve focar. Existem quatro maneiras dentro da plataforma de atrair clientes próximos a você: “Adicionar Localização” no feed; no story (no "stiker" de localização que você encontra repetido na barra superior); na bio (em “Editar Perfil” / “Informações comerciais”, clique em “opções de contato”); e nas hashtags, como no exemplo acima.
Atue em várias frentes
O Instagram tem alguns recursos dentro da própria plataforma (feed, stories, reels, live e destaques). Produza conteúdo apropriado para cada um deles e cerque o seu público por todos os lados:
Feed
O feed nada mais é que a página principal do Instagram e funciona como a vitrine do seu negócio. Lá, você deve postar conteúdos de alto valor e que vão fortalecer a sua marca. As postagens podem ser feitas com fotos individuais, carrossel, vídeos e textos.
Stories
Aqui é o lugar para você contar pequenas "historinhas" e estabelecer conexão com seu público. O conteúdo fica no ar por 24 horas (a não ser que você salve nos destaques)
- Compartilhe publicações que você já postou no seu feed
- Faça vídeos ou fotos da sua rotina, dos bastidores do seu trabalho
- Faça pequenos vídeos ensinando algo, apresentando seu produto
- Compartilhe depoimentos/feedbacks de clientes/seguidores
- Faça perguntas em formato de texto, caixinhas, enquetes
Reels
A função principal deste recurso é a publicação de vídeos criativos de até 15 segundos, editáveis dentro do próprio aplicativo. É a parte em que os usuários esperam mais diversão!
- Mostre transições - antes x depois
- Tire dúvidas dos clientes
- Use músicas que engajam
- Use humor ao mostrar algo
- Aplique os efeitos da ferramenta
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