ORGANIZAÇÃO PARA CRESCER
Hoje, mais de três anos depois, Carol vive exclusivamente dos biscoitos recheados: vende pelas redes sociais, envia para outras cidades e ainda ministra cursos para compartilhar o que sabe e incentivar outras pessoas a terem seu próprio negócio.
Ela é o exemplo de microempreendedora que faz tudo sozinha: faz as compras, a massa, o glacê, a decoração dos biscoitos e das embalagens e a distribuição dos pedidos.
Todo fim de ano é uma correria, afinal, são muitas encomendas. “É nessa época do ano que eu produzo mais, porque atendo também empresas que querem presentear funcionários e clientes no Natal, além de eventos corporativos e festas de família. Em 2021, a primeira encomenda que recebi foi para fazer quatro mil minibiscoitos de uma vez, mas eu também trabalho com caixinhas de presente que vendem bem”, revela.
Para fazer tudo isso sem a ajuda de ninguém, o segredo é organização. Entre o final de outubro e o início de novembro, Carol lança um catálogo com os produtos que estarão disponíveis para o período das festas.
Ela explica que se organiza com antecedência: “Quando eu lanço o catálogo de fim de ano, a fornecedora de embalagens já está ciente e preparada para me atender. No estoque, eu tenho tudo de que vou precisar para preparar os pedidos, como as fitas e os insumos, que eu compro sempre no Assaí”.
Faturamento médio mensal
Durante o ano, o “Meu Biscoito By Carol” está presente em festas de aniversário, chás revelação e noivados, por exemplo. Mas os biscoitos decorados são produtos sazonais, o que significa que eles são mais vendidos em algumas épocas do ano. A Páscoa é uma dessas datas, mas é no Natal que a Carol fatura mais. Veja:
Quando não há datas comemorativas - faturamento de R$ 5 mil reais
Páscoa - faturamento de R$ 8 mil
Natal – faturamento de R$ 15 mil
FATURAMENTO X LUCRO
Vale lembrar que faturamento e lucro são diferentes. Vamos a um exemplo fácil de entender:
Coleção de biscoitos decorados
(caixa com 12 unidades) - R$ 250
GASTOS
Insumos + embalagem + entrega = R$ 40
Mão de obra + outros custos (variáveis) = R$ 110
Faturamento – R$ 250
Gastos totais – R$ 150
Lucro – R$ 100
Produtos sazonais
COMO VENDER O ANO TODO?
Além dos biscoitos decorados, outros exemplos de produtos que têm mais saída em períodos específicos são: caldos e sopas, chocolate quente, ovos de Páscoa, sorvetes e panetone. Mas, com criatividade, é possível vender o ano todo.
“Quando eu lanço o catálogo de fim de ano, a fornecedora de embalagens já está ciente e preparada para me atender. No estoque, eu tenho tudo de que vou precisar para preparar os pedidos, como as fitas e os insumos, que eu compro sempre no Assaí” - Carol Gouveia, especialista em biscoitos decorados com glacê real
DICAS PARA VENDER O ANO TODO
Para saber exatamente do que ele gosta e por que prefere seu produto em vez do concorrente. Assim, você pode oferecer opções. A Carol, por exemplo, vende biscoitos temáticos para festas
Inclua opções no cardápio. Exemplo: quem faz panetone, pode fazer colomba pascal na Páscoa ou bolo de frutas cristalizadas nos outros meses. Assim, você cria um faturamento recorrente
Seja pela internet, com panfletos distribuídos pelo bairro ou no boca a boca, quem não é visto não é lembrado. Em outras palavras, é preciso contar por aí o que você oferece fora da sazonalidade
Afinal, dá para vender produtos natalinos nos meses que antecedem o Natal, como outubro e novembro, quando a maioria das pessoas já está no clima das festas ou quer garantir os presentes com antecedência
Para atrair clientes nos outros períodos. Quem gosta de caldos, por exemplo, não deixa de gostar porque o tempo esquentou. Se você tiver preços atrativos, pode continuar vendendo nos outros meses.
SAIBA MAIS @meubiscoitobycarol