Conteúdo principal

Apelidos No Local De Trabalho?

De acordo com Vanessa Toyama, Psicóloga e Gerente de Recursos Humanos na Heineken, em João Pessoa (PB), é preciso ter respeito e cuidado com as pessoas independentemente do cargo que ocupem. “Quando o assunto é respeito, comunicação e saúde mental, a regra é a mesma para todos. Se estiver na dúvida se uma brincadeira pode cair bem ou não, é melhor não fazer”, orienta. 

Apesar de ser comum na nossa cultura colocar apelidos no local de trabalho – geralmente ligado a alguma característica depreciativa –, é preciso evoluir sempre. Segundo Vanessa, especialmente após a pandemia, é mais comum falar sobre a importância da saúde mental e do bem-estar das pessoas. 

Assuntos que antes não eram tão discutidos estão em foco. Mesmo que seja uma prática comum no trabalho, é preciso avaliar se faz sentido, se faz bem e quais são as consequências. 

"Ambientes saudáveis atraem bons colaboradores e, com isso, oferecem melhores serviços e produtos para seus clientes, criando um ciclo positivo e virtuoso, afirma a especialista"  - Yasmin Teymeny, Psicóloga e Consultora interna de Recursos Humanos da empresa Cheesecake Labs

 

Como lidar com apelidos no local de trabalho?

Na opinião de Yasmin Teymeny, psicóloga e Consultora Interna de Recursos Humanos da empresa Cheesecake Labs, em Salvador (BA), as pessoas podem ter perspectivas diferentes sobre o que é um apelido constrangedor, mas certamente ninguém quer se sentir diminuído, humilhado ou violado. “Seja qual for a relação, é importante a atenção ao limite do respeito, que é a base de toda relação”, explica. 

 

Boas práticas para o ambiente de trabalho

Com os funcionários

  • Ao receber uma pessoa nova na equipe, pergunte como ela gosta de ser chamada.

  • Fique atento para comportamentos negativos na rotina e durante momentos de descontração da equipe.

  • Não se omita nem espere que os problemas se resolvam sozinhos. Caso um funcionário peça ajuda, não exponha a pessoa e faça a intervenção de maneira positiva e leve com a equipe.

  • Reforce a importância da empatia com todos. Devemos tratar as pessoas com o mesmo respeito com o qual gostamos de ser tratados. Dê o exemplo e trate todos com respeito e atenção.

 

 Com os clientes

  • Evite chamar as pessoas de “querido ou querida”, “meu bem” ou algum apelido íntimo que possa ser invasivo.

  • Não apresse ou force uma situação de proximidade com um apelido. Por exemplo, se a cliente disse “meu nome é Paula”, não comece a chamá-la de Paulinha.

  • Se for possível guardar o nome do cliente em sua próxima visita, com certeza a pessoa se sentirá bem recebida. Mas na dúvida, não arrisque errar!

Linha Blesser® Aurora: seu Natal mais especial

SUCULENTO E DELICIOSO, JÁ VEM TEMPERADO! 
Leia mais +

Nestlé Professional: perfeito para seu negócio

A marca traz tudo que você precisa para deixar as suas sobremesas ainda melhores
Leia mais +

Atum Gomes da Costa faz matchs perfeitos

Fique por dentro de uma receita especial de Macarrão ao Alho e Óleo com Atum Gomes da Costa  
Leia mais +

Vinagre de maçã Castelo: mais saúde e sabor

Veja como o produto traz benefícios e pode ser um grande aliado do seu bem-estar
Leia mais +

Quanto Custa Abrir Uma Franquia?

Conheça as regras do setor e saiba como escolher o melhor negócio para o seu perfil
Leia mais +

Dívidas sob controle

Saiba quais são os primeiros passos para organizar seu negócio e sair da inadimplência
Leia mais +

Óleos E Azeites Do Brasil

Conheça mais sobre as características de alguns dos principais óleos vegetais usados na culinária e explore seus benefícios e sabores
Leia mais +

Descobrir Um Oceano Azul

Veja como descobrir oportunidades e se diferenciar no mercado
Leia mais +

Biscoitos Decorados E Planejados

Foi depois de comprar biscoitos decorados para o seu aniversário, em 2019, que a ex-agente de turismo Carol Gouveia decidiu estudar sobre esses quitutes que, al
Leia mais +

Ceia De Natal Com Produtos Regionais

Ela decidiu investir num hobby e acabou fazendo sucesso em Manaus com as ceias de Natal de sabores regionais
Leia mais +

Quando a vida deu um bolo…

Investindo menos de R$ 400 em cursos e usando utensílios da própria cozinha, a confeiteira goiana Iris Silva deu a volta por cima
Leia mais +

Novas unidades do Assaí perto de você

O Assaí prevê forte expansão em todo o Brasil, com a meta de alcançar 300 lojas até 2023
Leia mais +

Destaques do Prêmio Academia Assaí 2022

Premiação de mais de R$ 850 mil contemplou 1.500 donos de micro e pequenos negócios de alimentação
Leia mais +

Tapiocaria, Um Bom Negócio!

Tapiocarias são boa aposta para quem quer vender um produto versátil, de baixo investimento inicial e consumo rápido
Leia mais +

Sorvetes De Sabores Inusitados

Sorveteiros do Brasil estão descobrindo que sabores inusitados podem funcionar como um "empurrãozinho" para vender até no frio
Leia mais +

Celular No Trabalho, Pode?

Por mais que o celular centralize a maior parte das utilidades de que precisamos no dia a dia, acessar esses aplicativos durante o horário de trabalho para questões pessoais pod
Leia mais +

Desperdício De Alimentos

Nutricionista ensina práticas que podem ser adotadas nos negócios de alimentação para evitar o desperdício e preservar o meio ambiente
Leia mais +

Tailândia: Igual, Mas Diferente

Praias tropicais, palácios, ruínas antigas, templos budistas e comidas refrescantes e picantes
Leia mais +

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!