Oceano Vermelho
Engloba o mercado conhecido, no qual a concorrência é acirrada e todos brigam pelo mesmo mercado, cada um atendendo a uma parcela de clientes. O surgimento de novas empresas no segmento provoca a redução da parcela de clientes de cada participante e, consequentemente, dos seus lucros.
Por causa dessa "guerra sangrenta", surgiu o termo Oceano Vermelho.
Oceano Azul
Representa o mercado desconhecido, onde não há concorrência e, por isso, não existe competição. A demanda é criada pelo novo negócio, que desenvolve um mercado sem concorrentes, proporcionando crescimento e lucro abundante frente a um Oceano Azul de clientes "vasto, profundo e inexplorado".
Ainda existem oceanos azuis?
Sim, e sempre existirão! Engana-se quem acha que precisa desenvolver algo totalmente novo para conseguir atender a uma demanda nova no mercado. Atuar dentro do seu próprio negócio pode ser uma forma de encontrar novos oceanos azuis e atender a necessidades ainda não descobertas pelo mercado.
De acordo com o Consultor do Sebrae (MG), Junio Enes, o próprio empreendedor não só pode, como deve criar seus oceanos azuis para manter-se no mercado. Isso é possível pela constante busca de transformação, excelência e novidades, garantindo acesso a novas oportunidades.
“A empresa pode identificar um novo oceano através da observação do mercado. Buscas, pesquisas, informações e dados do negócio e do segmento de atuação precisam ser analisados em um primeiro momento”, esclarece Enes.
Um oceano azul pouco explorado pode trazer também o desafio de se fazer entender. Uma inovação, nova forma de fazer, tudo isso precisa ser pensado e validado antes de ser colocado em prática, então, ter o cuidado de ouvir o cliente ou a parte interessada é uma excelente forma de identificar se a nova oportunidade pensada fará sentido para o negócio.
"Que tal começar pelo mais simples? Um atendimento diferenciado e personalizado. Entendendo que atendimento é um oceano vermelho; personalizar, se diferenciar e ser humanizado é oceano azul”
Junio Enes, Consultor do Sebrae (MG)
Procure problemas que precisem de soluções
As oportunidades estão na identificação de valor em pequenas ações e problemas que temos no dia a dia. Entendendo que tipo de problema nós, os seres humanos, desejamos que sejam resolvidos ou que ainda nem conhecemos.
“Capturar valor significa pesquisar em profundidade soluções que afetam a vida de muitas pessoas, a ponto de elas deixarem de consumir com uma empresa conhecida ou de uma forma instituída no mercado para consumir de outra empresa ou forma que não é tão conhecida, mas que entrega exatamente o que elas necessitam ou desejam”, explica a coordenadora de soluções do Senac (RJ), Mirella Marchito Condé.
As ferramentas da inovação são de domínio público e podem ser aplicadas para produzir pequenas ou grandes transformações, pois o ponto de partida é sempre o problema identificado. O empresário definirá o tamanho da transformação com base nos recursos de que dispõe.
OBSERVE – Comece observando o que o seu mercado tem e o que não tem na atualidade.
COMPARE – Identifique seus concorrentes e descubra como se diferenciar.
ESTUDE – Utilize metodologias disponíveis no mercado para identificar melhorias, como o Design Thinking com seu conjunto de ferramentas de observação, pesquisa, cocriação e ideação, em busca de inovar.