Desafio extra
Comecei meu negócio em 2020, já tendo um desafio a mais pela frente. Eu, que pensava em trabalhar só com bolos decorados, tive que lidar com as confraternizações suspensas por causa da pandemia de Covid-19. A solução para superar o momento foi produzir bolos caseiros para o consumo diário das pessoas. E aí deu certo!
Considerando o meu melhor mês de venda, eu entrego 20 bolos decorados em média. E mais ou menos uns 30 caseirinhos gourmet – que são os bolos caseiros com coberturas nobres.
"Para mim, a confeitaria é uma forma de expressar amor criando memórias afetivas para as outras pessoas"
Iris Silva
Empreender é desafiador, mas liberta
Ser empreendedora é algo desafiador e requer tempo da gente. Mas depois que passei a empreender, ganhei mais liberdade para organizar o meu tempo, para cuidar de mim e dos meus filhos…
Separo o tempo para cuidar da empresa e também da minha casa. Consigo estabelecer como devo trabalhar sem que uma coisa interfira na outra.
E é óbvio que quando chegam as datas comemorativas tem aquela correria, mas eu me preparo para passar por esses momentos de forma bem organizada.
ERRO DE PRINCIPIANTE
No começo, cheguei a levar alguns calotes.
E isso me deixava triste, porque eu estava começando e fazia daquele bolo uma celebração. Com o passar do tempo, veio o amadurecimento. Fui procurar mais informações sobre como poderia me precaver. Hoje, peço antecipadamente 50% do valor do pedido, e o restante, no dia da entrega.
Dicas da Iris para empreender bem
Primeiro, identificar o que se gosta de fazer. Então, é a vez de procurar conhecimento específico, porque só gostar não é o suficiente.
Minhas principais ferramentas são o Instagram e o WhatsApp. O primeiro é minha vitrine - bem organizada, com fotos atrativas e informações para o cliente chegar até você. No WhatsApp, procuro receber bem e conversar com os clientes.
Quando eu vou fazer as minhas compras, priorizo a qualidade dos produtos. Às vezes, não tem como comprar um item mais barato, porque a qualidade pode ser menor, e isso afeta a experiência que eu quero proporcionar ao cliente.
Sigo acompanhando confeiteiras renomadas no YouTube. Assim, vou atualizando o meu cardápio. E aí faço os testes necessários para deixar o produto com a minha identidade.
@deubologoiania