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Sorvetes De Sabores Inusitados

O brasileiro consome cerca de cinco litros e meio de sorvete por ano. Para um país onde o clima favorece o consumo do creme gelado, o Brasil podia estar num ranking melhor. Na fria Suécia, a população chega a tomar três vezes mais sorvete. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS)

Mas é que o brasileiro é sensível. “Qualquer chuva e queda de temperatura é motivo para redução nas vendas de sorvetes. O pessoal aqui sente frio com muita facilidade”, diz Marcelo Ismerim Alvarez, proprietário da sorveteria artesanal Lili & Mel, em Camaçari, na Bahia. 

Entusiasta das receitas criativas, ele descobriu que anunciar sorvetes de sabores inusitados pode funcionar como um "empurrãozinho" para convidar o cliente a tomar sorvete. 

Entre sabores como o de morango com pimenta ou o de maçã, Marcelo chegou até a bolar um de camarão – mas nesse ele acha que foi longe demais. “Nem levei para a vitrine, mas pessoas próximas provaram e disseram que dava para tomar”, diverte-se.

SAIBA MAIS @lilimelsorveteria

 

Marcelo Ismerim Alvarez, proprietário da sorveteria artesanal Lili & Mel, em Camaçari, na Bahia

 

SORVETE DE VINHO QUENTE

No meio do ano, uma sorveteria na Vila Mariana, em São Paulo, apareceu oferecendo vinho quente – a bebida típica das festas juninas – em formato de sorvete. O público gostou. 

Claudio Sales começou no ramo dos sorvetes em 2012, no bairro do Ipiranga, com R$ 12 mil emprestados. Vendeu outras marcas, fez cursos de sorveteiro e começou a fabricar o próprio produto, distribuindo por meio de ambulantes com carrinhos. 

O famoso sabor vinho quente da Ébanos é feito à base de leite e leva suco de uva e uma redução de vinho e maçã caramelizada com cravo e canela. Mas há outros: alecrim com base de frutas verdes; banana caramelizada... Os sorvetes de sabores inusitados representam de 15% a 30% do faturamento. 

Claudio sempre mescla os sabores na vitrine e afirma que prestar atenção à reação do cliente é um dos segredos do sucesso: "Equilibro a vitrine com uns 20 sabores, mesclo as cores, sempre tenho uns dois vermelhos, algum de coco, três ou quatro tipos de chocolate, um ou dois inusitados e uns três sabores veganos”. 

De tanto observar a clientela, ele entendeu que o sabor inusitado faz sucesso porque mexe com as sensações. 

Na sorveteria, que fatura cerca de R$ 45 mil por mês, trabalham ele, o filho e uma confeiteira. Quando o movimento aumenta, chamam um freelancer. No frio, servem café e chocolate quente para manter o movimento. 

Mas os sorvetes inusitados nunca saem da vitrine. Mal chega o final de ano, já tem cliente pedindo os sabores com panetone e chocotone. 

 

Claudio Sales, proprietário da Sorveteria e Café Ébanos

SAIBA MAIS @ebanossorveteecafe

 

SER INSTAGRAMÁVEL AJUDA NAS VENDAS

No universo dos tradicionais morango, creme, flocos e chocolate, deparar-se com uma bola que traz um toque inusitado já é motivo para o boca a boca se instalar – seja do antigo modo, seja por meio dos posts nas redes sociais. É que sorvetes de sabores inusitados são também “instagramáveis” e chamam clientes.

Francisco Sant´Ana, dono e professor da Escola Sorvete – empresa que capacita profissionais para trabalhar no ramo –, enfatiza que fazer um plano de negócios e apostar em uma boa comunicação envolvendo o cliente nas qualidades do seu produto são dois pontos extremamente importantes. 

“O mercado está cheio de ideias boas, mas executadas em produtos ruins tecnicamente”, lembra. “Então, a melhor maneira de se diferenciar e causar impacto é fazer sorvete com alta porcentagem de fruta de verdade (em vez de saborizantes), macio e sem cristais de gelo”, orienta o professor. 

Cuidadoso, Francisco acredita que a ousadia de fazer produtos inusitados ainda vem depois de um período de maturação do negócio. 

 

“A melhor maneira de se diferenciar e causar um impacto inusitado é fazer sorvete com alta porcentagem de fruta de verdade (em vez de saborizantes), macio e sem cristais de gelo” - Francisco Sant' Ana, Dono e professor da Escola Sorvete

 

DICAS PARA ACERTAR

 

  • TENDÊNCIAS

Equilibre a vitrine: tenha os tradicionais, mas mescle sabores e cores.

 

  • RESTRIÇÕES

Tenha opções sem açúcar, vegana e zero lactose.

 

  • SAZONALIDADE

Aproveite a safra: fruta da estação barateia o custo e é chamariz.  

 

  • DÊ NOMES

Batize o sabor: o nome do sorvete pode determinar seu sucesso.

 

Vantagens dos sorvetes de sabores inusitados

O mercado de sorvetes que fogem dos sabores tradicionais é uma realidade. “Os sabores inusitados surgiram há pouco tempo e há necessidade de se fazer um estudo minucioso, mas é uma tendência”, conta Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.  

Para ele, não é modismo. Aliás, o tema “Inovação” já foi amplamente discutido no CLASH - Congresso Latino-Americano de Sorvetes e Helados, evento que a ABIS promove todos os anos, e o assunto “sorvetes inusitados” deve ganhar espaço na edição do ano que vem. 

Weisberg lembra de mais uma vantagem desse mercado: sorveterias e gelaterias têm facilidade para testar sabores e retirá-los do cardápio caso não deem certo.

 

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