Garantir a motivação da equipe influencia diretamente no sucesso do negócio. Para isso, é preciso oferecer benefícios que vão além do salário e das obrigações trabalhistas
Sem dúvidas, funcionários motivados são mais produtivos, engajados e encontram mais satisfação no trabalho. Mais que isso, a motivação faz com que o colaborador queira ficar onde está, ou seja, evita a alta rotatividade e retém talentos. Mas, o que fazer para manter um funcionário motivado?
Em primeiro lugar, é preciso ouvir e compreender os desejos e as necessidades dele. “Um olhar atento e dedicado ao funcionário de forma individualizada pode nos levar a mantê-lo motivado através de incentivos distintos”, explica Igor Coelho, especialista em Direito do Consumidor da ICA Advocacia, que lida diretamente com o outro lado: o cliente.
Ele completa dizendo que “o empresário deve se atentar ao fato de que, geralmente, é o funcionário que está na linha de frente e em contato com os clientes. Ter um garçom satisfeito, sorrindo e disposto com certeza irá trazer mais clientes, gerar mais vendas e manter uma boa avaliação do estabelecimento”.