ARROZ DE CUXÁ
No Nordeste, mais especificamente no Maranhão, o arroz de cuxá é uma das receitas mais populares e tradicionais. Bem brasileiro, o prato é uma mistura de influências culinárias: portuguesa, indígena, africana e árabe.
A vinagreira, usada no seu preparo, é uma planta originária da África e tem sabor ácido e levemente amargo. A receita também leva camarões secos, gergelim e pimenta-de-cheiro.
RECEITA
ARROZ DE CUXÁ SIMPLES
Rendimento: 5 porções
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de folhas de vinagreira
1 tomate picado
1 cebola picada
1 pimentão picado
Pimenta-de-cheiro a gosto
150 g de camarão seco
Gergelim a gosto
1/2 kg de arroz branco cozido
Azeite
MODO DE PREPARO
Cozinhe a vinagreira em água até murchar, escorra e dê umas batidinhas nela com o lado inverso da faca. Reserve.
Refogue o tomate, a cebola, o pimentão e a pimenta-de-cheiro no azeite e depois adicione o camarão seco, o gergelim e a vinagreira cozida, mexendo sempre.
Aos poucos, vá acrescentando o arroz cozido até ficar verde.
ARROZ DOCE
De origem asiática, a receita de arroz-doce é uma das favoritas na região Sudeste quando o assunto é sobremesa. Trazida para cá pelos portugueses, a iguaria é feita basicamente com arroz, leite e açúcar e é muito apreciada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo.
Em cada estado, pode sofrer variação de ingredientes, mas especiarias como cravo e canela dão um toque especial a praticamente todas as receitas.
RECEITA
ARROZ-DOCE
Rendimento: 10 porções
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
3 xícaras (chá) de água
10 cravos-da-índia
2 paus de canela
4 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
Raspas de limão a gosto (opcional)
Canela em pó para polvilhar
MODO DE PREPARO
Leve ao fogo o arroz, o cravo, a canela em pau e a água e as raspas de limão e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar. Depois, acrescente o açúcar e o leite e deixe ferver.
Abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando até a mistura ficar cremosa. Desligue e polvilhe canela em pó. Sirva quente.
Dica: faça numa panela funda, pois o leite sobe quando ferve.
ARROZ COM PEQUI
Na região Centro-Oeste, uma das receitas mais tradicionais é o arroz com pequi, fruto típico do cerrado de sabor amargo e muito peculiar. Em Goiás e no Distrito Federal, o prato é comumente acompanhado de creme de milho, frango ou outros tipos de carne, como a costelinha de porco. Saboroso, o arroz com pequi é muito fácil de fazer e vai agradar aos apreciadores de comida goiana.
RECEITA
ARROZ COM PEQUI
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de arroz
1 xícara (chá) de pequi
2 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho
2 xícaras (chá) de água fervente
1 unidade de cebola pequena
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Pimenta-malagueta a gosto
MODO DE PREPARO
Refogue a cebola, o alho e o pequi. Quando a cebola estiver dourada, adicione o arroz e deixe fritar. Acrescente a água fervente e cozinhe por cerca de 12 minutos ou até secar. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por alguns minutos antes de servir.
ARROZ DE CARRETEIRO
A receita de arroz de carreteiro é tradicional na região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde é muito consumido.
Além de outros ingredientes, o prato leva carne-seca, forma eficiente de conservar a carne vermelha por longos períodos sem refrigeração e muito utilizada pelos tropeiros na época do Brasil colonial, quando faziam extensas viagens para comercializar em outras regiões.
RECEITA
ARROZ DE CARRETEIRO
Rendimento: 6 porções
INGREDIENTES
500 g de carne-seca
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1/2 pimentão verde
4 tomates sem pele picados
2 xícaras (chá) de água quente
1 xícara (chá) de arroz
1 tablete de caldo de carne
1/2 maço de cebolinha-verde picada
MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão, cozinhe a carne-seca por cerca de 20 minutos. Retire do fogo e corte em cubos. Reserve.
Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e o pimentão picado. Acrescente a carne-seca e deixe fritar bem até dourar. Adicione o tomate, o arroz e o caldo de carne dissolvido em água quente e deixe cozinhar sem secar totalmente. Desligue o fogo, coloque a cebolinha picada por cima e sirva quente.
ARROZ PARAENSE
Já no norte do país, o tucupi, o jambu e o camarão são ingredientes que, junto com o arroz, dão origem a um dos pratos mais típicos do Pará.
Apesar dos insumos de sabor intenso, tradicionais da culinária nortista, o preparo do arroz paraense faz com que o resultado seja uma refeição suave e levemente cremosa.
Destaque para a facilidade – em poucos minutos, a receita fica pronta – e a praticidade – por causa dos ingredientes, dispensa acompanhamentos.
RECEITA
ARROZ PARAENSE
Rendimento: 4 porções
1 xícara (chá) de arroz branco
200 g de camarão
2 xícaras (chá) de água
1/2 colher de sopa de sal
1/2 maço de jambu fresco
1/2 xícara (chá) de tucupi
MODO DE PREPARO
Lave bem o jambu e retire as folhas dos talos. Cozinhe em água por cerca de dois minutos e escorra. Em outra panela, frite o camarão. Acrescente o arroz com a água e o sal e cozinhe até secar completamente. Inclua o jambu e o tucupi e misture bem.
Deixe cozinhar por mais alguns minutos até que os ingredientes estejam totalmente incorporados. Sirva acompanhado de camarão.