CUIDADOS INDISPENSÁVEIS
Para além das exigências legais relacionadas a todos os estabelecimentos que atuam no setor de alimentação, como o alvará da Vigilância Sanitária, as frutas, verduras e legumes demandam atenção redobrada quanto à qualidade, ao armazenamento e ao manuseio. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis:
Garantir um fornecedor de confiança, capaz de oferecer produtos de qualidade e preferencialmente orgânicos
Adquirir eletrodomésticos adequados para armazenamento de frutas, verduras e legumes, que possam manter tudo em boas condições de uso
Ter equipamentos de qualidade para o preparo dos sucos e, principalmente, mantê-los sempre limpos para o próximo uso
IMPORTANTE: O controle de estoque precisa ser inteligente para evitar desperdícios, já que esses alimentos são muito perecíveis. Além disso, o local de preparo precisa ser sempre limpo e as frutas e os legumes corretamente higienizados.
DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
Por questões óbvias, casas especializadas em sucos naturais têm maior movimento nos meses mais quentes do ano. Para driblar a sazonalidade, é possível agregar valor ao negócio diversificando os itens oferecidos no cardápio.
“Temos vitaminas, açaí, água de coco, mas somos famosos pelo lanche de linguiça. No total, temos nove tipos de lanche feitos no pão francês”, conta o empreendedor Eder Xavier de Franca, proprietário do Batidão Sucos. As saladas também costumam fazer sucesso nesse tipo de estabelecimento.
PONTO COMERCIAL
O ponto comercial é outro detalhe que não pode ser ignorado. Além da estrutura, a escolha do local onde será a casa de sucos deve levar em conta a movimentação de pessoas.
Por isso, lojas de rua com comércios de grande movimento e dentro de shopping centers são, sem dúvidas, as escolhas mais acertadas.
O Batidão Sucos, de Hortolândia, por exemplo, fica em uma avenida movimentada às margens de uma rodovia e tem estacionamento para os clientes.
ESTRUTURA BÁSICA
O espaço não precisa ser grande, mas deve ter tamanho suficiente para abrigar uma estrutura básica com freezer, geladeira, liquidificadores profissionais de alta performance, armários para utensílios, vasilhames e alimentos secos.
Além disso, é essencial contar com pelo menos um balcão (caso não seja possível dispor de mesas) e cadeiras para que os clientes possam se sentar na hora de consumir.
No caso dos estabelecimentos que oferecem também opções de lanches quentes e salgados, são imprescindíveis uma chapa, um fogão e uma estufa térmica para manter os alimentos aquecidos.
IMPORTANTE: A área destinada ao preparo dos sucos deve, preferencialmente, ser visível aos clientes a fim de que eles possam acompanhar o processo.
OUTROS ITENS: É necessário, ainda, que a loja tenha ventiladores e/ou ar-condicionado, computador para registro das vendas e impressora.
MODALIDADE FRANQUIA: Vale a pena?
No mercado brasileiro, existem algumas opções de franquias de casa de sucos naturais. A vantagem desse modelo é que há suporte por parte da marca tanto na escolha do ponto comercial, quanto na montagem da loja e no treinamento do pessoal.
Além disso, muitas dessas marcas são reconhecidas nacionalmente, o que garante mais visibilidade, e têm um modelo de negócios já testado.
Mas, normalmente, as franquias exigem maior investimento inicial, justamente por causa do uso da marca consolidada e do modelo de negócios que já funciona.
Vale ressaltar, ainda, que o franqueado precisa pagar taxas contínuas de royalties e/ou marketing à franqueadora. Também há menor flexibilidade em relação às adaptações do cardápio, por exemplo, já que todas as lojas da rede seguem o mesmo padrão.
INVESTIMENTO E FATURAMENTO
Não basta ter vontade de empreender. Para abrir uma casa de sucos, é essencial avaliar o investimento necessário. Isso porque a estrutura de um estabelecimento desse tipo exige uma série de equipamentos de qualidade.
“Levando em consideração todos os itens necessários, e tendo base de que montamos nossa segunda loja recentemente, é calculado em torno de R$ 50 mil a R$ 60 mil para abrir o negócio do zero”, conta Eder.
Quanto ao faturamento, o empreendedor lembra que é impossível afirmar qual é o valor mensal, já que é preciso levar em conta uma série de fatores, como localização, estação do ano, serviço de entregas, cardápio e público consumidor.
“Podemos falar, mais ou menos, entre R$ 70 mil e R$ 90 mil de faturamento médio”, completa Eder. Vale lembrar que faturamento e lucro são coisas diferentes. O primeiro é o montante total de vendas, enquanto o segundo é a parte que fica com a empresa depois de descontar todas as despesas e custos do negócio.
SAIBA MAIS @batidaosucos