Sydney, Austrália
00Foi com o típico humor ácido que os australianos apelidaram seu país de “the land down under” – ou "as terras lá embaixo”. Faz sentido: a Austrália é um enorme território no sul do hemisfério sul entre os oceanos Pacífico e Índico.
Colonizada a partir de 1788 pelos britânicos, hoje é destino desejado por praia, sol, surf, churrasco, cerveja e bons vinhos. Seria mais parecida com o Brasil não fossem alguns aspectos inusitados, que merecem atenção à parte (veja box).
A Austrália guarda enormes desertos de terra avermelhada, algumas das mais desejadas praias do mundo e até áreas com neve. É lar de origem de uma lista de famosos - de Nicole Kidman, a “arlequina” Margot Robbie, Mel Gibson e até o peixe Nemo.
Mas o que vem mesmo se tornando cada vez mais evidente é a longa luta dos aborígenes australianos (os povos originais) pelos direitos civis e pelo respeito às suas tradições ancestrais.
Na culinária, a influência britânica aparece nos fish and chips (peixe com fritas) e em alguns doces. É forte também a presença dos restaurantes asiáticos – afinal, a Ásia fica ao lado. O cardápio da cultura aborígene vem ganhando espaço com carnes exóticas (canguru, ema, crocodilo) e frutas silvestres.
Turismo na Austrália
Sydney
Todos os anos, os fogos de artifício do réveillon de Sydney compõem a cena com a gigantesca ponte de aço sobre a baía da cidade e a arquitetura inesquecível da Casa da Ópera, um dos símbolos mais queridos da Austrália.
A Grande Barreira de Corais
O maior recife de corais do mundo tem 26 mil quilômetros quadrados, é lar de milhares de espécies marinhas e o único organismo vivo que pode ser visto do espaço. Sua estrutura e suas cores originais andam ameaçadas pelos impactos da mudança climática.
Praia de Whitehaven
Um sonho de lugar na Terra, essa praia tem águas claras e bancos de areia branca que parecem dançar sozinhos enquanto mudam de forma.
Great Ocean Road
Ao longo de 280 quilômetros, essa estrada beira o oceano e é uma das mais cênicas do mundo. Dá vista para os 12 apóstolos – pedras no mar de até 70 metros de altura esculpidas pelo vento e pela água.
O Outback australiano
O grande platô árido com terras avermelhadas e montanhas baixas no centro do país - por isso, o apelido de Outback, ou “lá atrás” - é o lar do maior monolito do mundo, o célebre Uluru, sagrado para os aborígenes.
Curiosidades
Aborígenes: A luta por direitos civis dos moradores originais dessa terra ganhou destaque mundial nas Olimpíadas do ano 2000, em Sydney, quando uma descendente de aborígenes, a velocista Cathy Freeman, acendeu a pira olímpica.
Churrasco é Barbie: Australianos chamam o churrasco (barbecue em inglês) de barbie e têm no molho agridoce o acompanhamento indispensável.
Vinho: Mais de 2 mil vinícolas produzem vinhos de excelente reputação mundial.
Colônia penal: Alguns dos primeiros colonos da Austrália foram detentos trazidos pela Coroa Britânica.
Que bicho é esse? Canguru, ornitorrinco, diabo-da-tasmânia … O mundo animal se esmerou em fazer da Austrália o lar de espécies únicas, incluindo coalas e enormes crocodilos.
Vege o quê? No café da manhã, a torrada com manteiga acompanha uma fina camada de algo escuro parecido com geleia. É o vegemite, pasta salgada e picante feita de cevada, que divide opiniões: uns amam, outros odeiam.
Receita
Lamington Cake
Esse pão de ló cortado em quadradinhos, mergulhado em chocolate e passado em coco ralado lembra muito o bolo Prestígio. É considerado o bolo nacional do país e pode ser recheado com creme ou geleia. É muito comum como sobremesa após o churrasco local.
Ingredientes
Bolo
250 g de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
125 g de manteiga
150 g de açúcar
2 ovos
120 ml de leite
1 pitada de sal
Cobertura
450 g de açúcar de confeiteiro
5 colheres (sopa) de cacau em pó
120 ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida
150 g de coco ralado
Modo de preparo
Bolo
Em uma tigela, coloque a farinha peneirada, o fermento e o sal. Em outro recipiente, bata a manteiga, a essência de baunilha e o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo a cada ovo.
Acrescente, aos poucos, a mistura da farinha e o leite, alternando os dois e batendo bem. Despeje a mistura numa fôrma retangular untada. Coloque no forno preaquecido e deixe assar por cerca de 40 minutos. Retire e deixe esfriar.
Calda
Coloque o leite e a manteiga numa panela em fogo baixo. Quando a manteiga derreter, coloque o cacau e o açúcar de confeiteiro. Misture até obter uma calda homogênea.
Montagem
Corte o bolo em quadradinhos. Com a ajuda de um garfo, mergulhe-os um a um na calda e, em seguida, passe-os no coco ralado.
Ligue o som!
Para entrar no clima, acesse a seleção de músicas que a Revista Assaí Bons Negócios preparou para você ouvir enquanto prepara a receita! Acesse:
Compra pelo celular no Assaí ON-LINE
PRODUTOS DE HIGIENE SUSTENTÁVEIS
7 CUIDADOS COM A GENGIVA PARA SAÚDE BUCAL
ESTAÇÃO CARRÃO-ASSAÍ ATACADISTA
PREPARE O CORAÇÃO! VEM AÍ O BRASILEIRÃO ASSAÍ 2022
HABILIDADES SOCIAIS PODEM FAZER A DIFERENÇA
NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: A VEZ DAS COMUNIDADES
PIX SAQUE E PIX TROCO – O QUE É E COMO FUNCIONA?
COMO RECUPERAR CLIENTES PERDIDOS?
OS DESAFIOS DO PRIMEIRO NEGÓCIO
PICOLÉ DE COXINHA? TEM SIM!
HISTÓRIA DE EMPREENDEDORA ESCRITA COM CORAGEM
MASSA ARTESANAL: INVISTA NESSA IDEIA
VAI UM TIRA-GOSTO?
APOSENTADORIA É UM DIREITO. PENSE JÁ NO SEU FUTURO
BENTÔ CAKE: BOLINHOS DIVERTIDOS
PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ: OPORTUNIDADE PRA VOCÊ!
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!