Eu me chamo Tatiana Japiassu da Silva de Lacerda, tenho 42 anos e trabalho no calçadão do Alcântara, em São Gonçalo (RJ). Minha história de empreendedora começou em 2018, quando ainda era contratada numa empresa de ônibus.
Foi uma tragédia no bairro onde eu trabalhava que começou essa mudança. Uma pessoa morreu por bala perdida no local e a comunidade, em protesto, incendiou um ônibus da empresa. Naquele dia, eu estava no local do protesto e isso gerou um desgaste no trabalho até que decidir sair.
No mesmo dia em que saí da empresa, decidi fazer salgadinhos, pizzas e docinhos para vender. Fui até o Assaí Alcântara e comprei os itens de que precisava. Passei a noite produzindo salgados e pizzas e, no dia seguinte, vendi tudo no calçadão do Alcântara. Nem acreditei!
Fiz mais produtos e, de novo, vendi muito rapidamente. Com o lucro das primeiras vendas, investi numa barraquinha e dei meu nome – que adoro! – para o meu negócio: nascia o “Japiassu e Lacerda”.
Demanda e crescimento
As vendas cresceram ainda mais e logo precisei de ajuda. Sabia fazer as massas, mas não dava conta de enrolar tudo sozinha. Com a ajuda do meu filho, contratei a primeira funcionária que, mesmo inexperiente, teve muita vontade de aprender. Mas logo veio um novo baque, e não pude continuar mais no local por falta de alvará. Passei a vender no calçadão apenas à noite.
Isso me fez perder clientes e ter noites em que vendia apenas R$ 20,00. Decidi fazer doces para aumentar as opções, e sempre de forma artesanal e com muito amor! Deu tão certo que contratei mais três funcionárias. E é para elas que digo: todas as grandes empresas um dia começaram pequenas. Com a Japiassu e Lacerda não será diferente. Um dia, seremos grandes! E elas fazem parte da minha história de empreendedora.
Crises como oportunidade de reinvenção
A pandemia foi um período muito difícil e tive que reinventar a história do meu negócio. Numa conversa com um amigo, ainda em 2020, veio um impulso. Ele disse: "Quem não é visto não é lembrado!". Então, lancei cartões-fidelidade para todos que compravam com a gente e fiz promoções por WhatsApp. Deu supercerto!
Ganhei visibilidade, mais clientes e novas indicações. Mesmo com o fechamento do comércio, não parei. Reduzi o horário de atendimento e passei a fazer entregas de kits nas residências, com todo o cuidado e carinho.
E olha que 2021 foi mais desafiador! Fiquei doente e me ausentei por cinco meses. Temia perder meus clientes! Mas, logo antes de voltar, mudei meu status no WhatsApp para “retornaremos em breve”– e deu certo. Como era junho, fui atualizando a rede com o tema caipira, oferecendo doces de abóbora, mamão, cuscuz, papa de milho, bolos etc, seguindo a sazonalidade.
Criei também promoções de final de ano, dia do aniversariante, sorteio de kit festa, dentre outras. É muita luta e também muita glória! Especialmente porque posso contar com uma equipe maravilhosa ao meu lado. São quatro funcionárias hoje, e agradeço sempre, porque sem elas nada existiria.
Sobre o futuro?
Em 2022, pretendo abrir o “Japiassu e Lacerda Espaço Gourmet”, um lugar para atender com ainda mais atenção e carinho, além de oferecer facilidades e conforto aos nossos clientes. Esperamos vocês todos por lá!
Compra pelo celular no Assaí ON-LINE
PRODUTOS DE HIGIENE SUSTENTÁVEIS
7 CUIDADOS COM A GENGIVA PARA SAÚDE BUCAL
ESTAÇÃO CARRÃO-ASSAÍ ATACADISTA
UMA VIAGEM GASTRONÔMICA À AUSTRÁLIA
PREPARE O CORAÇÃO! VEM AÍ O BRASILEIRÃO ASSAÍ 2022
HABILIDADES SOCIAIS PODEM FAZER A DIFERENÇA
NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: A VEZ DAS COMUNIDADES
PIX SAQUE E PIX TROCO – O QUE É E COMO FUNCIONA?
COMO RECUPERAR CLIENTES PERDIDOS?
OS DESAFIOS DO PRIMEIRO NEGÓCIO
PICOLÉ DE COXINHA? TEM SIM!
MASSA ARTESANAL: INVISTA NESSA IDEIA
VAI UM TIRA-GOSTO?
APOSENTADORIA É UM DIREITO. PENSE JÁ NO SEU FUTURO
BENTÔ CAKE: BOLINHOS DIVERTIDOS
PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ: OPORTUNIDADE PRA VOCÊ!
Fornecedores do Assaí
Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!