Em tempos de mais pessoas cozinhando em casa, abre-se espaço para o mercado de massa artesanal e fresca pré-preparada. É uma boa opção de negócio para empreender ou ampliar o mix de produtos no ramo de alimentação.
Estimativas de empresas do setor e pesquisas da própria Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), feitas ao longo dos últimos dois anos, mostram dados animadores.
Veja por que o cenário é de oportunidades para massa artesanal:
- 20% é a estimativa de crescimento do setor no período de pandemia
- 99,3% dos lares brasileiros têm macarrão na despensa
- Hábito que vem dos tempos dos avós, é considerado alimento nutritivo e acessível
Importante saber:
Antes de montar o cardápio, pesquise bem o local onde vai atuar. Caso seja uma região mais simples, foque o tradicional e invista na propaganda boca a boca, em vizinhos e grupos.
“Caso sua área de atuação seja mais classe C e D, não faz sentido apostar em uma massa artesanal recheada com trufas e damasco, por exemplo, pois o cliente não vai ver valor no seu produto”, explica Robson Roberto, chef e professor especializado em massas.
Aposte em nichos, como as versões low carb, sem glúten e veganas. Com divulgação e produtos certos, até as propostas mais simples podem ser enriquecidas pelas opções personalizadas e render uma média de 30% a mais de ganho. Outra opção é oferecer as massas simples em versões enriquecidas, como com chia, quinoa, açafrão, coloridas e com legumes na receita (cenoura, beterraba etc).
Como começar?
Equipamentos necessários - Fogão, geladeira, freezer (caso tenha versões congeladas), cilindro laminador (pode ser manual)
Cardápio - Dois tipos de massas recheadas (ex: canelone, capeletti); uma longa (ex: talharim ou espaguete); uma curta (ex: penne, fusilli); e uma lasanha
Faturamento - Média de R$ 15 mil por mês, margem líquida de R$ 4 mil a R$ 5 mil (ganho real estimado), numa operação básica
Cuidados - Fique atento às normas da Vigilância Sanitária do seu município, use sempre uniforme, mantenha as unhas cortadas, máscara e cabelos sempre presos. Mantenha a cozinha higienizada, com paredes azulejadas e infraestrutura dedicada. Caso comece em casa, priorize um espaço para a atividade
Divulgação - Comece na sua região, distribua folhetos e mostre apresentações dos pratos. Prepare amostras dos produtos e degustações para vizinhos, reforce a divulgação nas redes sociais e estimule o compartilhamento em grupos
Embalagens - De plástico, alumínio ou papel. Há opções biodegradáveis que vão ao forno micro-ondas. Vai depender do tipo de massa e como deve ser aquecida em casa pelo cliente
Atenção aos custos - Farinha de trigo e ovos são insumos essenciais do negócio. Queijo, molho de tomate e uma opção de carne completam a lista de compras
Dica - Adicione 10% no cálculo dos preços para amortecer as altas de preços dos produtos. Isso evita prejuízos nas contas e constantes reajustes de preços ao consumidor
Oportunidade de Negócio
De acordo com Robson Roberto, é possível ganhar dinheiro e se diferenciar nesse mercado planejando uma linha de produtos com equilíbrio e boa rentabilidade. “O brasileiro quer comer bem, de forma mais caseira e artesanal”, explica ele. “Com investimento inicial de R$ 5 mil, é possível começar o negócio e estruturar uma operação mínima”, reforça o chef.
Além de oferecer massas secas, mais baratas, o professor sugere incluir massas com recheios, como lasanha, e pré-preparadas para serem finalizadas em casa. Essas opções, mais elaboradas, atendem a consumidores que procuram mais sabor, textura e uma experiência gourmet ao consumir o prato.
Com isso, os ganhos para quem atua nessa área podem variar de R$ 4 mil a R$ 8 mil por mês de acordo com a produção e o cardápio oferecido.
La Cucina
Neta de italianos, Liana Scandola, de 52 anos, começou um negócio de massas frescas e artesanais na sua casa em Campo Grande (MS), depois de ficar sem trabalho na pandemia. Começou com nhoque de abóbora cabotiá, para se diferenciar, feito com massa previamente cozida. O método dá sabor mais intenso e textura mais macia ao produto e ganhou a preferência dos clientes. Com o tempo, o cardápio cresceu e incluiu ravióli, rondelli, lasanha e macarrão fresco.
Raio-x La Cucina
- Fundada em 2020
- Cardápio: + de 10 tipos de massas
- Sozinha na produção, com apoio do filho
- Investimento inicial: R$ 4 mil
- Faturamento: de R$ 5 mil a R$ 6 mil por mês
- Entrega: delivery
- “Nossos diferenciais são trabalhar com insumos de qualidade e produzir tudo com muita dedicação e amor. Quase tudo é feito no dia em que a pessoa vai comer, garantindo frescor na mesa dos nossos clientes”, diz Liana Scandola.
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