Desde quando fundei a hamburgueria, em 2019, nunca tinha enfrentado um problema tão sério quanto a queda no faturamento do restaurante que ocorreu neste ano. Pela primeira vez, chegamos a fechar um mês no vermelho.
Foi então que, no início do segundo semestre, eu reconheci a necessidade urgente de implementar inovações. E, observando o cenário, tive a convicção de que era o momento propício para promover mudanças e restaurar um equilíbrio financeiro.
A ideia de oferecer o buffet de self-service de hambúrguer veio do meu sogro, que trouxe a sugestão durante um período desafiador. Ele se lembrou do self-service que foi servido no próprio casamento e que fez muito sucesso. No começo, eu tive receio de fazer a transição de hambúrgueres à la carte para rodízio e self-service.
Por isso, a mudança foi feita de maneira progressiva. Iniciamos com dois dias de buffet de hambúrgueres, e, devido ao sucesso operacional, expandimos para quatro dias. Posteriormente, passamos para todos os dias da semana.
MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES: A virada de jogo
O vídeo explicando como funciona nosso sistema de serf-service já teve mais de 20 milhões de visualizações, e essa mudança representou a principal virada de jogo para a hamburgueria.
A ideia se mostrou bem-sucedida e a estratégia não apenas superou as dificuldades financeiras, mas também revitalizou o negócio, resultando em uma expansão gradual para a semana inteira.
Temos hambúrguer de carne, frango e linguiça toscana com carne-seca. Em breve, vamos oferecer também opções veganas. Na ilha de self-service, são dezenas de acompanhamentos para os clientes se servirem como quiserem, com a quantidade que quiserem e quantas vezes quiserem.
Além disso, a Joe Robert oferece outra atração: os games. Nossa decoração remete aos jogos antigos e os clientes podem jogar na própria mesa. Cada uma tem dois controles e mais de cinco mil jogos.
Com a crescente demanda por conceitos inovadores, estamos avaliando uma expansão nacional, com a abertura de franquias em outros locais.
Por Renan Gimenes, proprietário da Joe Robert Hamburgueria.
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Cléber Brandão, especialista em gestão de varejo, considera que é preciso cautela e planejamento para que as inovações não sejam feitas de qualquer modo, e acabarem gerando resultados inesperados.
“Todavia, não é preciso temer as mudanças, e sim atentar-se ao público consumidor antes de qualquer decisão. A atitude de inovar faz uma grande diferença no mundo dos negócios em tempos de concorrência acirrada pela atenção dos consumidores”, avalia.
No caso da hamburgueria Joe Robert, segundo Brandão, um fator importante foi pensar na experiência do consumidor, que está sempre em busca de novos likes e usa as redes sociais para compartilhar suas descobertas.
“Isso leva ao compartilhamento entre amigos e seguidores, aumentando as visualizações e consequentemente levando mais clientes para o estabelecimento. Além disso, a ação segue a tendência do autosserviço, que já vem ocorrendo em alguns segmentos, nos quais o consumidor tem o controle absoluto de sua compra sem a interferência direta de um vendedor”, finaliza o especialista.